segunda-feira, 3 de março de 2008

EUA realizam ataque contra suposto membro da Al-Qaeda na Somália

EUA realizam ataque contra suposto membro da Al-Qaeda na Somália


WASHINGTON (AFP) — As Forças Armadas dos Estados Unidos lançaram um ataque contra um suposto membro da Al-Qaeda nesta segunda-feira no sul da Somália, contra um líder da Al-Qaeda, matando pelo menos quatro civis, informaram líderes tribais locais e fontes militares americanas.






"Em 2 de março, os Estados Unidos efetuaram um ataque contra um terrorista da Al-Qaeda no sul da Somália", declarou o porta-voz do Pentágono Bryan Whitman, que, contudo, não deu detalhes sobre a natureza do ataque, nem sobre o seu resultado ou a identidade do alvo.






Uma fonte militar americana, que não quis se identificar, afirmou que o exército americano atirou pelo menos um míssil de cruzeiro, acrescentando que os militares americanos ainda estavam avaliando a eficácia do ataque.






Por sua vez, Abdullahi Sheikh Duale, líder tribal de cidade de Dhoble, confirmou à AFP o bombardeio.






"Aconteceu às 3H00 (21H00 de Brasília, domingo), quando um avião americano lançou três bombas sobre a cidade de Dhoble. Atiraram contra três alvos, entre eles duas casas, e quatro civis morreram", declarou Duale.






O porta-voz do movimento islamita, Muktar Robow, também confirmou o ataque.






"Posso confirmar que os americanos bombardearam o povoado e atingiram alvos civis, por acreditarem que abrigavam islamitas", declarou à AFP o porta-voz do movimento islamita.






"Os meus homens me disseram que era um AC-130, o mesmo tipo de avião que nos bombardeou da última vez", em janeiro de 2007, acrescentou, em referência ao Hercules AC-130 do exército americano.






Os Estados Unidos dispõem em Jibuti, a alguns quilômetros da Somália, da sua única base militar na África, pilar da luta antiterrorista nesta região.






Desde o início 2007, os Estados Unidos já agiram militarmente duas vezes na Somália, no âmbito da sua luta contra o terrorismo.






Em janeiro do mesmo ano, a aviação americana havia efetuado pelo menos dois bombardeios no sul da Somália contra supostos membros da Al-Qaeda, deixando pelo menos cem mortos, de acordo com chefes locais.





http://afp.google.com/article/ALeqM5izwj1aS8jCId6_ZoMImP6LnKIdDQ

Nenhum comentário:

Google