sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Turismo rural ganha planejamento estratégico

Da Redação
Agência Pará

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realizou Oficina de Planejamento Estratégico voltada ao segmento de Turismo Rural com base na agricultura familiar, no período de 5 a 7 de novembro, sendo os dois primeiros dias de encontro no Hotel Beira Rio, e encerramento na Paratur.

O objetivo da ação foi implementar um modelo político-institucional para o desenvolvimento do setor no Pará. A atividade é resultado de uma parceira desenvolvida com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-PA). O encontro contou com a participação de vários representantes do segmento.

A oficina teve como foco o Turismo Rural na Agricultura Familiar, também conhecido como Rede TRAF, tipo de atividade turística desenvolvida na propriedade dos agricultores familiares, que valoriza o patrimônio cultural, o natural e o modo de vida, ofertando produtos e serviços de qualidade.

O trabalho foi dividido em seis etapas ao longo dos três dias, abordando temas importantes para a agricultura familiar, passando pelo desenvolvimento do plano de ações até a consolidação de um modelo de gestão, para que o programa passe da teoria para prática, promovendo a efetiva participação das instituições envolvidas.

Estratégia - Segundo o economista da Paratur, José Olenílson Pinheiro, o trabalho teve grande importância para potencializar o turismo rural no Pará. "Foram discussões bastante positivas, nas quais todos os participantes contribuíram para que a gente pudesse desenvolver já um planejamento estratégico integrado, voltado para o turismo rural com ênfase na agricultura familiar", afirmou.

De acordo com o mediador da oficina, Mardoni Filho, a didática desenvolvida foi decisiva para que o trabalho conseguisse êxito nos seus objetivos. "Uma didática com enfoque participativo, utilizando o conhecimento dos representantes das instituições", ressaltou.

Já para o técnico da Emater Jamerson Viana, todas as bases para a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural no Estado podem ser retiradas desse processo, uma vez que houve a participação de associações, técnicos, representantes dos municípios e instituições públicas do segmento. "Tivemos a oportunidade de identificar o que cada parceiro está fazendo e isso vai trazer um resultado muito bom, porque fortalecerá a rede de turismo rural no estado", garantiu.

Texto: Ascom/Paratur



Nenhum comentário:

Google