sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Potências ocidentais avaliam impor mais sanções contra Irã










Por Adrian Croft

LONDRES (Reuters) - A Grã-Bretanha, a França, a Alemanha e os Estados Unidos estudam a possibilidade de adotarem novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear, desta vez voltadas provavelmente contra os setores de energia, de resseguro e financeiro, afirmou na sexta-feira uma importante autoridade britânica.





Essas medidas iriam além das já adotadas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e além das sanções a serem possivelmente avaliadas em uma próxima rodada de punições do tipo, disse a autoridade, que pediu para sua identidade não ser revelada.





"Ainda estamos começando a falar disso, mas há setores da economia iraniana vulneráveis a sanções direcionadas -- por exemplo o setor de GNL (gás natural liquefeito), de investimento em gás e petróleo, de produtos finos importados, de resseguro, entre outros", afirmou.





"Nós poderíamos avaliar essas áreas caso desejemos aumentar as pressões sobre a liderança iraniana."





Segundo a autoridade, os países envolvidos nas discussões sobre as sanções adicionais são a Grã-Bretanha, a França, os EUA e a Alemanha, com destaque para os três primeiros.





Há "vários outros países que gostariam de participar dessas discussões à medida que continuarmos avançando", disse, sem mencionar quais.





A Grã-Bretanha, a China, a França, a Alemanha, a Rússia e os EUA vêm conduzindo esforços diplomáticos para convencer o governo iraniano a paralisar seu programa de enriquecimento de urânio.





Potências ocidentais temem que o Irã tente, por meio desse programa, desenvolver bombas atômicas. O país islâmico, no entanto, afirma que busca dominar a tecnologia nuclear com o objetivo exclusivo de gerar eletricidade.







http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRB16607620080808

Nenhum comentário:

Google