Berlim, 28 mai (EFE).- O ministro da Economia alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, responsabilizou hoje os Estados Unidos pela falta de acordo para a solução proposta por Berlim para salvar a Opel, filial europeia da General Motors (GM).
"Os EUA apresentaram surpreendentemente novos números, que obrigariam o Estado alemão a cobrir em 300 milhões de euros a mais o valor de 1,5 bilhão que estava previsto", indicou Guttenberg hoje à televisão pública alemã.
Esta é "uma nova situação" que obriga uma nova análise sobre a solução fiduciária oferecida por Berlim, e por isso ficou decidido suspender as negociações e convocar uma nova reunião para a sexta-feira, explicou o ministro.
"Não temos as garantias suficientes para o financiamento de um período de transição", indicou o ministro.
A reunião desta quarta-feira começou por volta das 15h (de Brasília), e foi encerrada mais de oito horas depois, com a única decisão de continuar com as negociações amanhã.
Participaram das sessões a chanceler Angela Merkel e vários de seus ministros, assim como os líderes das regiões com fábricas da Opel, por um lado, e os potenciais investidores, um representante do Governo dos EUA e da GM Europa, pelo outro. EFE
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1170588-5602,00-ALEMANHA+CULPA+EUA+POR+FALTA+DE+ACORDO+PARA+SALVAR+OPEL.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário