Votação no plenário do Congresso deve acontecer nesta noite.
Parte da base aliada está descontente com alguns dos cortes.
O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), afirmou nesta quarta-feira (17) que a proposta de Orçamento aprovada nesta manhã na Comissão pode sofrer alterações na votação no plenário do Congresso, que deve acontecer nesta noite. O problema está no descontentamento de parte da base aliada com alguns dos cortes promovidos pelo relator da proposta, senador Delcídio Amaral (PT-MS).
De acordo com Mendes, as preocupações quanto ao orçamento de alguns ministérios ficaram para ser debatido em plenário. Três ministérios (Educação, Previdência e Ciência e Tecnologia) seriam os pontos centrais de problemas porque sofreram cortes em custeio superior a R$ 1 bilhão. Foi isso que impediu a conclusão da votação na comissão na terça-feira (16) e deve ser alvo de discussão no plenário do Congresso.
O problema é que para reduzir os cortes nesta área será necessário remanejar recursos, uma vez que a proposta já está fechada. Outra possibilidade seria rever a redução de previsão de crescimento do PIB feita pela comissão. O governo previu 4%, mas a comissão trabalhou com 3,5%. A alteração deste dado provocaria uma expectativa de aumento de receita, abrindo espaço para ampliar as despesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário