Para o presidente, grupo tem que decidir as regras do sistema financeiro.
Rodada de Doha deverá voltar a ser pauta do próximo encontro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (13), ao longo de seu programa semanal de rádio “Café com o presidente”, que defende que o G20 concentre a discussão sobre a crise financeira mundial. “Nós poderemos criar outros grupos para discutir outros assuntos ou tentar levar para o G20 discussões importantes, como a questão do clima, como a questão da Rodada de Doha, ou seja, o acordo sobre o comércio internacional e a questão do controle do sistema financeiro”, afirmou Lula. “Agora na questão econômica nós precisamos definir que o G20 é que tem que decidir as regras que vão controlar o sistema financeiro e vai reger a economia mundial daqui pra frente”.
Lula disse que a Rodada de Doha deverá voltar a ser pauta do próximo encontro do G20, em setembro. “Vamos discutir a Rodada de Doha para ver se a gente conclui, ou pelo menos delega mais poderes aos nossos membros”, afirmou o presidente. “Aliás o G8 já determinou à comissão que negocia que até 2010 tem que decidir a Rodada de Doha”.
Meio ambiente
De acordo com Lula no encontro entre o G8 e G5 houve um avanço em relação a discussão sobre o meio ambiente. “Os países ricos, como os Estados Unidos, já estão dispostos a discutir coisas que antes não discutiam e eu acho que nós vamos chegar a um acordo para o encontro de Copenhague, em dezembro, onde vamos discutir a questão climática”.
O presidente defende que países que começaram seu processo de industrialização antes tenham mais responsabilidade do que nações que iniciaram o processo há pouco tempo. “Os Estados Unidos, por exemplo, têm mais responsabilidade que a China e a Europa tem mais responsabilidade do que a América do Sul e a África. Portanto, é prudente que a gente faça a discussão com seriedade, pois é um tema que envolve todo mundo, do mais pobre ao mais rico”.
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1227409-5601,00-LULA+DEFENDE+QUE+G+CONCENTRE+A+DISCUSSAO+SOBRE+
A+CRISE+MUNDIAL.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário