Segundo último censo do Ministério da Educação, modalidade foi a que mais cresceu no ano passado; o orgão registrou mais de 700 mil alunos matriculados
Da Redação
A educação profissionalizante foi a etapa da educação básica que mais cresceu no ano passado, segundo o censo escolar 2008 do MEC (Ministério da Educação). O estudo, que diagnostica o cenário educacional da creche até o nível médio, foi divulgado na quinta-feira (16) e mostrou que o número de estudantes que cursavam o ensino profissionalizante no ano passado foi de 795 mil contra 693 mil em 2007, mostrando um aumento de 14,7% nessa modalidade.
Esse resultado levou em conta o acréscimo de 19,6% no número de matriculas na educação profissional integrada com o ensino médio, e o aumento de 10,5% nas inscrições da educação profissional subseqüente – oferecida aos estudantes que já concluíram o ensino médio. O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou ontem que o crescimento do ensino profissionalizante ocorreu em função da reestruturação do ensino médio integrado com a educação profissional, iniciada em abril de 2007 com a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal. “Há hoje uma compressão, sobretudo dos secretários estaduais de educação, de que temos que reestruturar o ensino médio, oferecendo condições de educação profissional para a juventude, para que ela veja sentido da sua permanência na escola até a sua conclusão”, afirmou o ministro à Agência Brasil.
Mas, comparando a taxa de matrículas do ensino médio - que foi de oito milhões - e da educação profissional em 2008, o percentual dos alunos que tiveram acesso ao ensino profissionalizante ainda é baixo, menos de 10%. Para Haddad, esse percentual deveria ser elevado no mínimo a 30%, atendendo os jovens de 15 a 17 anos. “Ainda é um número muito insatisfatório. Precisamos ter uma meta mais ambiciosa de integração do ensino médio com a educação profissional”, afirmou.
www.abril.com.br/noticias/educacao/matriculas-ensino-profissionalizante-crescem-14-7-2008-diz-mec-415269.shtml
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