Projeto prevê construção de 1 milhão de moradias.
Segundo ele, ministra Dilma irá discutir financiamento com prefeitos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (2) em Campinas que o governo federal vai lançar, dentro de 15 dias, um programa para a construção de 1 milhão de moradias até 2010.
De acordo com Lula, o programa vai atender primeiro as regiões metropolitanas. O presidente afirmou que o projeto será realizado em parceria com estados e municípios que disponham de terras que possam ser cedidas para baratear a construção das casas.
“Nesse projeto habitacional, precisamos tomar cuidado de fazer o levantamento do déficit habitacional de cada estado e de cada cidade. Esse programa será lançado dentro de 15 dias. A partir daí, a ministra Dilma (Rousseff, da Casa Civil) vai começar a chamar governadores e prefeitos para que a gente possa começar a distribuir a possibilidade do financiamento para os projetos que os prefeitos apresentarem", explicou.
Lula e Dilma participaram da inauguração da estação de tratamento de esgoto Capivari I, que irá beneficiar 60 mil pessoas na periferia de Campinas, segundo dados do governo federal e da prefeitura. A obra, que custou R$ 60 milhões, recebeu R$ 46 milhões do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O presidente Lula recomendou que as obras do PAC contratem segundo e terceiro turnos de trabalho para aumentar o ritmo das conclusões de obras e compensar pelo menos parcialmente a perda de vagas provocada pela crise econômica.
'Pepino'
Lula provocou reação da platéia que assistia à inauguração quando comparou o desafio que ele enfrenta com o de seu colega norte-americano, Barack Obama. "Este é o ano mais difícil que nós temos. É uma crise profunda. Eu disse na Fiesp que eu estou rezando mais para o Obama do que para mim mesmo. Ele está com pepino dez vezes maior", disse o presidente.
O presidente também provocou risos quando inseriu um R no sobrenome do presidente americano, lembrando a pronuncia de uma marca de cerveja. O presidente manteve o discurso sem atentar para a falha e ao fim arrancou aplausos. "Eu torço para o Obrama por duas coisas, porque é importante para o mundo se recuperar e porque não é qualquer coisa os EUA terem eleito um negro para a presidência."
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1024538-5601,00-LULA+DIZ+QUE+PLANO+HABITACIONAL+SERA+LANCADO+DENTRO+DE+DIAS.html
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário