quinta-feira, 31 de julho de 2008

Anúncio de premiê diminui esperanças de acordo de paz










Ian Black, The Guardian






O anúncio de Ehud Olmert de que deixará a liderança do seu Partido Kadima não chega a surpreender, considerando os problemas causados pelas acusações de corrupção e pela queda vertiginosa de seus índices de aprovação. Sua saída do cenário político deixa não apenas incerteza quanto a seu possível sucessor, mas também sobre questões não resolvidas e extremamente delicadas a respeito dos graves problemas da guerra e da paz no Oriente Médio.








As conversações de Israel com os palestinos, atualmente em declínio, provavelmente farão pouca diferença. Na semana passada, Olmert disse ter a impressão de que não há chances de um acordo de paz antes do fim do ano, o prazo estabelecido pelo presidente dos EUA, George W. Bush.








A chanceler Tzipi Livni é a candidata com mais probabilidades de tomar uma atitude positiva nas negociações de paz com os palestinos. Rigorosa, trabalhadora persistente e de grande determinação, ela não esconde sua ambição de ser a primeira mulher depois de Golda Meir a ocupar a chefia de governo.








O principal adversário de Tzipi para a liderança do Kadima é Shaul Mofaz, ex- chefe do Estado-Maior, que recentemente esteve as manchetes de todo o mundo quando afirmou ser "inevitável" que Israel ataque as instalações nucleares do Irã. Os líderes israelenses deixaram claro que, embora apóiem a pressão diplomática e as sanções para impedir que o Irã obtenha a bomba, consideram a república islâmica uma ameaça "existencial". Quem suceder a Olmert constatará que o Irã é o maior problema da lista.








A saída de Olmert poderá significar incerteza para as conversações de paz em outra frente: a Síria. As negociações mediadas pela Turquia começaram este ano, depois que aviões israelenses bombardearam supostas instalações nucleares no norte do país. Mas toda e qualquer discussão terá de chegar às Colinas do Golan, ocupadas por Israel desde 1967. O governo sírio estimou ontem que a saída de Olmert pode afetar as negociações, mas "espera que não".








Tzipi provavelmente seguirá a política de Olmert. Mas Mofaz provavelmente prometerá jamais devolver o Golan à Síria, jamais aceitar a divisão de Jerusalém ou fazer qualquer compromisso territorial com os palestinos enquanto não derrotarem o "terrorismo". Com a provável realização de eleições no começo de 2009, uma das hipóteses é que a posição de linha dura de Mofaz agrade ao opositor Partido Likud, criando a possibilidade de o Kadima formar um governo de coalizão com Binyamin Netanyahu. Uma conseqüência provável da saída de Olmert é que ela apressará a volta de Netanyahu ao poder.





www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080731/not_imp214840,0.php

terça-feira, 29 de julho de 2008

Viagem internacional de Obama não seduz eleitores americsano











WASHINGTON (AFP) — A recente viagem internacional do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, teve pouco impacto nos eleitores, que também consideram que o senador de Illinois aparece demais na imprensa, segundo uma pesquisa do instituto Gallup publicada nesta terça-feira.

De acordo com o estudo, o primeiro realizado sobre o assunto, apenas 35% das pessoas entrevistadas expressaram uma opinião positiva sobre a viagem de Obama ao Afeganistão, ao Iraque, ao Oriente Médio, e à Europa na semana passada.

Vinte e seis por cento das pessoas entrevistadas expressaram uma opinião negativa, e 39% afirmaram não dispor de informações suficientes para opinar, apesar da enorme cobertura realizada sobre o evento pelos meios de comunicação locais.

Segundo Gallup, as duras críticas proferidas pelo candidato republicano John McCain, principalmente sobre o fato de Obama não ter ido visitar soldados americanos feridos na Alemanha, podem ter tido algum impacto sobre os eleitores dos Estados Unidos.

"A enorme cobertura da viagem realizada pela imprensa pode ter estimulado especulações, ou reforçado atitudes já existentes, sobre uma parcialidade dos meios de comunicação em favor de Barack Obama", acrescentou o instituto.

Para 39% dos entrevistados, o senador de Illinois aparece demais na imprensa.

A popularidade de Obama passou de 64% a 61% no mês passado, enquanto a de McCain passou de 59% a 62%.



http://afp.google.com/article/ALeqM5gIir2bQVQfAjNClEIoIXvTrq0BhA


segunda-feira, 28 de julho de 2008

Suspeita da polícia não justifica morte de brasileiro nos EUA, diz pai











O brasileiro André Luiz Martins foi morto no domingo em West Yarmouth, nos EUA
Polícia diz que ele tinha cigarro que parecia ser de maconha.
Do G1, em São Paulo

A suspeita da polícia norte-americana, de que o brasileiro André Luiz Martins tinha drogas no momento em que foi baleado, na manhã de domingo (27), não justifica a ação que levou a sua morte, segundo o pai dele, Luiz Carlos Martins, policial militar da reserva.


“Eles podem dizer o que quiserem. Ainda que ele estivesse com maconha, nada justifica a ação deles. A polícia tem que cumprir a lei, tem que saber abordar. Havia várias formas de agir nesta situação sem tirar sua vida”, disse, de Cianorte (PR), onde mora, em entrevista ao G1.

André Luiz, de 25 anos, foi morto por um policial em West Yarmouth, na região de Cape Cod, no estado norte-americano de Massachusetts. As autoridades alegaram que ele tinha nas mãos na hora do incidente um cigarro que parecia ser de maconha.

Segundo a versão da polícia local, Martins, que trabalhava como pintor, estava em alta velocidade em uma zona residencial e teria tentado furar um bloqueio feito por dois policiais e jogado o carro em direção a um policial, e acabou sendo morto com um único tiro. Ao seu lado, estava sua mulher, Camila Campos, que teria saído do carro gritando, mas não se feriu.

“Não quero dizer que ele nunca tenha experimentado nenhuma droga, mas isso nunca foi motivo para uma ação brutal como a da polícia”, disse Luiz Carlos Martins. “Ele só não parou no bloqueio policial porque não tinha habilitação. Ele seria preso por estar ilegalmente no país. Ele poderia ser punido pela lei, se tivesse com drogas, mas não poderia ser morto desta forma”, disse.

Foto: Dirceu Portugal/Agência Estado
Dirceu Portugal/Agência Estado
O policial militar da reserva Luiz Carlos de Castro Martins mostra foto de seu filho, André Luiz, morto pela polícia nos EUA (Foto: Dirceu Portugal/Agência Estado)

Segundo ele, o corpo de André Luiz deve ser trazido ao Brasil para ser enterrado, e a comunidade brasileira está se reunindo para ajudar nisso e na defesa dele. “A comunidade brasileira onde ele vivia está se reunindo, ajudando a mostrar que ele era uma pessoa boa. O André era muito querido por todos”, disse.

O policial Christopher Van Ness, de 34 anos, teria sido o autor do tiro que atingiu Martins no coração e no pulmão e o matou, segundo Michael O'Keefe, promotor do distrito de Cape and Island.

Foto: Arte G1
Arte G1
Mapa localiza o cruzamento em que o brasileiro foi morto pela polícia. (Foto: Arte G1)

De acordo com O'Keefe, o policial teria tentado parar Martins por excesso de velocidade. Ele teria acelerado, tentado dar dado meia volta e dirigido em direção ao carro do policial. Segundo o promotor, Martins teria, em sua mão, o que parecia ser um cigarro de maconha. Mas a investigação ainda vai mostrar se se tratava realmente de maconha e se ele havia fumado.

Trabalhador comum

Uma amiga de Martins, Branca Neves, defendeu o brasileiro da acusação de que estaria com maconha no carro. Ela disse que ele era um trabalhador comum, e que a polícia pode estar querendo se defender ao acusá-lo de ter drogas com ele. “Eles estão tentando arrumar uma desculpa para o que fizeram, mas eles não tinham nenhum motivo para atirar nele”, disse em entrevista ao G1, por telefone.

