Assembleia Geral da organização foi unânime ao defender Manuel Zelaya, deposto no domingo
Retorno
Protestos
O governador José Roberto Arruda e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, acompanharam a sessão. Num discurso em espanhol, Arruda agradeceu o reconhecimento da importância mundial de Brasília, única cidade moderna que ostenta o título de patrimônio cultural da humanidade.
No próximo ano, representantes das 878 cidades e sítios históricos que integram a lista da Unesco deverão acompanhar a reunião. "É um fato marcante para Brasília. Além de discutirmos a preservação da nossa cidade, a visita de delegações estrangeiras vai, com certeza, favorecer o turismo", disse o governador ao Correio. "Será o mais ponto alto das celebrações dos 50 anos", acrescentou.
http://www.emtemporeal.com.br/index.asp?area=2&dia=29&mes=06&ano=2009&idnoticia=80093
Washington, 22 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou em uma entrevista à rede "CBS" que o país está "totalmente preparado" para o possível lançamento de um míssil de testes norte-coreano no Pacífico.
A Coreia do Norte pode efetuar um lançamento de teste de um míssil de longo alcance em direção ao Havaí entre os dias 4 e 8 de julho.
"O Governo e nossos militares estamos totalmente preparados para qualquer contingência", disse o líder, segundo trechos da entrevista.
Obama negou que esteja advertindo o regime norte-coreano de uma possível resposta militar por parte dos EUA, e disse que não queria "fazer especulações sobre hipóteses".
Na quinta-feira passada, o secretário de Defesa, Robert Gates, anunciou que tinha aprovado o desdobramento de um sistema armamentístico de defesa contra mísseis e um radar perto do Havaí a fim de proteger o arquipélago do possível lançamento norte-coreano.
Gates explicou que a defesa antimísseis no Alasca também está preparada.
O Pentágono observa os movimentos da Coreia do Norte e acredita que os EUA estão em uma "boa posição" para proteger o país no caso de ser necessário. EFE
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1202579-5602,00-OBAMA+EUA+ESTAO+PREPARADOS+PARA+QUALQUER+MISSIL
+COREANO+NO+PACIFICO.html
Com a crise, cerca de um milhão de pessoas por semana ingressam no exército de famintos, segundo a FAO
Jamil Chade
Merkel, Sarkozy e Brown pedem que governo de Ahmadinejad ouça a voz dos direitos humanos e fim da violência
Efe
Ambos fizeram essas declarações ao término de uma reunião de chefes de Estado e governo da União Europeia, na qual todos os líderes condenaram "firmemente" a violência contra os manifestantes no Irã, e destacaram que "os resultados das eleições devem refletir os desejos e aspirações do povo iraniano".
Por sua vez, o premiê britânico, Gordon Brown, afirmou que "sempre foi ouvida a voz dos direitos humanos, contra a repressão e a favor da liberdade de imprensa, o que continuará sendo feito". "Depende do Irã demonstrar a transparência das eleições e também convencer o mundo de que não serão repetidos os atos de repressão dos últimos dias", acrescentou.
Para Merkel, as declarações desta sexta do aiatolá Ali Khamenei, nas quais o líder religioso voltou a respaldar a polêmica vitória nas eleições do conservador Mahmoud Ahmadinejad, não correspondem às "esperanças da comunidade internacional nem às demandas da população iraniana".
A chanceler também expressou "seu grande respeito pelos iranianos", que se manifestaram "às dezenas de milhares para lutar por suas convicções e por um resultado eleitoral justo". Segundo Merkel, os protestos "já contribuíram um pouco para mudar o Irã."
Já Sarkozy assegurou que "essas manifestações por mais transparência são uma boa notícia", enquanto confiou que os "governantes iranianos não cometerão o irreparável". "Cabe ao povo iraniano escolher seu governo, e só podemos nos preocupar com a violência das reações", finalizou.
www.estadao.com.br/noticias/internacional,governantes-europeus-criticam-governo-do-ira-sobre-protestos,389935,0.htm
Endeavour teve lançamento adiado após a descoberta do problema.
Ônibus vai levar astronautas para a Estação Espacial Internacional.
Técnicos da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, conseguiram neste domingo (14) alcançar a área do ônibus espacial Endeavour onde foi descoberto um vazamento de hidrogênio horas antes de a nave decolar no sábado, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
O Endeavour tem como missão entregar e instalar os últimos módulos do laboratório científico Kibo durante cinco caminhadas espaciais, levar novos equipamentos ao complexo e substituir um dos ocupantes da ISS –o engenheiro japonês Kohichi Wakata, que voltará à Terra depois de permanecer quatro meses na ISS.
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1193894-5603,00-NASA+DESCOBRE+LOCAL+DE+VAZAMENTO+DE+HIDROGENIO
+DO+ONIBUS+ESPACIAL.html
AE - Agencia Estado
O Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) que foi reduzido no final de 2008 deve ter elevação de forma gradual, até o fim do ano, segundo a proposta que está em análise no Ministério da Fazenda. Uma fonte do governo informou que ainda este mês deve ser anunciada a prorrogação do benefício por mais três meses. A proposta também prevê que, para alguns modelos, o IPI não retornará ao nível inicial, sendo reduzido definitivamente.
Susan Boyle recebeu alta da clínica Priory, onde passou cinco dias em tratamento contra a estafa. A cantora escocesa de 48 anos, que ficou em segundo lugar no reality show "Britain's Got Talent", fez sua primeira aparição pública neste fim de semana, quando saiu para fazer compras na loja Lulu & Fred, no norte de Londres.
Ela parecia feliz e fez muitas piadas com os funcionários da loja. A cantora estava acompanhada de sua médica, Sarah Lotzof.
Boyle vai sair em turnê com outros participantes do programa nas próximas semanas. Ela deve também cantar em uma festa organizada pela atriz Demi Moore no segundo semestre.
www.abril.com.br/noticias/diversao/internacao-susan-boyle-vai-compras-475809.shtml
Berlim, 7 jun (EFE).- A aliança liderada pela chanceler alemã, Angela Merkel, formada pela União Democrata Cristã (CDU) e pela União Social Cristã (CSU), venceu hoje com folga as eleições europeias realizadas na Alemanha, segundo resultados oficiais provisórios.
A CDU e a CSU obtiveram 38,6% dos votos, enquanto o Partido Social-Democrata (SPD), que faz parte da grande coalizão de Governo, foi o preferido de apenas 20,8% do eleitorado alemão.
Os Verdes receberam 11,7% dos votos, seguidos pelos liberais (FDP), com 11,1%, e do Partido da Esquerda, com 6,9%.
Apesar da ampla vitória, a CDU e a CSU tiveram quase seis pontos percentuais a menos dos votos que receberam nas eleições europeias de 2004, quando conseguiram 44,5%.
Os social-democratas não saíram do buraco no qual caíram no pleito anterior e ficaram próximos aos 21,5% registrados então.
A quantidade de votos para os Verdes se manteve estável entre o pleito de 2004 e o atual. O Partido da Esquerda perdeu em torno de um ponto percentual da preferência do eleitorado em relação às eleições anteriores.
Os liberais, por sua vez, sobem cinco pontos percentuais frente aos resultados de cinco anos atrás, quando obtiveram 6,1% dos votos.
Faltando quatro meses para as eleições legislativas na Alemanha, os resultados de hoje apontam para o fim da atual grande coalizão na Alemanha e apostam por uma nova aliança de centro-direita entre a CDU, a CSU e os liberais.
A participação eleitoral foi de 43%, 0,5 ponto percentual a menos do que em 2004. EFE
'The Sun' afirma que oferta de R$ 200 milhões do Real Madrid pelo ex-são-paulino não será superada pelos dirigentes do Chelsea
GLOBOESPORTE.COM Londres
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1180979-9842,00-SEGUNDO+JORNAL+INGLES+CHELSEA+DESISTE+DE+KAKA+E+VAI+ATRAS+
DE+PATO.html