Novo tremor em Sichuan destrói 71 mil casas
Este foi o mais forte abalo secundário ocorrido depois do terremoto do dia 12
Agência Estado
Um terremoto de magnitude 5,8 (escala Richter) deixou pelo menos um morto, 400 feridos e 71 mil casas destruídas neste domingo (25) na província chinesa de Sichuan. O tremor foi considerado um abalo secundário ao terremoto do dia 12 de maio.
O tremor deste domingo (25) aconteceu às 16h21 (5h21 em Brasília). A Rede do Serviço Sismológico da China disse que este foi o mais forte abalo secundário ocorrido depois do terremoto do dia 12.
De acordo com a agência de notícias oficial Xinhua, uma pessoa morreu e 400 ficaram feridas, 28 delas com gravidade; 71 mil casas foram destruídas e outras 200 mil correm o risco de colapso.
Antes desse tremor, o governo da China havia anunciado que o saldo oficial do terremoto do dia 12 elevou-se a 62.664 mortos, com 23.775 desaparecidos. O vice-ministro de Recursos Hídricos, E Jingping, informou que os deslizamentos de terra causados pelo terremoto bloquearam rios e criaram 35 novos lagos na região, colocando 700 mil pessoas sob o risco de inundações. A maior preocupação é com o lago Tangjiangshan, onde 1.600 soldados foram mobilizados para destruir com explosivos uma barragem formada pelos detritos.
Segundo o ministro, a chuva forte "não apenas está fazendo subir o nível desses lagos, mas também influencia sua estrutura normal; por isso, a situação é muito séria. O trabalho é assustador, porque não dá para prever quando as barreiras vão se romper". Ele acrescentou que há 69 represas em risco de colapso na província de Sichuan, mas que vários desses reservatórios foram esvaziados para que os riscos fossem reduzidos.
www.bemparana.com.br/index.php?n=69051&t
=novo-tremor-em-sichuan-destroi-71-mil-casas
=novo-tremor-em-sichuan-destroi-71-mil-casas
Nenhum comentário:
Postar um comentário