quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

FGV: tomate, leite e manga seguraram indicador no varejo

Agência Estado



Rio, 17 - De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na análise por produtos, as altas de preço mais expressivas no varejo, no Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) de dezembro, foram registradas em batata-inglesa (15,31%); mamão da amazônia - papaia (27,10%); e cenoura (34,40%). Já as mais significativas quedas de preço foram apuradas em tomate (-17,56%); leite tipo longa vida (-5,81%); e manga (-14,30%).
No varejo, o IPC-10 encerrou o ano com avanço de 4,10% em 2009, após subir 6,05% em 2008. A informação foi anunciada hoje pela FGV, que divulgou hoje o IGP-10 desse mês - sendo que o IPC-10 representa 30% do total do IGP-10.

De acordo com a fundação, a aceleração na taxa do IPC-10, de novembro para dezembro deste ano (de 0,02% para 0,28%) foi causada por taxas de inflação mais intensas ou fim de queda de preços em quatro das sete classes de despesa pesquisadas. É o caso de Alimentação (de -0,75% para 0,36%); Vestuário (de 0,54% para 0,81%); Educação, Leitura e Recreação (de 0,16% para 0,34%); e Despesas Diversas (de -0,35% para 0,17%). Em cada um destes grupos houve mudanças nas trajetórias de preços de frutas(de -6,68% para 4,97%);roupas (de 0,46% para 0,68%); passagens aéreas (de 1,67% para 4,57%); e alimento para animais domésticos (de -1,50% para 2,24%),respectivamente.

Já as outras classes de despesa apresentaram desaceleração de preços. É o caso de Habitação (de 0,33% para 0,24%); Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,22% para 0,04%); e Transportes (de 0,71% para 0,22%).




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