segunda-feira, 9 de junho de 2008

Líder do Irã diz que EUA são responsáveis por problemas no Iraque
















da Efe, em Teerã





O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, responsabilizou nesta segunda-feira a "ocupação" dos Estados Unidos pelos problemas do Iraque e considerou que a "América nunca transformará em realidade seus sonhos" no país.





Khamenei se encontrou em Teerã com o primeiro-ministro Iraque, Nuri al Maliki, e reafirmou o apoio da República Islâmica ao governo do país vizinho, que considerou um "dever religioso", segundo a agência Irna.





Al Maliki, que conclui hoje uma visita de três dias ao Irã, tentou acalmar os temores dos iranianos sobre o acordo que Bagdá está negociando com Washington para regularizar a presença militar americana no Iraque após o fim do mandato da ONU (Organização das Nações Unidas) no país, em 31 de dezembro.





O regime do Irã, acusado pelos EUA de apoiar grupos radicais xiitas ativos no Iraque, é contra a assinatura do acordo, e exige que Washington estabeleça uma data para a retirada de suas tropas do território iraquiano. "Os americanos nunca transformarão em realidade seus sonhos no Iraque", afirmou Khamenei.





Por sua parte, Al Maliki reafirmou que o governo e o Parlamento do Iraque "atuam pela independência do país e aspiram a afiançar a cooperação em todos os âmbitos com a República Islâmica".





O primeiro-ministro do Iraque, que tenta equilibrar suas relações com Washington e Teerã, assegurou às autoridades iranianas que seu governo não permitirá que o Irã seja atacado a partir do território iraquiano.





www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u410466.shtml

Nenhum comentário:

Google