A CIÊNCIA

Ano


Há muito tempo, os seres humanos aprenderam que a natureza se repete as chuvas , as cheias, as flores, os frutos, o frio, o calor e o próprio aspecto do céu, tudo se repete com muita regularidade. Por isso, muitas coisas voltam a se repetir durante a nossa vida. Por exemplo, as datas comemorativas como o nosso aniversário, o natal, o 1o do ano, o carnaval e muitas outras. Essa repetição é interessante porque permitem prever que haverá novas chuvas, novas plantas e o alimento se renovará sempre. No passado, medir corretamente essa repetição significou prever o futuro, prever as épocas de chuva, plantio e colheita.
 
Qual o meio mais seguro de medir os períodos de repetição? As chuvas, por exemplo, não acontecem sempre em intervalos regulares, então não dá para se guiar por elas. No entanto, mesmo antes de aprender a escrever o homem percebeu que o céu tinha um ciclo de repetição muito regular e concluiu que, a melhor maneira de medir o tempo era observando o céu, assim descobriram, por exemplo, que o ano tem 365 dias. Mas contar 365 dias corridos não é muito eficiente, fica fácil se perder. Então o que se fez foi dividir o ano em intervalos menores: as estações, os meses e semanas.
 
Na Europa, e Ásia o ano é dividido em quatro estações, pois há quatro períodos com condições climáticas muito distintas, como o inverno (frio), primavera (flores), verão (calor), outono (queda da folhas). Outros povos dividiam o ano em outras estações. No Egito, por exemplo, as estações eram: cheia, plantio e colheita. No Brasil, embora tradicionalmente se mencione as quatro estações por cauda da herança da colonização européia, elas não são tão distintas. As estações acontecem de forma diferente nos estados do norte e do sul. Nos estados do sul é mais fácil dividir o ano em quatro estações, pois a natureza apresenta as quatro predominâncias. Já nos estados do norte do Brasil é mais fácil dividir o ano em duas estações, verão e inverno ou chuvas e seca, pois este é o comportamento predominante da natureza na região norte.
7 Quais os climas predominantes na sua região? Que estações existem durante o ano, na região onde você mora?
Da nossa observação do cotidiano as estações são variações climáticas que dependem da região do planeta em que estamos. Essas variações vão desde frio intenso o ano todo (nas proximidades dos pólos) até calor intenso o ano todo (nas proximidades da linha do equador).
8 O que provoca a diferenciação no clima? Que motivo leva o planeta a ter condições de temperatura tão diferentes

As estações do ano


Muitos de nós aprendemos que a órbita da Terra (trajetória em torno do Sol) é elíptica, mas se desenharmos corretamente essa órbita não conseguiremos diferenciar a elipse de uma circunferência, ou seja, a órbita da Terra ao redor do Sol é quase uma circunferência. Mas, por ter uma órbita elíptica muitos acreditam que as estações ocorrem porque a Terra ora fica mais próxima do Sol e ora mais afastada. Cuidado, as estações não acontecem por causa disso! Se isso fosse verdade como se explica o fato do Natal ocorrer numa época fria (até nevar) nos países do hemisfério norte e no Brasil ocorrer numa época de muito calor? Será que metade da Terra está mais próxima do Sol e a outra metade esta mais afastada? Isso não faz sentido, concorda? Se as estações ocorressem pelo fato da órbita da Terra ser elíptica o comportamento climático no planeta seria uniforme, ou seja, num mesmo mês o clima seria do mesmo jeito em todo lugar, pois não há como partes, da Terra, estarem mais próximas ou mais afastadas do Sol para produzir climas diferentes. No entanto, em cada região do planeta as estações apresentam-se de formas diferentes, mesmo se forem observadas na mesma data (Natal frio no hemisfério norte e quente no hemisfério sul). Então vamos entender como ocorrem às estações.