Dona de uma loja que vende produtos brasileiros em West Yarmouth e de um portal para brasileiros na região, Neves disse que a morte de Martins abalou a comunidade de brasileiros que vive na região. “A gente sabe que a polícia não estava caçando brasileiros, mas muitos deles dirigem sem habilitação e estão assustados”, disse.

Neves contou que vive na cidade legalmente há 21 anos e que atua como uma “liderança”, agregando os brasileiros que vivem na região. “Sei de todas as fofocas da comunidade. Conheço todo mundo e sei que ele era uma boa pessoa, e que a polícia está querendo se defender por ter feito o que fez.”

Segundo ela, o fato de Martins ter fugido da polícia não pode ser usado como justificativa para o que a polícia fez. “Até americano corre da polícia quando está sem documento”, disse.

"Eu não posso imaginar por que a polícia atirou nele", disse um amigo que não quis se identificar, segundo o site do jornal local "Cape Cod Times".

O pai de Martins disse que André tentou fugir da blitz porque morava ilegalmente nos EUA -tinha ido com visto de turista há sete anos, mas acabou ficando por lá para 'tentar uma vida melhor'- e também não tinha carteira de habilitação, segundo a TV Paranaense.

André tinha com Camila dois filhos, de 2 e 5 anos, ambos nascidos nos Estados Unidos. Depois do incidente, Camila foi para Boston, segundo Branca.

Cape Cod, área residencial e de veraneiro de alto padrão próximo a Boston, é uma região com alta concentração de brasileiros.




http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL703683-5602,00.html

domingo, 27 de julho de 2008

Com final inesperada, Liga Mundial terá campeão inédito após seis anos






Com final inesperada, Liga Mundial terá campeão inédito após seis anos




Roberta Nomura e Paula Almeida
No Rio de Janeiro e em São Paulo
Com a enxurrada de títulos nos currículos de Itália (oito) e Brasil (sete), a Liga Mundial é um torneio com pouquíssimos campeões em sua história. Ao longo de 18 edições, apenas cinco nações chegaram ao primeiro lugar. Mas esse número vai aumentar neste domingo, às 12h30, quando Sérvia e Estados Unidos disputarem suas primeiras taças.

FIVB/Divulgação
Sérvia e EUA já se cruzaram nesta edição da Liga, e os europeus arrasaram os rivais
FOTOS DA CLASSIFICAÇÃO DOS TIMES
A última vez que uma seleção foi campeã de maneira inédita foi em 2002, quando a Rússia conseguiu seu primeiro - e único êxito -, acabou com a festa brasileira em Belo Horizonte e impediu o que seria, naquela época, o terceiro título dos anfitriões. Desde então, apenas o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio, nas cinco edições seguintes.

Embora sejam grandes seleções do vôlei atual, os dois times chegam à decisão com um ligeiro aspecto de 'azarões'. Isso porque nenhum deles era favorito em suas semifinais. Os norte-americanos tiveram a missão de despachar os anfitriões e favoritíssimos brasileiros. Já os sérvios nem deram atenção aos russos, considerados figuras certas em uma final contra o Brasil. Dessa maneira, chegam ao último jogo duas equipes que jamais conquistaram o título da Liga Mundial.

Bicampeões olímpicos (Los Angeles-1984 e Seul-1988), os Estados Unidos ainda têm na sua história um título mundial (1986) e uma Copa do Mundo (1985), mas nunca faturaram o troféu da principal competição anual de vôlei masculino. Em 1992, a seleção conseguiu a medalha de bronze. No ano passado, bateu na trave e voltou a repetir o terceiro lugar. E foi só.

A Sérvia, por sua vez, tem como grande e único título o ouro olímpico em Sydney-2000, quando ainda integrava a Iugoslávia. Com a antiga bandeira, a equipe foi bronze na Liga de 2002. Já como Sérvia e Montenegro, foi bronze em 2004 e prata nas edições de 2003 e 2005, a primeira delas em uma final emocionante contra o campeão Brasil, com direito a um tie-break finalizado em 31-29.

TODOS OS CAMPEÕES DA LIGA
1990 - Itália1999 - Itália
1991 - Itália2000 - Itália
1992 - Itália2001 - Brasil
1993 - Brasil2002 - Rússia
1994 - Itália2003 - Brasil
1995 - Itália2004 - Brasil
1996 - Holanda2005 - Brasil
1997 - Itália2006 - Brasil
1998 - Cuba2007 - Brasil
PÁGINA DA LIGA MUNDIAL
MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
Na caminhada rumo à decisão deste ano, os dois finalistas fizeram traçados distintos. Os Estados Unidos começaram com uma boa primeira fase, quando perderam apenas três jogos, todos para a Bulgária. Depois, perderam justamente para a Sérvia em sets diretos e fizeram um duelo duríssimo contra a Polônia, ambos pela segunda fase.

Já a Sérvia cresceu na reta final do campeonato. Após um início irregular, em grande parte fruto da jovem equipe usada contra Brasil, França e Venezuela na primeira fase, os europeus chegaram muito fortes para a segunda etapa, com seu time completo batendo Estados Unidos e Polônia sem perder sets.

Ciente dessa ascensão sérvia, o levantador norte-americano Ball, destaque de sua equipe na vitória sobre o Brasil, admitiu preferir uma decisão contra a Rússia, até de olho nos Jogos de Pequim. "Queria enfrentar a Rússia na final. Ainda não os enfrentamos, e serviria de preparação para as Olimpíadas", comentou o veterano jogador. "Eles [sérvios] estão com um bom aproveitamento em quase todos os fundamentos e é difícil bater um time assim. Espero que possamos mostrar o mesmo que fizemos contra o Brasil. Só assim conseguiremos ser campeões".

Do outro lado, o levantador Nikola Grbic reconheceu que mais uma vitória fácil sobre os Estados Unidos, como na primeira partida da segunda fase, seria uma ilusão. "Vai ser um jogo completamente diferente do primeiro. Gostaria que fosse o mesmo, mas com certeza não será. Especialmente porque eles estão em crescimento desde o início", analisou o capitão da Sérvia.




http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas/2008/07/27/ult4367u2119.jhtm

sábado, 26 de julho de 2008

Países lusófonos decidem promover a língua portuguesa no mundo









Lisboa, 25 jul (EFE).- Os oito países da comunidade lusófona, nos quais vivem 240 milhões de pessoas, concordaram hoje em promover a língua portuguesa em nível internacional e aumentar sua presença na internet.


Na 7ª Cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que contou com a participação de Brasil, Portugal e outras seis ex-colônias lusas, também foi decidido aumentar a cooperação, as relações políticas e culturais e as ações promovidas ao resto do mundo e aos organismos multilaterais.


O presidente português, o conservador Aníbal Cavaco Silva, se declarou muito satisfeito com os resultados da reunião, e destacou que a língua portuguesa se tornará um idioma "mais internacional".


O primeiro-ministro de Portugal, o socialista José Sócrates, cujo país assumiu hoje a Presidência rotatória da CPLP em substituição da Guiné-Bissau, declarou que as prioridades de sua gestão serão, além da língua, educação, cultura, energia e segurança alimentar.


A esse respeito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou a favor de medidas contra a crise mundial de alimentos, pela qual responsabilizou o protecionismo, o preço do petróleo e o abandono da agricultura, entre outros fatores, mas não os biocombustíveis.


Lula defendeu a fabricação de combustíveis a partir da agricultura, deu como exemplo o próprio Brasil e defendeu a redução da dependência de alimentos importados a preços artificialmente baixos com maiores recursos agrícolas e a eliminação de práticas desleais e subsídios no comércio mundial.


Sócrates anunciou que promoverá uma reunião de ministros de Energia, encorajou o investimento de recursos na língua, pois é "onde se joga o futuro da afirmação da CPLP" e destacou o aumento de influência desta organização e o peso que o Brasil ganhou no mundo, assim como o adquirido por Angola na África.


Esta ex-colônia portuguesa exercerá a próxima Presidência da CPLP, a partir de 2010, e abrigará esse ano a 8ª cúpula do organismo, criado em 1996, e cujo novo secretário-executivo é agora Domingo Simões, da Guiné-Bissau.


O chefe de Estado dessa nação, João Bernardo "Nino" Vieira, reconheceu as dificuldades que a comunidade lusófona teria como a "descontinuidade geográfica" entre seus membros e a "falta de recursos".


Mas Sócrates destacou que "nas diferenças entre os membros há também uma grande riqueza e possibilidades de cooperação".


O governante luso defendeu a fixação de datas para a adoção do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em nível internacional, que seu país promulgou na semana passada, apesar das críticas de intelectuais e acadêmicos contrariados por supostas imposições do Brasil para unificar as variantes européia e americana do idioma.


Na reunião, foi aprovada a incorporação como observador do Senegal, país da África francófona que compartilha esse estatuto com as Ilhas Maurício e a Guiné Equatorial.


O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, participou da cúpula, mas não foram realizados seus desejos de adesão plena à CPLP, que concordou em estudar essa possibilidade visando a cúpula de 2010, na qual poderia ser examinada também a entrada como observador do Marrocos.


A declaração final da cúpula defendeu os valores da democracia, os direitos humanos e a justiça social, pediu a "revitalização" da ONU e encorajou a consolidação da estabilidade na Guiné-Bissau e no Timor-Leste.


Os documentos da cúpula, que incluíram um acordo de proteção consular entre os membros, respaldaram a luta contra a Aids, a participação da sociedade civil na comunidade e a circulação de bens culturais.


Além de Lula, Cavaco e Vieira, participaram da cúpula os chefes de Estado de Cabo Verde, Pedro Pires; São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes e Timor-Leste, José Ramos-Horta.


Angola foi representada pelo primeiro-ministro Fernando Dias dos Santos, e Moçambique pelo ministro de Exteriores, Oldemiro Balói. EFE


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL701305-5602,00-PAISES+LUSOFONOS

+DECIDEM+PROMOVER+A+LINGUA+PORTUGUESA+NO+MUNDO.html


sexta-feira, 25 de julho de 2008

Busca por estudantes perdidos no AM mobilizou 170 homens











Integrantes dos bombeiros, do Exército e da Aeronáutica participaram do resgate.

Jovens ficaram perdidos em área de reserva florestal durante 32 horas.
Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

Os quatro estudantes que desapareceram em uma reserva natural na Amazônia foram encontrados na noite de quinta-feira (24). A operação de resgate mobilizou 170 homens do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Aeronáutica.

Veja o site do Bom Dia Brasil

Paulo Vilela Cruz, de 23 anos, de Rondônia; Galileu Petronilo Silva Dantas, 26, do Rio Grande do Norte; André Silva Fernandes, 22, de Goiás; e Ricardo Thorman Scherer, 26, do Rio Grande do Sul, sumiram na quarta-feira (23), quando entraram na reserva ecológica para fazer pesquisas de campo. A área florestal é vinculada ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizada no km 26 da estrada Manaus-Itacoatiara (AM-010).

Sem ajuda dos guias, os biólogos acabaram perdidos. Na quinta-feira (24), durante as buscas, um helicóptero das Forças Armadas sobrevoou a região, enquanto soldados percorreram trilhas. Duas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros pernoitaram na selva. Uma delas acabou encontrando os jovens pesquisadores.

Lição
Foram 32 horas perdidos na reserva. Enquanto procuravam o caminho de volta, os pesquisadores beberam água do rio, racionaram comida e montaram um acampamento improvisado para passar a noite. Da experiência, eles tiraram uma lição. “Levar mais material, mapas, GPS, prestar mais atenção nas trilhas e, e possível, levar uma pessoa mais experiente com a gente”, afirmou Dantas.

Um pouco desidratados, mas sem nenhum arranhão, os quatro biólogos foram encontrados no fim da noite. O biólogo Scherer explicou que o grupo errou ao perder a trilha na hora de voltar. "Na volta pegamos a direção errada", afirmou. Cruz admite que faltou experiência. “Não levamos mapas, deveríamos estar um pouco mais preparados”, comentou.



http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL700471-5598,00-BUSCA+POR+ESTUDANTES+PERDIDOS+NO+AM+
MOBILIZOU+HOMENS.html

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Autoridades investigam se documento usado por Karadzic foi falsificado











Belgrado, 24 jul (EFE).- As autoridades sérvias anunciaram hoje que estão investigando através de uma perícia se o documento de identidade usado pelo acusado de crimes de guerra Radovan Karadzic, detido na segunda-feira, foi falsificado ou não.


Os dados no documento, que Karadzic usava com a identidade falsa de Dragan Dabic, coincidem totalmente com os de uma pessoa de mesmo nome que vive na cidade sérvia de Ruma.


Os dois documentos só são diferentes na fotografia, disse hoje à imprensa o presidente do conselho nacional sérvio para a cooperação com o Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), Rasim Ljajic.


"Todos os dados no documento nacional de identidade do cidadão Dragan Dabic, do número único de cidadão até o número de série e a data de emissão, são idênticos, como no usado por Karadzic", disse.


O documento foi emitido em 20 de abril de 1999 em Ruma, segundo Ljajic, que disse que investigará se é falsificado.


Karadzic foi detido na segunda-feira passada pelos serviços de inteligência sérvios nos arredores de Belgrado, onde vivia com identidade falsa com o nome de Dragan Dabic e trabalhava com medicina alternativa.


O ex-líder político servo-bósnio é acusado pelo TPII pelo genocídio em Srebrenica, cerco a Sarajevo e outros graves crimes contra a humanidade cometidos durante a Guerra da Bósnia (1992-1995).


A captura de Karadzic abriu as perguntas sobre onde e como se escondeu durante mais de doze anos, quando "desapareceu", após ser acusado e ser ditada contra ele uma ordem internacional de busca e captura. EFE





http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL690764-5602,00-AUTORIDADES+INVESTIGAM+SE+DOCUMENTO+USADO+POR+KARADZIC+FOI+FALSIFICADO.html

quarta-feira, 23 de julho de 2008

DEM deve expulsar deputado preso em agosto, diz senador











Assembléia Legislativa do Rio decidiu que não convocará sessão extraordinária para julgar caso

Pedro Venceslau e Alexandre Rodrigues - O Estado de S. Paulo

Natalino foi preso na madrugada de terça

Marcos D'Paula/AE

Natalino foi preso na madrugada de terça

RIO e SÃO PAULO -
Para evitar maiores danos a imagem do partido em pleno período eleitoral, o Democratas sinalizou que vai expulsar sumariamente o deputado estadual do Rio de Janeiro Natalino Guimarães, preso em flagrante acusado de chefiar um grupo de milicianos chamado "Liga da Justiça". Assim que soube da notícia pela imprensa, o ex-senador Geraldo Althoff, titular do Conselho de Ética do partido, enviou para o presidente da sigla, deputado Rodrigo Maia, que está em Madrid, de férias, uma representação solicitando a expulsão sumária do parlamentar.

Maia, por sua vez, marcou reunião da executiva partidária para a primeira semana de agosto, quando a decisão será tomada. O senador Demóstenes Torres (GO) foi escolhido relator do caso.No partido, porém, a expulsão é dada como certa: "Pela jurisprudência anterior, a expulsão sumária do deputado Natalino Guimarães deverá ser decidida por unanimidade", adianta uma assessora do DEM. A decisão foi divulgada no blog do partido:"o artigo 97 do Estatuto do Democratas prevê expulsão com cancelamento de filiação partidária, nos casos de extrema gravidade".

"Vou dar parecer pela expulsão sumária. Não tem a menor condição dele ficar", afirma Torres. O relator não acredita que o caso vai prejudicar o desempenho do DEM no Rio. "Não prejudica. Isso podia acontecer em qualquer outro partido. Não vamos expulsá-lo antes pois temos que seguir um procedimento partidário, um estatuto. Se não, Natalino pode ir na justiça e anular a expulsão", conclui.

Julgamento da assembléia

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu não convocar sessão extraordinária da casa para analisar a prisão em flagrante do deputado estadual Natalino Guimarães(DEM). O parlamentar foi preso na madrugada de terça-feira, 22, sob a acusação de liderar uma milícia na zona oeste da capital fluminense. A casa dele foi cercada por policiais e, segundo a polícia, comparsas reagiram à ação com tiros.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj, Paulo Melo, explicou que só analisará os autos da prisão na volta do recesso, no dia 5 de agosto. Até lá, salvo decisão em contrário da Justiça, Natalino permanecerá na prisão. Se, em agosto, a CCJ entender que a prisão foi ilegal, o caso será levado ao plenário, que por maioria simples poderá determinar a libertação do deputado. Melo informou ainda que irá ao presídio de Bangu, na companhia de outros parlamentares, para verificar as condições em que se encontra Natalino.




www.estadao.com.br/cidades/not_cid210696,0.htm

terça-feira, 22 de julho de 2008

Grupo ambientalista declara apoio a Obama em seis eventos simultâneos











da Associated Press, em Washington

A Liga dos Votos da Conservação, um dos principais grupos ambientalistas dos EUA, declarou apóio já esperado ao provável candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama em seis eventos simultâneos realizados em diferentes locais do país.

O endosso, oficializado nesta segunda-feira, não é uma surpresa para a campanha democrata já que o partido é conhecido historicamente como mais ambientalista que os republicanos e, por isso, costuma conseguir o apoio destes grupos.

Em um registro da carreira política dos presidenciáveis no Senado, a Liga aponta que Obama votou favoravelmente em 67 projetos de leis favoráveis. Já o senador republicano por Arizona, John McCain, nem ao menos compareceu à sessão do Senado para os projetos de lei acompanhados pelo grupo.

"Quando você olha especificamente nos objetivos gêmeos de acabar com o aquecimento global e se mover na direção de um futuro com energia limpa, Obama tem o plano mais amplo que nós já vimos para um candidato presidencial", disse o presidente da Liga, Gene Karpinski.

O grupo endossa candidatos presidenciais desde 1980 e nunca escolheu um republicano.

Obama, que está em viagem pelo Oriente Médio e Europa, agradeceu o apoio em um comunicado. "Juntos criaremos um futuro melhor, mais limpo e mais seguro".

Outros dois grupos ambientalistas, Amigos da Terra e Sierra Club, anunciaram seu apoio a Obama no começo deste ano, citando o apoio de McCain à exploração das reservas de petróleo costeiras, a expansão da energia nuclear e incentivando o consumo de gasolina. Ambos os grupos apoiaram apenas democratas em toda sua trajetória.

Os membros do Fundo de Ação da Vida Selvagem, que ainda não anunciou seu endosso, disse que a imagem de McCain como alguém que quer combater os efeitos do aquecimento global não está de acordo com seu registro de votação no Senado.

"A campanha de McCain mostra que ele não apóia a causa, seu registro em temas ambientais é decididamente confuso, comparado ao de Barack Obama", disse William Lutz, diretor do grupo.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u424885.shtml

domingo, 20 de julho de 2008

Dercy é velada na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro











Aos 101 anos, comediante não resistiu a pneumonia; enterro será na cidade natal, Santa Maria Madalena.

Agência Estado

Comediante morreu neste sábado, aos 101 anos

Amigos, parentes e fãs da atriz e comediante Dercy Gonçalves acompanham neste domingo, 20, o velório da humorista no saguão da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, no centro da cidade. Dercy, que tinha 101 anos, morreu na tarde de sábado, vítima de pneumonia.
A primeira a chegar ao velório foi a atriz e ex-vedete Virgínia Lane, de 88 anos, a melhor amiga de Dercy. "Fiz questão de ser a primeira. Quero que ela saiba que eu fui a primeira a cumprimentá-la. Ela vai para um lugar onde daqui a pouco eu também vou estar. Éramos muito amigas. Lembro que ela me dizia: você vai longe com essas longas pernas", disse Virgínia.
O velório começou por volta das 10h30, com a chegada da única filha da atriz, Maria Dercimar Senra, que aviou que não gostaria que o clima fosse fúnebre, porque Dercy gostaria que sua morte fosse como uma festa. Entre as coroas de flores enviadas à família, há uma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia. A presença do governador Sérgio Cabral é aguardada para esta tarde. O velório estará aberto ao público até as 18h.

Foto: Juan Guerra/AE

Dercy durante o Tal Show Dercy Gonçalves, no último dia 14 de julho, no Bar do Nelson, em SP
O corpo de Dercy deixará a Alerj por volta das 10h de amanhã, quando parte para Santa Maria Madalena, onde ela nasceu. Lá, será velado no Clube Montanhês. O enterro está previsto para o meio-dia de terça-feira, quando se comemora o dia da padroeira da cidade. Na hora do sepultamento, será tocado o samba que a Viradouro fez, em 1991, em homenagem à atriz. "Ela sempre disse que gostaria de morrer no dia da padroeira. Como morreu poucos dias antes, faremos o enterro neste dia", disse Nestor Lopes, presidente do Museu Dercy Gonçalves, na cidade.

Segundo nota divulgada pelo Hospital São Lucas, em Copacabana, Dercy chegou à unidade com sinais de "uma pneumonia comunitária grave", que, segundo os médicos, evoluiu rapidamente para um quadro de "sepse pulmonar e insuficiência respiratória".

O prefeito de Santa Maria Madalena, Clementino da Conceição, declarou luto oficial de uma semana na cidade. O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Cesar Maia, decretaram luto oficial no Estado do Rio e na capital em homenagem à atriz. Cesar Maia também afirmou no sábado que vai buscar um logradouro ou equipamento público para batizar com o nome da atriz.

Foto: Luciana Prezia/AE

Dercy Gonçalves no sambódromo do Rio, durante o desfile das campeãs em 2005
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota de pesar pelo falecimento da humorista. Lula, que continua nesse domingo sua viagem oficial à Colômbia, afirmou que "a irreverência e a força da personalidade de Dercy Gonçalves vão deixar saudades em todos os brasileiros". O presidente disse que as atuações de Dercy , "foram um marco para o humorismo nacional". "A idade não importava, a verdade é que Dercy se manteve jovem durante toda a vida", acrescenta o presidente, que ressalta a coragem da atriz: "nascida numa pequena cidade no interior do Rio, ela teve a coragem de optar pela vida artística e enfrentar os preconceitos até alcançar o devido reconhecimento profissional. A sua filha, amigos e fãs, meus sinceros pêsames", conclui.

Na segunda-feira, Dercy fez um talk show no Bar do Nelson, da empresária Lilian Gonçalves, em uma das comemorações de seus 101 anos. No bar, que fica no centro de São Paulo, ela contou ter 102 anos, mas, como seus pais demoraram a registrá-la, ficou com 101. A atriz incluiu na idade o período em que estava na barriga de sua mãe e pediu um bolo de 103 anos, porque queria "entrar para o Guinness Book".

Polêmicas e palavrões
Dercy Gonçalves nasceu em Santa Maria Madalena (RJ), em 23 de junho de 1907. Na verdade, chamava-se Dolores Gonçalves Costa. Sua mãe, Margarida, abandonou muito cedo a família, tão logo soube da infidelidade do marido. Dercy foi criada pelo pai, um alfaiate nascido em Portugal e que tentou educá-la com toda a rigidez possível. Mas não tinha jeito: sob as barbas dele, não raro Dolores já prenunciava a Dercy que viríamos a conhecer, escandalizando a cidadezinha com atitudes pouco aconselháveis a uma menina de sua época. Em casa, costumava pintar o rosto e representar para as irmãs - motivo suficiente para que o pai lhe aplicasse um corretivo.

Foto: Fabio Motta/AE

Dercy em 2005, na comemoração dos cem anos da Avenida Rio Branco. Ela foi madrinha do aniversário

Dercy começou a trabalhar muito cedo: foi bilheteira de cinema e ganhava dinheiro apresentando-se para hóspedes do pequeno hotel de sua cidade. Estreou pra valer em 1929, no elenco de uma Companhia Maria Castro. Fazia teatro itinerante pelo interior do País. Com um certo Eugênio Pascoal, compunha uma dupla batizada de "Os Pascoalinos".

Claro que se especializou na comédia e no improviso. Mas começou a se destacar de verdade no auge do teatro de revista brasileiro, nos anos 1930 e 1940. Em 1943, na companhia do empresário Walter Pinto, estrelou "Rei Momo na Guerra", de autoria de Freire Júnior e Assis Valente.

A partir da década de 1960, Dercy inicia uma série de espetáculos em que atuava sozinha. Nesses espetáculos, em que seguia viajando pelo Brasil, começou a introduzir monólogos nos quais contava casos de sua vida, já naquele estilo irreverente e desprovido de papas na língua. Nessa época, já atuara em uma dezena de filmes, especialmente as chanchadas e as comédias nacionais. Ao longo da vida, viria a atuar em 24 produções.

Na televisão, chegou a ser a atriz mais bem paga da TV Excelsior, em 1963. Entre 1966 e 1969, apresentou, na Rede Globo, um programa de auditório de muito sucesso - "Dercy de Verdade", que acabou saindo do ar por por causa da censura imposta pela ditadura militar. Reapareceu no final dos anos 1980, no corpo de jurados de Sílvio Santos.

No SBT, voltou a comandar um programa próprio, que teve curtíssima duração. Já idosa, dizendo-se vítima de um golpe que teria desfalcado suas finanças, retomou a carreira, já octogenária.

Em 1985, recebeu do Ministério da Cultura o Troféu Mambembe, numa categoria criada especificamente para homenageá-la: Melhor Personagem de Teatro. Seis anos depois, sua carreira virou samba-enredo no carnaval carioca. "Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo" foi o tema do primeiro desfile da Unidos do Viradouro entre as escolas doGrupo Especial. Dercy mostrou-se uma senhora de peito: aboletada no último carro, atravessou a avenida com os seios à mostra.

A polêmica e o escracho eram as marca de Dercy Gonçalves. Dizia não acreditar em santo e ter como religião a natureza: "Deus é um apelido. Para mim, ele não existe". Apesar disso, gostava de enaltecer a religiosidade da filha, Dercimar, e também o seu caráter: "A f.d.p. nunca me roubou".

Alertando os desavisados de que um dia já tinha sido criança, Dercy tinha lá suas vaidades e por isso fez mais de 10 plásticas. Tinha também suas esquisitices, se é que podemos chamá-las assim: dizia não gostar de sexo nem de tomar banho. Sua biografia, Dercy de Cabo a Rabo (Editora Globo), foi escrita por Maria Adelaide Amaral.
Fonte: Estadão




www.cidadeverde.com/entretenimento_txt.php?id=20269

sábado, 19 de julho de 2008

Ministro discute com líderes sindicais fim da greve dos Correios











Expectativa é de que seja feito o anúncio do acordo ainda nesta tarde.
Categoria está parada há 19 dias, e 130 milhões de cartas deixaram de ser entregues.





Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília





O ministro Hélio Costa (Comunicações) está reunido neste sábado (19) com os líderes da greve dos Correios e com a direção da empresa na busca de um acordo para a volta ao trabalho. A reunião teve início às 12h45, e a expectativa é de que seja feito o anúncio do acordo ainda nesta tarde.






Os funcionários dos Correios estão em greve desde 1° de julho. Segundo balanço divulgado pela empresa, a adesão é de 17,5% dos empregados e de 25,5% dos carteiros. Funcionários de 21 estados e do Distrito Federal aderiram à greve.






Neste período, 130,4 milhões de correspondências e 400 mil encomendas deixaram de ser entregues. Os serviços Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta foram suspensos.






A pauta de reivindicações dos grevistas abrange uma revisão no plano de cargos, carreiras e salários, uma gratificação de 30% do salário, além de um aumento na participação nos lucros.






Há ainda uma discussão sobre o desconto dos dias parados. Os sindicalistas exigem que não haja penalização para os grevistas. A última proposta do governo, no entanto, foi de descontar 50% do salário.




http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL652375-5598,00-MINISTRO+DISCUTE+COM+LIDERES+SINDICAIS+FIM+DA+GREVE+DOS+CORREIOS.html

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Gasto extra com piso dos docentes chega a R$ 1,8 bi






Gasto extra com piso dos docentes chega a R$ 1,8 b









Impacto será principalmente para pequenas cidades, segundo cálculo da Confederação Nacional de Municípios; Estados não fizeram a conta







Sérgio Gobetti, BRASÍLIA







A lei que institui o piso salarial do magistério, sancionada anteontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terá um custo alto para os cofres municipais e de alguns Estados mais pobres do País, onde muitos professores sobrevivem com salário baixo. Cálculos apresentados ontem pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) prevêem um gasto adicional de, no mínimo, R$ 1,8 bilhão para as prefeituras. Nos Estados, o impacto é desconhecido, mas também deve ser elevado.







Além de estabelecer o piso, a nova lei obriga os governos estaduais e municipais a reservarem pelo menos 33% da jornada de seus professores para atividades extraclasse. Ou seja, professores com jornada de 30 horas só podem dar 20 horas semanais de aula. O restante deve ser dedicado ao planejamento de aulas, por exemplo. "Isso obriga as prefeituras a contratar 16% a mais de professores", diz o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Atualmente, pelo Plano Nacional de Educação, os professores têm direito a reservar 20% a 25% da jornada para atividades fora de sala de aula.







Segundo os cálculos do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o aumento de 20% para 33% do tempo reservado a atividades extraclasse implica a contratação de um novo professor para cada dois já existentes. "Espera-se um ganho na qualidade do ensino, mas o impacto financeiro para Estados e municípios será grande", afirma a presidente da entidade, Maria Auxiliadora Seabra Rezende.







Pela nova lei, nenhum professor de 40 horas e escolaridade de nível médio (inclusive aposentado) poderá receber menos de R$ 1 mil a partir de 2009. Isso porque o piso de R$ 950 de 2008 deve ser corrigido pela inflação medida pelo INPC até o final deste ano. Como o piso é proporcional à jornada, docentes de 20 horas não podem ganhar menos que R$ 500 pela nova lei. De acordo com o Censo Escolar, existem no ensino básico 651 mil professores de nível médio e 1,73 milhão com curso superior, para os quais o piso será maior, de acordo com a diferença que já existe hoje nos planos de carreira de cada município e Estado. Por exemplo, se os professores com curso superior de um município ganham 25% a mais do que os de nível médio, o piso para eles (na jornada de 40 horas) cresce de R$ 1 mil para R$ 1.250.







Em São Paulo, segundo as estimativas da CNM, a média salarial atual já supera o piso (R$ 1.105,75) e poucos municípios terão gastos adicionais. Já no Norte e Nordeste, há vários Estados em que a média salarial do nível médio está abaixo dos R$ 700. No Pará, é de R$ 566, no Amapá, R$ 557, e no Rio Grande do Norte, R$ 479.







O texto sancionado exige que, ainda em 2009, sejam concedidos dois terços da diferença entre os salários atuais e os novos pisos. Para isso, prefeituras e Estados precisam refazer às pressas os cálculos de seus orçamentos, que devem ser enviados aos Legislativos até o próximo dia 31 de agosto.







O governo se compromete, pela lei, a usar até 10% dos repasses do Fundeb para ajudar no piso. Mas apenas terão direito ao auxílio os municípios que já gastam mais do que 25% de seu orçamento em educação e desde que comprovem isso com planilhas de cálculo. COLABOROU KARINA TOLEDO




www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080718/not_imp207949,0.php

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Robert Murat indemnizado em 750 mil euros por notícias falsas







EPA/ Andy Rain "Foi devastador, não só para mim, mas também para a minha família, a minha mãe e a minha filha", disse Robert Murat






O primeiro arguido no caso do desaparecimento de Madeleine McCannn vai receber 757 mil euros de indemnização de 11 órgãos de comunicação social ingleses, acusados de difamação. A decisão foi confirmada pelo Supremo tribunal britânico.






Robert Murat declarou sentir-se “justiçado” por 10 publicações e uma estação de televisão terem reconhecido a falsidade das informações publicadas sobre o seu alegado envolvimento no desaparecimento da menina inglesa do apartamento onde os pais passavam férias, em Maio do ano passado.







“Fico satisfeito que as publicações em causa tenham admitido a falsidade das suas alegações e agora posso começar a reconstruir a minha vida”, disse o queixoso, que se deslocou de propósito a Londres para a definição do acordo.







Já o advogado das publicações afirmou que os seus clientes “lamentam muito a angústia que estas notícias causaram” a Robert Murat, ao seu amigo Sergey Malinka e à namorada.







Os grupos media britânicos News International, Mirror Group Newspapers, Express Newspapers e Associated Newspapers vão ainda publicar, nos próximos dias, uma nota a reconhecerem terem divulgado notícias falsas e difamatórias.







Os jornais pronunciados são o Daily Express, Sunday Express, Daily Star, Daily Mail, London Evening Standard, Metro, Daily Mirror, Sunday Mirror, News of the World, Sun e Scotsman, assim como o canal de informação Sky News.







O jornal escocês “Scotsman” tinha chegado a acordo no final do mês de Maio. Ficou decidida a publicação de um pedido de desculpas pela publicação de um artigo com afirmações “difamatórias graves” e “completamente falsas”.







Uma centena de notícias terão mencionado Murat, Malinka e a namorada. Estes dois queixosos vão receber cerca de 250 mil euros em conjunto.







Robert Murat admite que a dúvida relativa a um envolvimento seu no desaparecimento da menina vai acompanhá-lo durante toda a vida. Murat, que continua arguido no processo, tem afirmado a sua inocência repetidas vezes.







A “solução” para a investigação ao desaparecimento da criança inglesa, do apartamento de um aldeamento turístico da Praia da Luz, no Algarve, será conhecida na próxima segunda-feira.






ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=355184&visual=26


quarta-feira, 16 de julho de 2008

Pesquisa aponta diferença na opinião de brancos e negros sobre Obama e McCain










da Folha Online

A maioria dos eleitores brancos e negros dizem que o país está pronto para um presidente negro, mas divergem significativamente quanto à visão dos prováveis candidatos Barack Obama e John McCain, segundo aponta pesquisa conjunta "New York Times"/CBS News.

Segundo a sondagem, 83% dos eleitores negros dizem ter uma opinião favorável em relação ao democrata Obama, que conta com um apoio histórico neste eleitorado. Entre os eleitores brancos, apenas 31% dizem ter uma visão positiva do democrata.

Já quanto ao republicano McCain, o cenário é muito menos favorável. Como previsto, ele é visto de maneira mais favorável entre os brancos, mas com uma porcentagem pouco maior que Obama, 35%. Entre os negros, apenas 5% indicaram ter uma visão positiva sobre o senador por Arizona.

AP
Democratic presidential candidate, Sen. Barack Obama, D-Ill., speaks during a news conference addressing the National Council of La Raza Convention in San Diego, Calif., Sunday, July 13, 2008. (AP Photo/Jae C. Hong) /// Republican presidential candidate, Sen. John McCain, R-Ariz,., visits his campaign headquarters in Phoenix, Sunday, July 13, 2008. (AP Photo/Carolyn Kaster)
Senador democrata Barack Obama (esq) é melhor avaliado entre os eleitores negros do que seu rival republicano, senador John McCain

Este cenário se repete quando os eleitores são questionados sobre seu entusiasmo em relação aos presidenciáveis. A maioria dos eleitores negros, 62%, diz estar entusiasmada com a candidatura de Obama, mas apenas 1% dizem o mesmo da candidatura de McCain.

Já os eleitores brancos apontam menor entusiasmo com ambos os candidatos, apenas 19% para Obama e 8% para McCain.

Talvez por um reflexo do maior apelo de Obama tanto entre brancos quanto entre negros, o democrata seja o candidato mais apontado na aposta dos eleitores sobre quem, independentemente de seu voto, irá ganhar as eleições. Segundo a sondagem do "NYT", 72% dos negros apontam Obama como o vencedor da disputa presidencial e 50% dos eleitores brancos dizem que ele substituirá o atual presidente George W. Bush.

O melhor desempenho de Obama entre os eleitores parece se refletir também para sua mulher, Michelle. A pesquisa aponta que 58% dos eleitores negros e 24% dos brancos tem uma visão favorável da possível futura primeira-dama.

Já a mulher de McCain, Cindy, tem uma visão positiva para 20% dos brancos e apenas 9% dos negros.

Imagem pública

AP
 Cindy McCain, left, looks at her husband Republican presidential candidate Sen. John McCain, R-Ariz., during a town hall meeting at the National Constitution Center in Philadelphia, Pa., Wednesday, June 11, 2008. (AP Photo/LM Otero) /// Democratic presidential candidate Sen. Barack Obama D-Ill., is introduced by his wife Michelle Obama, Friday, June 13,2008, prior to speaking at the Oakleaf Village retirement community in Columbus, Ohio. (AP Photo/Alex Brandon)
Michelle Obama (dir) também é mais popular entre eleitores negros do que Cindy McCain

Obama --que tem mais de 90% das intenções de voto entre os negros-- é visto pela grande maioria destes eleitores (72%) como um candidato que se preocupa com os problemas e necessidades de pessoas comuns e por 62% como um político patriota. Entre os brancos, estas porcentagens são muito menores, 31% e 32%, respectivamente.

Neste aspecto, McCain tem novamente um cenário negativo. Apenas 23% dos eleitores brancos dizem que ele se preocupa com os problemas dos eleitores brancos e uma porcentagem muito menor, 9%, dos negros diz o mesmo. Mas a experiência do republicano --veterano de Guerra do Vietnã e senador em seu quarto mandato-- parece influenciar na opinião dos eleitores sobre seu patriotismo. Quase 80% dos eleitores brancos e 56% dos eleitores negros dizem que ele é muito patriota.

Outro reflexo do maior apelo de Obama entre os negros é a grande porcentagem, 91%, de eleitores negros que dizem acreditar que Obama vai efetivamente trazer mudanças para Washington --principal tema de campanha do senador.

No caso do republicano, esta porcentagem é muito menor, apenas 14% dos negros e 30% dos brancos acreditam que ele mudará o modo como a política é feita nos EUA. No cenário geral, 61% dos eleitores dizem que McCain continuará com as políticas econômicas de Bush, número que sobe para 78% quando se fala das políticas de Bush para o Iraque.

Em um ano de baixa popularidade do presidente Bush e do Partido Republicano, ser visto como uma "continuação" do mandato atual pode afastar muitos eleitores de McCain.

A pesquisa "NYT"/CBS News foi realizada entre 7 e 14 de julho com 1.796 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.



www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u422996.shtml

terça-feira, 15 de julho de 2008

Pai de Jolie diz que está ‘duplamente’ feliz com nascimento de gêmeos









John Voight se disse estusiasmado com o nascimento dos netos.
Ele diz que ainda não falou com Jolie; pai e filha têm relação delicada.
Da AP

Foto: AP
AP
O ator John Voight, pai de Angelina Jolie (Foto: AP)

O ator John Voight, pai de Angelina Jolie, afirmou estar “duplamente” feliz e “empolgado” com o nascimento de seus netos gêmeos. Ele disse que ainda não conversou com a filha, com quem tem uma relação delicada. Os dois ficaram sem se falar por muitos anos.

Mas, em entrevista à agência de notícias Associated Press, na noite de segunda-feira (14), Voight declarou: “Meu coração está com eles e envio a eles todo meu amor”.

Jolie deu à luz no sábado à noite a Vivienne Marcheline e Knox Leon. O casal nasceu em Nice, na França, de cesareana. Brad Pitt acompanhou tudo de perto, ao lado da mulher.




http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL647135-7086,00-PAI+DE+JOLIE+DIZ+QUE+ESTA+DUPLAMENTE+FELIZ+
COM+NASCIMENTO+DE+GEMEOS.html

segunda-feira, 14 de julho de 2008

França tem 300 carros queimados em madrugada violenta









Quase 300 veículos foram queimados e 121 pessoas foram detidas nos atos de vandalismo que aconteceram na noite deste domingo na França, anterior à festa nacional do país.





