Do Diário OnLine
O emprego nas indústrias brasileiras aumentou 0,4% em setembro, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi o terceiro mês consecutivo em que as indústrias do País voltaram a fazer contratações.
Nesse período, foi registrado um ganho de 1%, após desaceleração de 7,3% de outubro do ano passado a junho deste ano. Entretanto, em relação a outubro de 2008 e no acumulado deste ano, o nível de emprego permanece negativo em 6,5% e em 5,6%, respectivamente.
Na comparação entre meses de setembro, 13 locais pesquisados reduziram o contingente de trabalhadores, com destaque para as perdas vindas de São Paulo (-4,8%), Minas Gerais (-11,1%), região Norte e Centro-Oeste (-9,9%) e Rio Grande do Sul (-8,6%).
Por setor, houve queda em 16 dos 18 analisados. Meios de transporte (-13,8%), máquinas e equipamentos (-11,5%), produtos de metal (-11,2%), madeira (-18,6%) e vestuário (-6,9%) exerceram as principais pressões negativas. Por outro lado, papel e gráfica (7,3%) e fumo (3,1%) foram os únicos que tiveram resultados positivos.
Horas pagas e folha de pagamento – De acordo com o IBGE, o número de horas pagas cresceu 1,1% em relação a agosto, acumulando ganho de 1,9% de junho a setembro. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, houve retração de 6,4%, a 11ª desaceleração seguida. Neste ano, a queda acumulada já é de 6,3%.
Já a folha de pagamento real subiu 1,7% em setembro, após recuar 0,5% no mês anterior. Na comparação com o mesmo mês de 2008, o decréscimo foi de 4,9%. No acumulado do ano, o indicador diminuiu 2,5%.
http://home.dgabc.com.br
Envie um e-mail para mim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário