da Folha Online
A maioria dos eleitores brancos e negros dizem que o país está pronto para um presidente negro, mas divergem significativamente quanto à visão dos prováveis candidatos Barack Obama e John McCain, segundo aponta pesquisa conjunta "New York Times"/CBS News.
Segundo a sondagem, 83% dos eleitores negros dizem ter uma opinião favorável em relação ao democrata Obama, que conta com um apoio histórico neste eleitorado. Entre os eleitores brancos, apenas 31% dizem ter uma visão positiva do democrata.
Já quanto ao republicano McCain, o cenário é muito menos favorável. Como previsto, ele é visto de maneira mais favorável entre os brancos, mas com uma porcentagem pouco maior que Obama, 35%. Entre os negros, apenas 5% indicaram ter uma visão positiva sobre o senador por Arizona.
AP |
Senador democrata Barack Obama (esq) é melhor avaliado entre os eleitores negros do que seu rival republicano, senador John McCain |
Este cenário se repete quando os eleitores são questionados sobre seu entusiasmo em relação aos presidenciáveis. A maioria dos eleitores negros, 62%, diz estar entusiasmada com a candidatura de Obama, mas apenas 1% dizem o mesmo da candidatura de McCain.
Já os eleitores brancos apontam menor entusiasmo com ambos os candidatos, apenas 19% para Obama e 8% para McCain.
Talvez por um reflexo do maior apelo de Obama tanto entre brancos quanto entre negros, o democrata seja o candidato mais apontado na aposta dos eleitores sobre quem, independentemente de seu voto, irá ganhar as eleições. Segundo a sondagem do "NYT", 72% dos negros apontam Obama como o vencedor da disputa presidencial e 50% dos eleitores brancos dizem que ele substituirá o atual presidente George W. Bush.
O melhor desempenho de Obama entre os eleitores parece se refletir também para sua mulher, Michelle. A pesquisa aponta que 58% dos eleitores negros e 24% dos brancos tem uma visão favorável da possível futura primeira-dama.
Já a mulher de McCain, Cindy, tem uma visão positiva para 20% dos brancos e apenas 9% dos negros.
Imagem pública
AP |
Michelle Obama (dir) também é mais popular entre eleitores negros do que Cindy McCain |
Obama --que tem mais de 90% das intenções de voto entre os negros-- é visto pela grande maioria destes eleitores (72%) como um candidato que se preocupa com os problemas e necessidades de pessoas comuns e por 62% como um político patriota. Entre os brancos, estas porcentagens são muito menores, 31% e 32%, respectivamente.
Neste aspecto, McCain tem novamente um cenário negativo. Apenas 23% dos eleitores brancos dizem que ele se preocupa com os problemas dos eleitores brancos e uma porcentagem muito menor, 9%, dos negros diz o mesmo. Mas a experiência do republicano --veterano de Guerra do Vietnã e senador em seu quarto mandato-- parece influenciar na opinião dos eleitores sobre seu patriotismo. Quase 80% dos eleitores brancos e 56% dos eleitores negros dizem que ele é muito patriota.
Outro reflexo do maior apelo de Obama entre os negros é a grande porcentagem, 91%, de eleitores negros que dizem acreditar que Obama vai efetivamente trazer mudanças para Washington --principal tema de campanha do senador.
No caso do republicano, esta porcentagem é muito menor, apenas 14% dos negros e 30% dos brancos acreditam que ele mudará o modo como a política é feita nos EUA. No cenário geral, 61% dos eleitores dizem que McCain continuará com as políticas econômicas de Bush, número que sobe para 78% quando se fala das políticas de Bush para o Iraque.
Em um ano de baixa popularidade do presidente Bush e do Partido Republicano, ser visto como uma "continuação" do mandato atual pode afastar muitos eleitores de McCain.
A pesquisa "NYT"/CBS News foi realizada entre 7 e 14 de julho com 1.796 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u422996.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário