domingo, 25 de janeiro de 2009

Cirurgia é 'complexa' e Alencar segue 'estável', diz boletim médico







Objetivo do procedimento é retirar tumores no abdome.
Previsão é de que cirurgia termine de madrugada.

Do G1, em São Paulo


Continua "estável" o estado clínico do vice-presidente da República, José Alencar, de 77 anos, que passa por cirurgia desde as 9h deste domingo (25).

Segundo boletim médico divulgado no fim da tarde pela assessoria de imprensa do hospital Sírio-Libanês, a cirurgia é um "procedimento complexo" e tem por objetivo "retirar tumores na cavidade abdominal, na região do peritônio".

No sábado, o hospital havia divulgado que a operação seria feita para retirar "tumor abdominal", no singular.

Conforme a assessoria de imprensa do hospital havia informado ao G1 mais cedo, o boletim confirma que a cirurgia deve terminar na madrugada de segunda-feira (26).

Segundo informou a assessoria de imprensa do hospital, que deve divulgar novo boletim médico na tarde deste domingo, a cirurgia "transcorre normalmente".

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, a cirurgia para retirada de um tumor abdominal começou às 9h deste domingo e deve se estender até a madrugada.

As equipes que acompanham o tratamento do vice-presidente são compostas pelos professores doutores Paulo Hoff (oncologista clínico), Roberto Kalil Filho (cardiologista), Miguel Srougi (urologista) e Ademar Lopes (cirurgião).

Confira abaixo a íntegra do boletim médico, assinado pelo diretor técnico hospitalar, Antônio Carlos Onofre de Lira, e pelo diretor clínico, Riad Yunes:



"José Alencar Gomes da Silva, 77 anos, Vice-Presidente da República, internado desde a última quinta-feira (22/01) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, continua sendo submetido à cirurgia para retirada de tumores na cavidade abdominal, na região do peritônio.




A cirurgia que teve início às 09h00, está sendo conduzida pelo professor doutor Ademar Lopes, com participação da equipe do professor Miguel Srougi, e transcorre normalmente.




O estado clínico do paciente é estável. Por tratar-se de procedimento complexo, a previsão é de que a cirurgia só termine na madrugada desta segunda-feira (26/01). "




As equipes que assistem ao Vice Presidente são compostas pelos professores doutores Paulo Hoff (oncologista clínico), Roberto Kalil Filho (cardiologista), Miguel Srougi (urologista) e Ademar Lopes (cirurgião).

'Delicada'

Na tarde deste domingo, antes da divulgação do boletim médico, o oncologista Paulo Hoff e o cardiologista Roberto Calil afirmaram a jornalistas que estavam no hospital que a cirurgia a que se submete Alencar neste domingo, é "uma das mais radicais na área da oncologia e a mais delicada cirurgia a que foi submetido o vice-presidente".




Os médicos explicaram que vão retirar um tumor principal e "vários tumores satélites, em um procedimento conhecido como peritonectomia". Questionados se o vice-presidente corre risco de vida, comentaram que "não existe procedimento cirúrgico sem riscos".

A cirurgia está sendo realizada na região inferior esquerda do abdômen de José Alencar, próxima ao ureter - canal que conduz a urina do rim à bexiga.




Histórico

No sábado (24), um boletim médico informou que o vice-presidente passou por avaliações clínicas e que seu estado clínico era "satisfatório".




Alencar se internou na manhã da quinta (22) no hospital para realização de exames. O vice-presidente faz tratamento contra um câncer no abdome. Em dezembro, foi internado no mesmo hospital para tratar-se de uma insuficiência renal. Ele recebeu alta dois dias depois.

(Com informações da Agência Estado)











.










Nenhum comentário:

Google