sexta-feira, 3 de julho de 2009

Polêmico serviço Street View começa a mapear cidades brasileiras







São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro serão as primeiras mapeadas pela Google



O polêmico serviço Street View da Google chegou definitivamente ao Brasil. A empresa começou, na quinta-feira, a capturar imagens das primeiras cidades do país que estarão disponíveis - São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Segundo o gerente de produtos da empresa, Marcelo Quintella, não existe previsão de quando as imagens estarão disponíveis online.




A captura das imagens será feita por meio de uma parceria da Google com a Fiat. Trinta carros modelo Stilo - adaptados para capturar as imagens enquanto circulam - estarão nas ruas. Ao todo, nove câmeras instaladas no topo do carro fotografam os ambientes; as imagens são sincronizadas com um aparelho GPS e armazenadas em um computador embarcado no veículo.




O objetivo da Google é digitalizar todas as ruas das regiões metropolitanas das cidades mapeadas, o que resulta, segundo estimativas, em 1 milhão de quilômetros a serem percorridos. Segundo informações do G1, a lista das próximas cidades a serem digitalizadas não está definida.




A ferramenta Street View, disponível tanto no Google Maps quanto no Google Earth, permite que o usuário "navegue" por uma região, visualizando fachadas e outros elementos urbanos fotografados e transformados em um ambiente virtual.




O Street View existe desde 2007 e é alvo de críticas sobre invasão de privacidade em outros países, tendo "flagrado" pessoas em situações consideradas impróprias pelos usuários. Atualmente, o sistema aplica um filtro automático para preservar a identidade de pessoas e as placas de automóveis. O usuário que se sentir ofendido por alguma cena pode usar um formulário de reclamação disponível no próprio serviço: ele indica a imagem polêmica e explica sua reclamação.








www.clicrbs.com.br/especial/sc/tecnologia/19,0,2567276,Polemico-servico-Street-View-comeca-a-mapear-cidades-brasileiras.html






Nenhum comentário:

Google