Lembra-se de quando estudamos os dias e as noites e falamos sobre o eixo da Terra? Pois é, ele é o responsável pelas estações do ano. A ocorrência das estações do ano depende de duas propriedades do eixo da Terra: primeira ele está inclinado com relação á órbita que a Terra faz ao redor do Sol; segunda essa inclinação é sempre a mesma, ou seja, o eixo aponta sempre para a mesma posição, lembre-se da estrela Polaris.

Observe a figura 15 e lembre-se da última prática com os quatro habitantes. Retome a bola de isopor e a lâmpada. Faça novamente as rotações da sua terra com os quatro habitantes e verifique quem recebe mais luz em dezembro. Respeite a posição e inclinação da esfera de acordo com a figura 15. Veja que em junho o hemisfério norte tem os dias mais longos que as noites, isso indica que o hemisfério norte recebe luz por mais tempo e conseqüentemente mais calor, por isso em junho é verão no hemisfério norte. Colocando sua terra nesta posição e rotacionando-a você perceberá que os habitantes 1 e 4 encontram-se nesta situação, o dia para eles é mais longo que para os habitantes 2 e 3.

Já no hemisfério sul, a linha que divide o dia da noite está mais próxima do Sol que o eixo da Terra, isso indica que a maior parte do dia é escuro, ou seja, o hemisfério sul recebe menos luz o que implica em menos calor, portanto é inverno neste hemisfério. Está é a situação dos habitantes 2 e 3 da sua terra. A figura 16 mostra melhor o detalhe.

Observe que seis meses depois, em dezembro, a situação está invertida, a linha de divisão do dia e da noite está próxima do Sol no hemisfério norte e por isso recebe menos calor o que produz o inverno. Já no hemisfério sul é verão.
Figura 15 - Posições da Terra em relação ao Sol nos meses de junho de dezembro. Observe que o eixo da Terra aponta sempre para a mesma direção e que está inclinado. Veja também a divisão do dia com a noite em relação ao eixo.

Durante o percurso que a Terra fez de um lado para outro do Sol os habitantes que estão entre os trópicos tiveram pelo menos um dia de Sol sobre suas cabeças ao meio dia. Os habitantes que estão entre os trópicos e os pólos nunca têm o Sol sobre suas cabeças. Observando a figura 16 (ampliação da Terra em relação à figura 15), pode-se ver que em junho é um habitante que reside sobre o Trópico de Câncer que tem o Sol sobre sua cabeça ao meio dia e em dezembro é um habitante do Trópico de Capricórnio que tem o Sol sobre sua cabeça. Ainda assim fica uma pergunta: porque na região equatorial a temperatura é quase sempre a mesma? Observe que nessa região a diferença entre a linha que separa o dia da noite e o eixo da Terra são pequenas e por isso as variações de quantidade de calor recebida é pequena, sendo assim a temperatura quase não muda. Ao contrário, nos pólos a separação entre a linha de divisão do dia e da noite e o eixo da Terra é grande (seis meses de Sol e seis meses de escuro), então a variação de calor recebida nos pólos é grande alterando muito a temperatura.
Figura 16 - Do lado esquerdo a Terra está sendo iluminada pelo Sol em junho e por isso que está no Trópico de Câncer tem o Sol sobre sua cabeça. Do lado direito ela está sendo iluminada em dezembro, então quem tem o Sol sobre a cabeça é um habitante do Trópico de Capricórnio.
 
 
Figura 17 - A inclinação da Terra se mantém constante quando caminha ao redor do Sol. Note que a incidência de luz muda nos pólos quando a Terra está em junho ou em dezembro. Quando está em março e setembro é igual nos dois hemisférios.
 
 
Usando a bola de isopor com a agulha e a lâmpada no centro da sala, simule a órbita da Terra ao redor do Sol e verifique o que acontece em cada estação de cada hemisfério. Não se esqueça de manter o eixo da Terra (agulha) sempre com a mesma inclinação. Os desenhos das figuras 16 e 17 o ajudarão. Siga o texto anterior novamente para saber o que acontece no inverno e verão.

Observe que nas épocas de outono e primavera, a linha de divisão do dia e da noite coincide com a direção do eixo da Terra e por isso os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz (calor). Acontece que um hemisfério saiu do verão por isso entra no outono, ou seja, estava quente e tende a esfriar, isso provoca alterações climáticas que induzem a natureza ao comportamento típico de outono. O outro hemisfério sai do inverno, ou seja, estava frio e tende a esquentar produzindo alterações climáticas típicas da primavera.

É fácil percebermos que as estações do ano são trocadas de um hemisfério para outro e as crianças sabem disso. Papai Noel usa agasalhos pesados próprios para inverno com neve. Mas para nós não é verão no natal? Lembrem-se, as histórias de Papai Noel vieram da Europa, que é no hemisfério norte (inverno no natal), enquanto aqui é verão.

Outra maneira é observar as corridas de formula 1 pela televisão. As corridas nunca acontecem onde é inverno e nós assistimos corridas quase o ano todo. Elas começam no Brasil quando estamos no outono, ou seja, antes do nosso inverno. Quando começa o nosso inverno elas passam para o hemisfério norte que é quando eles estão no final da primavera e inicio do verão. Preste atenção nos comentários feitos na TV: "está muito calor isso pode prejudicar o rendimento do carro para a corrida"; muitas vezes esses comentários são feitos e nós estamos sentido frio em casa. As corridas ficam na Europa e América do Norte durante todo o verão do hemisfério norte (nosso inverno). Quando o verão do hemisfério norte termina as corridas voltam para o hemisfério sul, ou seja, as corridas de final de temporada são na África do Sul, Austrália.

Sabemos que as estações do ano são diferentes em cada lugar. Os habitantes do norte e nordeste do Brasil, por exemplo, não têm inverno com temperaturas baixas, por estarem próximos do equador, o que eles têm é a época das chuvas. Lá não há uma época específica para o aparecimento das flores ou colheita dos frutos. Quando olhamos no calendário e constatamos que é época de inverno, o que vemos nessas regiões é, por exemplo, os ipês todo coberto de flores, as plantas rasteiras conhecidas como "flor de São João", presentes nas fogueiras de festas juninas. Em maio e junho acontece a colheita do caqui, fruta muito apreciada na região sudeste. Em pleno outono, quando algumas árvores começam a perder as folhas, temos a florada da popular quaresmeira.

O que isso mostra? Mostra que as estações não ficam bem definidas nas regiões equatoriais e tropicais. Observem num globo ou num mapa da Terra as regiões do planeta que ficam entre os trópicos.

A maior parte do Brasil está nas regiões equatorial e tropical, mas a maior parte da população do planeta está em regiões entre os trópicos e os pólos, onde as estações adotam um comportamento diferente da que conhecemos e são mais parecidas com os períodos mostrados no calendário.

Resumidamente podemos descrever as quatro estações nessas regiões. O inverno é marcado pela presença da neve, de uma paisagem que mostra árvores com aspecto de mortas e poucos animais. Na primavera essas árvores parecem ressuscitar cobrindo-se de folhas e flores e uma intensa camada de gramas e arbustos surge no solo como por encanto. Aves e animais que antes do inverno tinham migrado para regiões mais quentes em busca de alimentos, agora retornam para se alimentar da nova vegetação e procriar. No verão ocorre o nascimento dos filhotes e as árvores frutíferas fornecem mais alimentos. No outono os filhotes já estão crescidos, a disponibilidade de alimentos diminui, as folhas das árvores começam a cair deixando as árvores quase nuas anunciando a chegada de um novo inverno. É nesse período que muitos animais partem novamente a procura de regiões mais quentes onde há mais alimentos, começando novamente os ciclos das estações, nas regiões entre os trópicos e os pólos. Em muitos filmes educativos como a série "Planeta Terra" é possível ver esses acontecimentos com muita clareza.


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