Angola é o maior produtor de petróleo em África depois de ter ultrapassado a Nigéria |
O ministro do Petróleo de Angola, Desidério Costa, foi hoje nomeado presidente da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para 2009, anunciou o cartel petrolífero. Segundo decisão da conferência ministerial da OPEP, Costa terá como vice-presidente Galo Chiriboga, ministro de Minas e Energia do Equador.
Ambos assumirão os respectivos cargos quando for reduzido de 13 para 12 o número de países-membros da organização, com o abandono da Indonésia, que decidiu retirar-se depois de ter passado a ser importador de petróleo.
Formado na Universidade austríaca de Leoben, Desidério Costa foi vice-ministro angolano do Petróleo entre 1984 e 2002, ano em que assumiu o comando do Ministério. Angola está desde o início deste ano sujeita pela OPEP, cartel a que aderiu em 2007, a uma quota de produção diária de 1,9 milhões de barris.
A produção angolana aumentou no ano passado 18%, para uma média diária de 1,61 milhões de barris por dia, segundo dados da Agência Internacional de Energia. O país lusófono é actualmente origem de 5% das importações petrolíferas norte-americanas (496 mil barris diários) e no 1.º trimestre do ano foi o principal fornecedor de petróleo da China, ultrapassando a Arábia Saudita, graças a um aumento de 55% nas suas exportações para o país asiático.
Angola é o maior produtor de petróleo em África, depois de ter ultrapassado a Nigéria.
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/402835
Nenhum comentário:
Postar um comentário