sábado, 12 de dezembro de 2009
Peru espera concretizar acordo energético com o Brasil nos próximos 60 dias
Da EFE
Lima, 12 dez (EFE).- O ministro das Relações Exteriores peruano, José Antonio García Belaúnde, disse hoje que, nos próximos 60 dias, o Governo de Lima espera fechar com o Brasil um acordo para a construção de cinco hidrelétricas.
"Acho que estamos perto de um acordo e espero que, nos próximos 60 dias, os ministros (de Energia de Peru e Brasil) já consigam formular o acordo", disse García Belaúnde à "Rádio CPN".
As declarações de García Belaúnde foram feitas um dia depois da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lima. Acompanhado de vários ministros e empresários, o chefe de Estado brasileiro assinou cerca de 15 acordos de cooperação e declarações conjuntas com o país vizinho.
Ontem, Lula disse no Palácio do Governo, em Lima, que será realizada uma reunião no primeiro trimestre de 2010 para tentar concluir este acordo energético, que, apesar de ser importante, as partes não conseguiram terminar de resolver durante a visita do presidente brasileiro.
O chanceler peruano explicou hoje à "Rádio CPN" que o principal obstáculo a este acordo está nas diferenças em relação ao método para definir a distribuição da energia gerada.
O Peru quer que a energia exportada ao Brasil seja decrescente, enquanto as autoridades brasileiras querem um volume constante de distribuição ao longo dos próximos 30 anos.
O Brasil expressou seu interesse em construir cerca de cinco centrais hidrelétricas na selva peruana, as quais gerariam cerca de 6.000 megawatts. EFE
http://g1.globo.com
Envie um e-mail para mim!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário