quinta-feira, 19 de junho de 2008

Talibãs recuam em Kandahar














Ofensiva afegã, com a ajuda da NATO, já expulsou talibãs de várias vilas no sul do Afeganistão



  • Exercício de militares portugueses (Hugo Beleza)







Depois de terem conquistado várias vilas na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, na passada segunda-feira, os talibãs vêem-se agora obrigados a recuar perante a força da ofensiva conjunta das forças afegãs e da NATO. O governador de Kandahar, Assadullah Khalid, citado pela CNN, revelou que mais de cem talibãs foram mortos ou feridos.







A ofensiva também já provocou várias baixas do outro lado. Esta quarta-feira, dois soldados da NATO foram mortos e dez ficaram feridos durante uma patrulha na província de Paktika, mas as suas nacionalidades não foram reveladas.





«Esta operação é uma resposta à ameaça directa dos talibãs contra as pessoas do distrito de Arghandab, onde têm forçado centenas de afegãos inocentes a abandonar os seus lares», diz um comunicado da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF).





Segundo a NATO, a operação deve terminar em «três dias». No entanto, o porta-voz da ISAF, Mark Laity, confessou que «a escala do desafio ainda é desconhecida».





Entretanto, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, já reagiu às quatro baixas do exército do seu país nesta ofensiva: «Eles levavam a cabo as missões mais difíceis nos países mais perigosos. As nossas tropas não estão atrás das outras, são do melhor que há no mundo. Eles têm a mais nobre das missões. Estão a lutar pela liberdade dos afegãos no seu próprio país e estão a proteger o mundo do terrorismo».




http://diario.iol.pt/internacional/afeganistao-kandahar-talibas-nato-isaf/964001-4073.html

Nenhum comentário:

Google