segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Justiça vai investigar se houve falha em ação do Conselho Tutelar

Envie um e-mail para mim!





Tribunal de Justiça de SP apura se morte de irmãos podia ser evitada.
Adolescentes foram esquartejados. Pai e madrasta são suspeitos.

Do G1, com informações do SPTV

A Corregedoria do Tribunal de Justiça vai investigar se uma falha do Conselho Tutelar teria contribuído para a morte de duas crianças em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo.

Veja site do SPTV

Na casa onde os meninos moravam com o pai e a madrasta, policiais passaram o dia à procura de provas. Os garotos - um de onze e outro de doze anos - foram mortos e esquartejados. Na delegacia, a madrasta confessou que ajudou o pai a assassinar as crianças.

Documentos da Vara da Infância e da Juventude mostram que em abril do ano passado os meninos foram levados para um abrigo de menores enquanto os pais eram investigados por abandono e rejeição. Mas em maio deste ano, a Justiça determinou que eles voltassem a viver com o pai. A decisão foi tomada porque a coordenação do abrigo avaliou que as crianças manipulavam a realidade para conseguir vantagens.

Na semana passada, de acordo com a polícia, as crianças foram encontradas na rua. Segundo o delegado Luiz Carlos dos Santos, elas disseram que haviam sido expulsas de casa, mas foram levadas de volta para a família por uma conselheira tutelar.

"Não tenho dúvida de que essas crianças foram nos pedir socorro e não foram atendidas pelo Conselho Tutelar, o que levou essa senhora do Conselho Tutelar a não atendê-las. Só ela pode explicar”, disse Santos.

Para descobrir se houve alguma falha da conselheira tutelar, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) pediu para corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo apurar o caso. O Condepe quer saber se a morte dos dois irmãos era previsível e se poderia ter sido evitada. Já o coordenador da comissão das varas de infância e juventude do TJ diz que era impossível prever a tragédia.






http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL752706-5605,00-JUSTICA+VAI+INVESTIGAR+SE+HOUVE+FALHA+EM+ACAO+DO+CONSELHO+TUTELAR.html

Nenhum comentário:

Google