sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Bovespa registra sexta queda seguida em meio ao pessimismo mundial






Na quinta, Bovespa recuou para pior patamar em mais de 12 meses.
Após cair mais de 2% no início da tarde, mercado reduziu perdas.

Do G1, em São Paulo


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em queda nesta sexta-feira (5), em meio ao pessimismo que afeta os principais mercados mundiais.

Por volta das 15h40, o indicador Ibovespa - principal referência para o mercado brasileiro - apontava queda de 0,35%, aos 51.229 pontos. É o sexto recuo seguido da bolsa paulista.

Acompanhe os indicadores do mercado financeiro

Os mercados dão seqüência ao pessimismo da véspera, quando a previsão do Banco Central europeu de mais inflação e menos crescimento detenou uma queda global das bolsas de valores. O mercado já opera nos mesmos patamares de agosto de 2007.

Emprego nos EUA

A situação se agravou com a informação de que a taxa de desemprego nos EUA subiu para 6,1% em agosto, maior nível em mais de quatro anos e meio, após o oitavo mês seguido de fechamento de vagas.

O Departamento de Trabalho informou nesta sexta-feira que 84 mil empregos foram eliminados em agosto, número maior que os 75 mil previstos por economistas. Os cortes de julho e junho foram elevados após revisão, de 51 mil em cada mês para 60 mil e 100 mil, respectivamente.

"Hoje, assim como ontem, estamos mais à mercê do mercado lá de fora. Depois do derrame de quinta-feira, seria realmente difícil aparecer mais perdas fortes, mas ver a bolsa terminando em alta seria ainda mais estranho pois não foi desenhada uma perspectiva de recuperação para tão cedo com os dados que vieram na semana", afirmou Hamilton Moreira, analista sênior de investimentos no BB Investimentos.

Reflexos

O resultado são quedas no índices futuros da bolsa de Nova York e da Europa, onde os principais mercados recuam mais de 1%. Na Ásia, as bolsas de Tóquio, Xangai e Hong Kong sentiram o golpe e caíram mais de 2%


No Brasil, a inflação oficial, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), recuou pelo terceiro mês seguido em agosto, para 0,28%, ante 0,53% em julho. A taxa é a menor desde setembro de 2007.

(Com informações do Valor Online, AFP e Reuters)




http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL749556-9356,00-BOVESPA+REGISTRA+SEXTA+QUEDA+SEGUIDA+EM+MEIO+AO+PESSIMISMO+MUNDIAL.html

Nenhum comentário:

Google