Washington, 27 jun (EFE).- A maconha é a droga mais consumida em seis países da América do Sul, segundo um relatório sobre os hábitos de consumo de drogas realizado na Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Peru e Uruguai.
A Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (Cicad) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc), apresentaram o relatório por causa do Dia Internacional contra o Tráfico Ilícito de Drogas, que foi celebrado esta semana.
Os jovens lideram o consumo de maconha nestes seis países, que superam em 1% a média mundial.
Assim, 4,8% da população dos seis países consome esta droga, o que significa que dos 43 milhões de pessoas de entre 15 e 64 anos que a região abrange, 2,1 milhões de pessoas consomem maconha.
Os maiores índices de consumo foram registrados na Argentina (7%), Chile (7%) e Uruguai (6%), enquanto na Bolívia a taxa é de 4,3% e no Equador e Peru não supera 1%.
O relatório adverte que a proporção de pessoas com sinais de dependência à maconha é 20% no Chile e no Uruguai e assinala que a idade de início está entre os 18 e os 19 anos.
O consumo de álcool é outra das principais preocupações da comissão, já que mais da metade da população reconhece que consome álcool habitualmente.
A idade de início do consumo do álcool ronda os 18 anos, e um estudo assinala que no caso da Argentina, Chile e Uruguai, 25% dos jovens começam a tomar um ano depois da idade na qual começam a fumar, enquanto no resto dos países começam ao mesmo tempo.
Em relação às drogas ilícitas, a cocaína é a segunda droga de maior consumo. Cerca de 1,4% da população dos seis países reconheceu ter provado esta droga no último ano.
Para o estudo foi analisada uma mostra populacional de 61.607 pessoas, que representa os 43 milhões de habitantes dos seis países, e seus hábitos de consumo durante o período 2006-2007.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/
2008/06/27/ult1766u27140.jhtm
2008/06/27/ult1766u27140.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário