Dia da mentira não teve grande ataque da praga.
No entanto, código instalado em milhões de PCs ainda pode agir.
“Eles [os piratas] têm total controle no nível administrativo, para rodar o que quiserem nas máquinas infectadas”, afirmou à CNN Mikko Hypponen, diretor de pesquisa da empresa de segurança F-Secure. Os criadores da praga ainda não foram identificados, e a Microsoft já ofereceu recompensa de US$ 250 mil para encontrar essas pessoas.
“Um ataque poderia ser realizado hoje, dia 15 de abril, em dois meses”, afirmou à CNN Patrick Morganelli, vice-presidente da Enigma Software. Paul Henry, analista de segurança da Lumension Securit, continuou: “eles vão esperar a poeira baixar. Quando todos pararem de prestar atenção, eles vão fazer um teste. Eles criaram uma grande rede de computadores infectados e vão colocá-la para funcionar”, disse Henry.
Segundo a coluna “Segurança para o PC”, do G1, o Conficker tira proveito de uma vulnerabilidade corrigida em outubro pela Microsoft. Administradores e usuários não estão instalando a atualização que corrige a brecha, permitindo que o vírus continue se espalhando. Um engenheiro do suporte da Microsoft chegou a dizer que as pessoas estariam “jogando roleta russa” com seus sistemas ao ignorar a falha.
Sem a atualização, um computador é infectado mesmo que não execute nenhum programa malicioso, pois a brecha pode ser explorada pela internet. Veja aqui como remover a praga, caso sua máquina tenha sido infectada.
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1070107-6174,00-APESAR+DE+SILENCIO+EM+DE+ABRIL+AMEACA+DO+VIRUS+CONFICKER+CONTINUA.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário