HOUSTON - O ônibus espacial Endeavour pousou na noite desta quarta-feira no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, após 16 dias de missão na Estação Espacial Internacional (ISS). A nave aterrisou depois de a primeira tentativa ter sido abortada devido à ameaça de mau tempo na região de Cabo Canaveral.
- O Endeavour chegou - disse o controle da missão no Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas), depois que a nave tocou em terra às 21h39 (de Brasília).
Nos 12 dias em que estiveram na ISS, os astronautas da missão Endeavour prepararam a estação para receber seu maior e possivelmente último laboratório, Kibo, cuja peça principal, com 11 metros, deve chegar em 25 de maio, no ônibus Discovery. Nas cinco saídas que fizeram ao espaço, eles também montaram o robô canadense Dextre , realizaram experiências científicas e inspecionaram uma junta danificada em um dos painéis de energia solar do complexo (Imagens de uma das cinco caminhadas espaciais da missão) .
O Endeavour levou também um novo tripulante para a estação: Garrett Reisman substituiu o francês Leopold Eyharts, que chegou em fevereiro, para supervisionar a instalação do laboratório europeu Columbus.
" É duro acreditar que já acabou "
- É duro para mim acreditar que já acabou - disse Eyharts.
Reisman regressará à Terra em junho, no Discovery.
A Nasa quer concluir a construção da estação com os dez vôos que ainda deve fazer com os ônibus espaciais antes de aposentá-los, em 2010. Ainda neste ano, está prevista também uma missão de manutenção no telescópio espacial Hubble - embora atrasos na produção do tanque de combustível dessa missão possam adiar o lançamento para depois de 28 de agosto, o prazo inicialmente previsto.
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/03/26/onibus
_espacial_endeavour_pousa_na_florida-426553986.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário