segunda-feira, 1 de setembro de 2008

UE pedirá que não se reconheça independência de separatistas










Da EFE





Bruxelas, 1 set (EFE).- A União Européia (UE) pedirá hoje à comunidade internacional que não reconheça a independência das regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkházia, segundo a minuta do documento de conclusões da cúpula de chefes de Estado e Governo do bloco europeu.


O reconhecimento russo da independência dessas regiões "é inaceitável e o Conselho Europeu pede aos demais Estados que não reconheçam estas independências proclamadas", assinala o texto, que deve ser aprovado pelos líderes europeus.


No documento, os 27 países-membros "condenam firmemente" a "decisão unilateral" da Rússia de reconhecer a independência dessas duas regiões.


O alto representante da UE para Política Externa e Segurança Comum, Javier Solana, considerou hoje "factível" que a Rússia desista do reconhecimento da independência das regiões separatistas.


"Nossa posição é essa, que se reconsidere esse reconhecimento, que nós não vamos apoiar", insistiu Solana, após se reunir com o primeiro-ministro da Geórgia, Vladimir Gurgenidze.


O embaixador da Rússia na UE, Vladimir Chizov, considerou hoje surpreendente a "preocupação do Ocidente com a integridade territorial da Geórgia" depois que a Rússia decidiu reconhecer a independência dessas duas regiões separatistas georgianas.


"Onde estavam essas vozes no caso do Kosovo?", questionou. EFE


rcf/rr






http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL744092-5602,00-UE+PEDIRA+QUE+NAO+SE+RECONHECA+INDEPENDENCIA+DE+SEPARATISTAS.html

Nenhum comentário:

Google