domingo, 15 de junho de 2008

Ônibus espacial Discovery aterrissa após missão de 15 dias










Ônibus espacial Discovery aterrissa após missão de 15 dias







Sete astronautas foram responsáveis por instalar laboratório japonês na Estação Espacial Internacional (ISS)




Efe





Ônibus aterrissou neste sábado no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida

Reuters




Ônibus aterrissou neste sábado no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida






WASHINGTON - O ônibus espacial Discovery, com sete astronautas a bordo, aterrissou neste sábado, 14, Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, encerrando uma missão de 15 dias. Durante sua excursão, que fez 218 órbitas, os astronautas instalaram na Estação Espacial Internacional (ISS) o enorme laboratório japonês Kibo.





O céu estava parcialmente nublado sobre a zona de aterrissagem, mas a Nasa (Agência Espacial Americana) indicou que não existiria problemas para o pouso do ônibus espacial.






Na sexta-feira, os astronautas do Discovery observaram um objeto flutuante se distanciando da nave. Os técnicos da Nasa no Centro Johnson, de Houston (Texas), analisaram as fotografias tiradas pelos astronautas e concluíram que o objeto não representa risco para a segurança da nave.






O objeto, que mede entre 30 e 45 centímetros, parece ser uma de três pequenas argolas metálicas térmicas localizadas na borda frontal do timão da nave, que agora completa 200 órbitas da Terra a mais de 27 mil km/h. Os astronautas viram o objeto depois que foram acesos os foguetes propulsores da nave, que permaneceu acoplada à ISS por oito dias, 17 horas e 39 minutos, até quarta-feira.






Eles também observaram nesta manhã uma pequena protuberância na cauda da nave, a qual os técnicos da missão também acham que é uma pequena peça do isolamento térmico relacionada com a argola. A peça não causou problemas para a nave, cuja entrada na atmosfera terrestre, por atrito, eleva as temperaturas no exterior do ônibus para mais de 2 mil graus Celsius.






As áreas críticas para esse atrito são a parte de baixo da nave e a borda dianteira das asas, que estão recobertas por milhares de painéis de proteção térmica. Uma brecha neste revestimento causou, em fevereiro de 2003, a explosão da nave Columbia e a morte de seus sete astronautas quando retornavam à Terra após uma missão de 16 dias.





www.estadao.com.br/vidae/not_vid189405,0.htm

Nenhum comentário:

Google