sexta-feira, 24 de abril de 2009

Partido de Zuma mantém maioria dos votos nas eleições da África do Sul

Envie um e-mail para mim!






Da EFE


Johanesburgo, 24 abr (EFE).- O Congresso Nacional Africano (CNA) mantém mais de dois terços dos votos válidos das eleições gerais realizadas na quarta-feira na África do Sul, enquanto a apuração avança lentamente, informou hoje a Comissão Eleitoral Independente.


Segundo o dados mais recentes e com uma participação avaliada em 77% (embora não seja uma porcentagem definitiva) dos 21,3 milhões de eleitores inscritos, foram apurados 13.332.959 votos.


Deles, o CNA - liderado por Jacob Zuma - obteve 8.906.722, o que representa 67,09% dos votos válidos.


Se for confirmado ao final da apuração que o CNA tem mais de dois terços dos votos, o partido governamental obteria uma representação proporcional na Assembleia Nacional, com a qual poderia reformar a Constituição e adotar medidas extraordinárias sem alianças com outros partidos.


Em segundo lugar, está a liberal Aliança Democrática (DA, em inglês), liderada por Helen Zille, com 2.065.345 votos, que representam 15,56%.


O terceiro lugar é do Congresso do Povo (Cope), uma cisão do CNA surgida com força por causa da destituição pelo próprio partido do anterior presidente, Thabo Mbeki, que consegue 1.015.258 votos (7,65%).


O quarto é o Partido Inkhata da Liberdade (IFP, em inglês), de Mangosuthu Buthelezi, com 548.764 votos (4,13%).


A apuração desacelerou e, embora espera-se que os resultados provisórios totais estejam prontos hoje, será preciso esperar o fim de semana para que a Comissão Eleitoral os torne oficiais, segundo a própria presidente do órgão, Brigalia Bam.


Os 23.181.997 eleitores registrados na África do Sul foram convocados às urnas para escolher os 400 membros da Assembleia Nacional - que designa depois o presidente - e as câmaras legislativas das nove províncias do país.


Neste pleito regional, o CNA também conseguiu, até agora, a maioria em oito das nove províncias do país, enquanto a Aliança Democrática vence em Cabo Ocidental, onde fica Cidade do Cabo, cuja atual prefeita é Zille. EFE






http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1096609-5602,00-PARTIDO+DE+ZUMA+MANTEM+MAIORIA+DOS+VOTOS+NAS+ELEICOES+DA+AFRICA+DO+SUL.html

Nenhum comentário:

Google