Segundo o balanço provisório divulgado hoje pelo Ministério do Interior, 297 carros foram incendiados durante a noite passada, 211 deles na região de Paris, onde foram detidas 102 das 121 presas no país.





Além disso, também nos arredores de Paris, um ginásio ficou muito danificado por causa de um incêndio, aparentemente provocado, e um policial ficou ferido ao ser atingido por uma bomba.





Na noite de 13 para 14 de julho de 2007, o Ministério do Interior contabilizou 266 carros incendiados e 100 detenções.





www.primeiraedicao.com.br/?pag=brasil_mundo&cod=3396

domingo, 13 de julho de 2008

Reação à soltura é ''absolutamente normal'', diz presidente do STF







Mendes afirma ainda ter feito só ''registro'' contra o juiz De Sanctis; decisão gerou protestos contra ministro

Adriana Chiarini









O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse ontem considerar ''absolutamente normal'' as reações à sua decisão de libertar pela segunda vez, na sexta-feira, o banqueiro Daniel Dantas, principal alvo da Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Por outro lado, ao se referir ao manifesto assinado por juízes federais - que viram como uma intimidação o envio à corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de cópia da decisão do juiz Fausto Martin De Sanctis -, o ministro negou ter pedido uma investigação sobre o magistrado. De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, decretou as prisões preventivas de Dantas e de outros acusados.








''Não fiz representação formal, só o registro mesmo'', declarou, comentando sua decisão de enviar a sentença ao CNJ. Em outro momento, disse que o objetivo era ''o acompanhamento estatístico''.








Na opinião de alguns especialistas,porém, a decisão de Mendes tem um alcance maior. Segundo o professor de Direito José Ribas Vieira, tecnicamente o registro feito à corregedoria do CNJ equivale a um pedido de investigação.








GARANTIAS








O presidente do STF participou ontem da banca examinadora da tese de doutorado Do Direito ao Silêncio à Garantia de Vedação de Auto-incriminação - O STF e a Consolidação das Garantias Processuais Penais, apresentada pelo advogado Thiago Bottino do Amaral, na PUC do Rio. Durante seus comentários sobre a tese, o ministro observou que, em momento de insegurança, ''o Supremo não tem dúvida em afirmar que há que se realizar a segurança com respeito aos direitos e garantias fundamentais''.








Para ele, ''quando um juiz segue o canto da sereia da mídia, ele descumpre direitos e garantias fundamentais''.








Ao falar sobre habeas corpus, Mendes observou que existe um número elevadíssimo de pedidos desse recurso no STF: ''É dado revelador de alguma patologia no sistema ou de alguma incongruência.''








O ministro ressaltou que se deve aplicar ao processo penal o princípio da dignidade da pessoa humana. Concluiu elogiando o trabalho do candidato ao título de doutor, sob a perspectiva de diálogo e crítica ao STF: ''Não temam fazer críticas à jurisprudência do Supremo.''








Na sua tese, Bottino do Amaral afirmou que o estado de exceção no Brasil está presente na violência policial e do Exército, na procuradoria e também nos tribunais. ''Felizmente não está no Supremo e também não esteve antes, mesmo com a mudança total dos componentes da corte'', afirmou, após ter estudado a jurisprudência do STF de 1988 a 2007.








O autor, que teve a tese aprovada, citou a ''banalização dos monitoramentos telefônicos e a exibição de pessoas com algemas, sem necessidade, e de roupas íntimas, na intimidade do seu lar''. Era uma referência direta à prisão do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, filmado quando era preso, ainda de pijama, na Operação Satiagraha.








''A gente vive um regime de caça às bruxas até dentro de tribunais, com muita gente cedendo à pressão'', disse o advogado. Também integrava a banca o professor Mauro Dias, que referiu-se à existência de um ''terrorismo estatal'' no País: ''O ativismo judicial tem levado o Judiciário a opções trágicas.''








EMBATES

Os atritos entre Mendes e juízes e procuradores começaram após a sua decisão de libertar, às 23h30 de quarta-feira, dia seguinte à operação da PF, o banqueiro Daniel Dantas. Eles criticaram a decisão do presidente do STF.








Na quinta-feira, porém, o juiz De Sanctis mandou prender preventivamente Dantas, sob a acusação de corrupção ativa. O chefe do Supremo se sentiu afrontado e viu descumprimento à sua ordem anterior. Tanto que pediu investigação do magistrado pelo Conselho Nacional de Justiça, pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e pela corregedoria do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região. Essa iniciativa gerou o abaixo-assinado de juízes federais defendendo De Sanctis.








www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080713/not_imp205073,0.php

sábado, 12 de julho de 2008

Associação dos Delegados da PF critica decisão de presidente do STF







Ernesto Rodrigues/ Agência Estado

O sócio-fundador do Banco Opportunity, Daniel Dantas, deixou a carceragem da PF em SP nesta 6ª

Agência Brasil

<

>>PF acusa Dantas de espionar juízes

A Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou nota em que manifesta sua indignação em relação à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, de suspender a prisão preventiva do banqueiro Daniel Dantas.

Para a entidade, Mendes agiu em desacordo à jurisprudência, que autoriza a prisão preventiva no caso de prejuízo à instrução criminal. Na nota, divulgada na noite de ontem (11), a associação também alega que a decisão do presidente do STF desprezou o esforço desenvolvido pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e pela Justiça Federal, além da “criteriosa análise da legalidade e adequação” do pedido de prisão preventiva, decretado pelo juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, quinta-feira (10).

A associação refuta que o foco principal da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, tenha sido desviado para o uso de algemas nos presos, para o suposto vazamento de informações pela Polícia Federal e para “pseudo-monitoramentos irregulares que não se confirmaram e cuja apuração nunca foi requisitada pelas autoridades hipoteticamente vitimadas, enquanto as denúncias sobre o desvio de bilhões de reais dos cofres públicos, inclusive com a tentativa de suborno de um Delegado de Polícia Federal, são tratados com menor rigor".

A ADPF classifica como inadmissível que Mendes tenha se referido aos responsáveis pela operação policial como “canalhas” e “gângsteres”, quando esta agiu conjuntamente com o Ministério Público e com o Poder Judiciário, “norteados para a desejada e tempestiva mudança de um sistema historicamente focado na prisão de criminosos desassistidos”.

A manifestação da entidade se soma às de juizes federais e procuradores regionais da República da 3ª Região, em São Paulo. Por meio de um abaixo-assinado, 130 juízes federais disseram ontem estar indignados com o fato de Gilmar Mendes ter pedido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Conselho da Justiça Federal e à Corregedoria Geral da Justiça Federal da 3ª Região que investigassem a decisão do juiz federal Fausto De Sanctis de autorizar a prisão preventiva do banqueiro Daniel Dantas.

Os 26 procuradores regionais que assinaram o manifesto divulgado ontem também criticaram a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal. “O regime democrático foi frontalmente atingido pela decisão, proferida em tempo recorde, desconstituindo as 175 páginas da decisão, que decretou a prisão temporária de conhecidas pessoas da alta sociedade brasileira”, diz o documento, referindo-se ao fato de Mendes ter analisado em poucas horas o pedido de habeas corpus que havia sido apresentado pela defesa de Dantas.


www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=914075


sexta-feira, 11 de julho de 2008

Delegado aguarda laudo do IML de menino baleado na Tijuca









O porteiro do prédio em frente ao ocorrido era esperado na delegacia.
Mãe do menino poderá prestar depoimento em casa, na próxima semana.
Alba Valéria Mendonça, Do G1, no Rio


O delegado titular da 19a. DP (Tijuca), Walter Alves de Oliveira, ainda espera o laudo cadavérico do menino João Roberto Soares, de 3 anos, morto no domingo (6), durante uma suposta perseguição de policiais militares a criminosos na Tijuca, na Zona Norte do Rio. Ele também aguarda, para esta sexta-feira (11), que o porteiro do prédio que viu a ação dos policiais preste depoimento.

Walter Oliveira também vai pedir o boletim de atendimento médico do menino no Hospital Copa D'Or. Ele quer a descrição dos fragmentos de bala encontrados na roupa da criança.

Mãe deve depor na próxima semana

Quanto ao depoimento da mãe do menino, a advogada Alessandra Soares, o delegado disse que deverá ouvi-la na próxima semana. O delegado disse que, por uma questão de humanidade, poderá poupá-la.

"Ela pode vir prestar depoimento quando desejar. Posso inclusive ouvi-la na casa dela ou em outro lugar para preservá-la".

Na noite do dia 6, dois policiais militares do 6o. BPM (Tijuca), que estariam perseguindo criminosos, alvejaram o carro da advogada, na Rua Espírito Santo Cardoso, na Tijuca.

Segundo imagens gravadas pelas câmeras de segurança de um dos prédios da rua, os policiais teriam confundido o carro da advogada com o carro dos criminosos. Segundo o laudo do local, os PMs teriam disparados mais de 15 tiros contra o carro da advogada, que estava com os dois filhos - João Roberto, de 3 anos, e Vinícius, de 9 meses - dentro do carro.




http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL643731-5606,00-DELEGADO+AGUARDA+LAUDO+DO+IML+DE+MENINO+BALEADO+NA+TIJUCA.html

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Obama e McCain trariam vantagens para o Brasil, dizem pesquisadores













Brasilianistas dizem que democrata teria uma política mais aberta a acordos bilaterais.

O republicano poderia ser mais vantajoso para a economia brasileira.
Daniel Buarque Dio G1, em São Paulo


A vitória de qualquer um dos dois candidatos à Presidência dos Estados Unidos, nas eleições de novembro, traria diferentes vantagens para a relação do Brasil com a maior potência do mundo, segundo a avaliação de pesquisadores ouvidos pelo G1. Segundo três brasilianistas, tanto o democrata Barack Obama quanto o republicano John McCain melhorariam a política de relações exteriores, trazendo benefícios para o Brasil.

Foto: Reuters
Reuters
O candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama (Foto: Reuters)

A conquista da Casa Branca pelos democratas, com um governo de Barack Obama, que aparece à frente nas primeiras pesquisas de intenção de voto, mudaria o perfil de todas as relações internacionais dos Estados Unidos, segundo John Crocitti, professor de história da América Latina na Universidade Mesa, da Califórnia, especializado em Brasil.

“Obama parece mais disposto a negociar, encontrar os líderes e grupos que normalmente não têm apoio dos EUA. Ele teria uma posição mais suave em relação a Cuba, a Chávez, Morales. Nesta situação, acho que Obama melhoraria as relações dos EUA com o Brasil, sem obrigar este importante aliado a ter nenhuma postura especifica, mas poderia negociar mais acordos, o que seria bom para os dois países. Acho que Obama seria melhor para o Brasil”, disse, em entrevista ao G1.

Foto: AFP
AFP
John McCain, durante discurso no Canadá (Foto: AFP)

“A expectativa criada por todo o mundo em torno de Obama vai acabar forçando seu governo a ter uma postura mais liberal, de esquerda, por mais que esta não seja necessariamente sua proposta. McCain não vai aceitar nenhum tipo de pressão, e quando ela acontecer, ele deve reagir de forma militar.”

Potencial

A opinião dele vai de acordo com a do vice-presidente do instituto Diálogo Interamericano, Michael Shifter, especializado em política de relações exteriores e relações entre os Estados Unidos e a América Latina. Segundo Shifte, Obama é um rosto novo, que traria mudanças para a política norte-americana, dando motivos para empolgação de brasileiros com sua eleição.

“Obama tem o potencial de mudar a relação com o Brasil, ao contrário de Mccain, que é um político de ação mais tradicional. Não acho que haja motivos para acreditar que, agora, ele entenda bem o Brasil, já que a América Latina não é o foco atual dos EUA, mas o Brasil pode ficar feliz com uma visão política mais aberta de Obama de que de McCain”, disse Shifter, em entrevista ao G1, por telefone.

“Obama teria um olhar mais aberto para fora dos Estados Unidos”, disse Crocitti. “Ele estará aberto aos latinos, aos africanos, aos europeus, mas sem comprometer os interesses dos Estados Unidos. Vai ser uma mudança de forma, em vez de se impor pela força, Obama vai tentar formar mais alianças multilaterais, sem necessidade de força militar. Ele não vai ser uma salvador do mundo, mas vai dar uma nova cara às relações internacionais dos EUA.”

Economia

A principal vantagem para o Brasil de uma vitória de McCain estaria na economia, segundo Susan Kaufman Purcell, diretora do Centro de Políticas Hemisféricas da Universidade de Miami. “Em termos de políticas concretas, McCain parece ser melhor para os interesses do Brasil em relação à política do etanol. Ele falou contra os impostos norte-americanos e contra os subsídios ao etanol de milho no país. As duas posturas são boas para a economia brasileira”, disse, em entrevista ao G1.

Segundo ela, Obama não pode fazer este tipo de promessa que traria vantagens para a economia brasileira para não comprometer seu eleitorado em estados-chaves.

“As pessoas estão mais empolgadas com a candidatura de Obama por muitas razões, incluindo sua personalidade e carisma. As pessoas projetam nele seus desejos de liderança, se identificam com ele. Além disso, há um grande cansaço relacionado ao governo Bush”, disse.

Para Shifter, entretanto, é difícil garantir esta postura de um possível governo do republicano, já que há muita pressão interna no país em relação à postura do governo quanto à globalização e ao livre mercado.

“Tomaria cuidado em apostar numa mente mais aberta de McCain em relação ao livre comércio. Os EUA estão muito ansiosos com esta questão, e não é apenas entre os democratas que há uma tendência protecionista. O próprio Obama tem mudado de discurso e soado menos protecionista recentemente, para poder lutar pela Presidência. Ele sabe que precisa assumir sua responsabilidade global, menos populista que seu discurso tradicional”, disse.



http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL641477-15525,00-OBAMA+E+MCCAIN+TRARIAM+VANTAGENS+PARA

+O+BRASIL+DIZEM+PESQUISADORES.html

quarta-feira, 9 de julho de 2008

MPF dá parecer contrário a habeas-corpus para Dantas









José Conceição / Agência Estado

Celso Pitta também fi preso durante a operação





Agencia Estado




Leia também:
*STF pode julgar hoje pedido de habeas para Dantas
*Poder de corrupção de grupos de Dantas e Nahas assusta a PF
*Dantas e 8 suspeitos presos no Rio embarcam para SP
*STF vetou à CPI dados que levaram à prisão de Dantas
*Dantas pode obter habeas no STF
*Greenhalgh diz que advogou para Dantas dentro da lei
*PF já prendeu 17 pessoas na Operação Satiagraha


O subprocurador-geral da República Wagner Gonçalves enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer contrário a possível concessão de habeas-corpus ao banqueiro Daniel Dantas, sócio-fundador do Grupo Opportunity, e à irmã, Verônica, presos ontem pela Polícia Federal (PF) na Operação Satiagraha. Segundo nota emitida hoje pelo Ministério Público Federal (MPF), no documento, Gonçalves afirma que "não há, no caso, ameaça de violência ou coação iminente à liberdade demonstrada de modo objetivo ou, no mínimo, plausível".






O subprocurador alega que o habeas-corpus não deve ser concedido porque o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) negaram, em caráter liminar, pedidos feitos pela defesa do banqueiro e ainda não julgaram o mérito das decisões. Nos dois tribunais, os advogados tentaram ter acesso à investigação existente contra Daniel Dantas nas Varas Federais de São Paulo. O pedido dos advogados teve como base a reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, em 26 de abril, na qual se afirmava que a PF investigava o banqueiro.






De acordo com o MPF, Gonçalves disse que, a cada nova tentativa, Daniel e Verônica "agregam novos dados e informações, tudo a partir de uma reportagem de jornal, fazendo uma instrução inadmissível. Afora isso, pretendem uma decisão liminar satisfativa, sem que as instâncias anteriores tenham apreciado o mérito do pedido". No Supremo, a defesa de Dantas solicita que ele e sua irmã possam aguardar em liberdade o trâmite da investigação decorrente da operação. O pedido deverá ser analisado pelo presidente da Corte, o ministro Gilmar Mendes.


www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=912082

Google