quarta-feira, 30 de abril de 2008

Leia a íntegra do comunicado da Standard & Poor's

da Folha de S.Paulo




A agência de classificação de risco Standard & Poor's, uma das principais, anunciou nesta quarta-feira que elevou o rating soberano (nota de risco de crédito) do Brasil para grau de investimento, a melhor classificação para receber investimentos estrangeiros. Com a decisão, o rating do Brasil em moeda estrangeira em longo prazo passou de BB+ para BBB-, nota que já está incluída no grupo classificado como grau de investimento.




Confira a seguir a justificativa da agência para a elevação:

*

Classificação dos papéis de longo prazo brasileiros em moeda estrangeira elevada ao grau de investimento "BBB"




Perspectiva estável

Em 30 de abril de 2008, a Standard & Poor's Ratings Services elevou sua classificação do crédito soberano em divisa estrangeira da República Federativa do Brasil à classificação de investimento "BBB-", de "BB+", e seu crédito de longo prazo em divisa local a "BBB+", de "BBB". A Standard & Poor's também elevou sua classificação do crédito soberano brasileiro de curto prazo em divisas estrangeiras de "B" a "A-3", e seu crédito soberano de curto prazo em moeda local de "A-3" a "A-2". A perspectiva quanto às classificações de longo prazo é estável. A Standard & Poor's elevou sua classificação de transferência e conversibilidade do Brasil de "BBB" a "BBB+". A escala nacional de classificação de crédito da república foi confirmada em "brAAA". A Standard & Poor's retirou sua classificação de recuperação "3" da república; essas classificações só são designadas para classificações em divisa estrangeira que estejam na faixa especulativa.




O Brasil é a 14ª nação a ter sua dívida denominada em divisas estrangeiras elevada à classificação de investimento. Essa promoção reflete o amadurecimento das instituições e da estrutura política brasileira, tal como o evidencia a redução da carga fiscal e da dívida externa, e as melhoras nas perspectivas de crescimento enquanto tendência. Embora a dívida líquida do governo continue a ser mais alta do que em muitos dos demais países classificados como "BBB", um histórico bastante previsível de políticas de gestão fiscal e de dívida atenuam esse risco. A dívida externa do país, excluídos os ativos externos líquidos, se reduziu dramaticamente, e a dívida líquida projetada equivale a apenas 3% das receitas anuais atuais (CAR), em 2008, ante mais de 100% das CAR ainda em 2004. Embora seja provável alguma deterioração à medida que a conta corrente recua ao déficit, esperamos que a elevação na carga da dívida externa seja modesta.




Os pontos fortes do Brasil quanto ao crédito são:




- Um histórico de continuidade política, em meio a transições de poder, sob um regime de metas inflacionárias e de câmbio flutuante;




- Dívida externa líquida inferior a 10% das CAR; e




- Um perfil de dívida governamental cada vez mais alinhado às dívidas soberanas com classificação baixa de investimento.




Os pontos fracos do crédito soberano são:




- Uma grande dívida líquida e carga de juros, para o governo;




- Inflexibilidade orçamentária em meio a gastos correntes altos; e




- Obstáculos estruturais que mantêm o investimento e o crescimento abaixo dos de outras economias de mercado emergente.




Políticas em geral pragmáticas e previsíveis e instituições bastante transparentes ajudaram a sustentar a estabilidade macroeconômica do Brasil. Isso facilitou criar uma fundação mais sólida para o crescimento econômico e a melhora da situação fiscal, nos últimos cinco anos, que deve continuar ao longo dos próximos anos. A manutenção de uma abordagem macroeconômica consistente (ancorada por um regime de câmbio flutuante e uma estrutura de metas inflacionárias), depois da transição política de 2002/3, vem servindo como apoio essencial às classificações soberanas do Brasil.




O banco central operacionalmente independente do país -um ponto forte institucional para a avaliação de crédito soberano brasileira- deu início a um ciclo antecipatório de aperto da política monetária. Isso contrasta com a ausência de medidas políticas corretivas e com as pressões inflacionárias descontroladas em outros países com classificação inferior. A inflação mostrou tendência de alta no Brasil, não só pelas pressões mundiais sobre os preços dos alimentos e energia mas também devido à robusta demanda interna. Uma rápida redução no diferencial de produção ajudou a elevar a inflação anualizada a 4,7% em março de 2008, ante 4,5% em dezembro de 2007 e 3,1% em dezembro de 2006. A inflação nos preços ao consumidor foi projetada em cerca de 5% em 2008/9, dadas as medidas políticas proativas do banco central.




Os indicadores externos brasileiros, no passado uma séria deficiência de crédito, estão no geral alinhados aos países de classificação investimento baixa. A dívida externa, excluídos ativos líquidos, é projetada entre 3% e 10% da CAR em 2008/9. O investimento estrangeiro direto, diversificado em termos de tamanho e destinação, é atraído para o Brasil devido à sua perspectiva de crescimento amadurecido. Depois de atingir o recorde de US$ 34,6 bilhões em 2007, ele mantém ritmo robusto em 2008 e deve bastar para cobrir o déficit de US$ 20 bilhões em conta corrente previsto para 2008.




A política fiscal e os indicadores são as maiores fraquezas de crédito do Brasil. A dívida líquida geral do governo equivalia a 47% do Produto Interno Bruto (PIB) --incluindo 7% do PIB em operações de recompra do banco central-- no final de 2007, e é superior à de muitos países classificados de maneira semelhante e à média de 20% do PIB dos países "BBB". Para atenuar essa pesada carga de dívidas, a Standard & Poor's espera que a política fiscal se mantenha compatível com um histórico de quase 10 anos no cumprimento das metas fiscais estabelecidas, e que o governo continue a melhorar a composição de sua dívida. Esses desfechos, somados a uma fundação mais firme para o crescimento, sustentam um declínio lento e modesto da carga de dívidas brasileira relativamente elevada.




A política fiscal deve se manter expansiva em 2008/9, mas a Standard & Poor's antecipa que o governo vá obter resultados fiscais compatíveis com sua meta de superávit de 3,8%, desconsiderados os juros, para o setor público não financeiro.




O perfil das dívidas do governo continua a se alinhar mais ao dos credores com classificação baixa de investimento. Mais de 90% da dívida é denominada em moeda local, já que o governo vem amortizando a : dívida externa: os papéis pré-fixados respondem agora por 36% da dívida emitida localmente, enquanto os pós-fixados equivalem a 27%. O vencimento médio dos títulos de dívida do governo é de 5,38 anos: 4,76 anos para dívidas emitidas localmente e 12,5 anos para a dívida externa.




Uma política macroeconômica pragmática (sustentada por um clima mundial favorável nos últimos cinco anos) reforçou as fundações de um crescimento real sustentado de entre 4% e 4,5% para o PIB. Um mercado de consumo mais amplo, um mercado de capitais que vem se aprofundando e níveis crescentes de formalização sustentam uma melhora nas perspectivas de investimento. Porém, até mesmo índices mais elevados de crescimento mais alinhados ao de outros países emergentes requerem investimento superior aos atuais 17,9% do PIB. Medidas adicionais para reduzir o "custo Brasil", simplificar o regime tributário, promover maior flexibilidade no mercado de trabalho, reduzir as tarifas de importação e facilitar o investimento privado em energia e infra-estrutura reforçariam o clima de investimento no Brasil e as perspectivas de crescimento em médio prazo. O mesmo se aplicaria, claramente, a uma redução da exclusão do setor privado pelo alto nível de dívida pública, gastos atuais e o nível elevado de tributação requerido.




Perspectiva

A perspectiva estável pondera o alto endividamento do governo brasileiro, de um, lado, e perspectivas econômicas em amadurecimento e um baixo endividamento internacional, no pólo oposto. Uma melhora na situação de crédito pode derivar de um declínio mais pronunciado na dívida e desequilíbrio fiscal do governo. Medidas políticas para reduzir o nível e a rigidez dos atuais gastos do governo reforçariam a posição fiscal brasileira e facilitariam novos declínios nas taxas reais de juros, com implicações positivas para o crescimento e o investimento. A aprovação de reformas tributárias ou da previdência -que não é esperada pela Standard & Poor's no horizonte de tempo avaliado- seria um choque positivo para a confiança e contribuiria para uma posição de crédito ainda melhor. Por outro lado, se o compromisso deste ou de futuros governos para com políticas fiscais e monetárias pragmáticas se reduzir, se revezes políticos que prejudiquem o clima de investimento ocorrerem, ou se o governo não conseguir reagir adequadamente a choques imprevistos, pode haver pressão por uma redução na classificação.



www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u397405.shtml





Envie um e-mail para mim!



terça-feira, 29 de abril de 2008

Ronaldo Fenômeno nega que seja usuário de drogas

Paulo Carvalho - Extra e O Globo Online Andreia Albertini, travesti que teria se envolvido com o craque/ Luis Alvarenga - Extra




RIO - O jogador Ronaldo Fenômeno, que está sendo acusado de ter encomendado drogas a um travesti durante um programa na Barra da Tijuca e de ter se recusado a pagar , negou ser usuário de drogas. Em nota oficial , o jogador do Milan reafirma que foi vítima de uma tentativa de extorsão e que, se necessário, tomará as atitudes cabíveis. Na nota, o craque da seleção brasileira ressalta que não foi registrada nenhuma queixa-crime contra ele, o que encerra qualquer possibilidade de o jogador comparecer à delegacia. Na segunda-feira, o travesti André Luis Ribeiro Albertino, conhecido Andréa Albertino, acusou o jogador de não ter pago pelas drogas e pelo programa que ele teria feito num motel da Barra da Tijuca. Ronaldo, no entanto, afirma que Albertino teria exigido R$ 50 mil dele para não divulgar o encontro à imprensa.( Assista entrevista do travesti ao 'Extra' )




De acordo com o delegado da 16ª DP (Barra da Tijuca), Carlos Augusto Nogueira Pinto, a travesti Carla Tamini, que teria participado do programa, junto com outras duas colegas, confirmou a versão do jogador de que a também travesti Andréia Albertini teria exigido dinheiro dele. Na segunda-feira, o delegado afirmou que só decidirá se vai abrir inquérito sobre a denúncia depois de ouvir todos os envolvidos.




Veja imagens que travesti fez de Ronaldo

Imprensa internacional fica do lado de Ronaldo na polêmica com travestis

O escândalo aconteceu na madrugada da segunda-feira. Segundo Ronaldo, depois de assistir ao jogo entre Flamengo e Botafogo, ele teria ido à boate 021, na Barra, onde teria conhecido uma mulher que se identificou como Andrea e disse que era garota de programa. Os dois foram para um motel, também na Barra, e Andrea chamou outras duas amigas. Ainda de acordo com o jogador, ao perceber que as três eram travestis, prontificou-se a pagar R$ 1 mil a cada uma para cancelar o programa.




A versão de Andréa Albertini é bem diferente. Em entrevista, ela contou que Ronaldo a pegou por volta das 4h30m na Barra da Tijuca, depois de ter deixado a namorada em casa. Andréa confirma que o jogador não sabia que ele é um travesti, e que só ficou sabendo depois de toda a confusão. Os dois foram para o motel e Ronaldo pediu para ela chamar Carla Tamini. Mais tarde um outro travesti foi chamado, Veida Dezaroli, que levou drogas. De acordo com Andréa, todos consumiram drogas no quarto do motel e, como queriam mais drogas, Ronaldo teria pedido que ela fosse comprar na Cidade de Deus e chegou a dar o documento do carro como prova de que continuaria no motel esperando.




Andréa contou que, ao voltar, os dois travestis tinham ido embora e Ronaldo estava com raiva por ter sido roubado pelos dois travestis e se negou a pagar pelo programa. O travesti disse que começou a fazer escândalo até a hora em que chamaram a polícia e os dois foram levados para a delegacia. O caso foi registrado como fato atípico, já que o travesti começou a prestar depoimento, mas deixou o local no meio das explicações.




Milan não comenta incidente

A equipe em que Ronaldo joga, o Milan, informou que não vai comentar o incidente com o jogador. "São questões pessoais que a sociedade não pretende comentar", declarou laconicamente o porta-voz do clube.



http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/04/29/ronaldo_fenomeno

_nega_que_seja_usuario_de_drogas-427113373.asp





Envie um e-mail para mim!



Mesmo com chuva, Exército e bombeiros mantêm buscas por padre

Padre Adelir de Carli desapareceu no dia 20, durante vôo com balões de gás.



Marinha e Aeronáutica já encerraram trabalhos de resgate.







Do G1, em São Paulo, com informações do ClicRBS


Foto: Jandyr Nascimento/Jornal de SC/Ag. RBS
Jandyr Nascimento/Jornal de SC/Ag. RBS
Exército faz buscas por padre desaparecido (Foto: Jandyr Nascimento/Jornal de SC/Ag. RBS)

Soldados do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville (SC) e bombeiros voluntários de Penha (também em SC) seguem vasculhando as matas da região em busca do padre Adelir de Carli, que desapareceu no domingo passado (20), durante um vôo com balões de gás coloridos.






Mesmo com a chuva que atinge a área nesta terça-feira (29), o trabalho de resgate continua. De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Penha, Johnny Coelho, apenas as buscas aéreas serão interrompidas enquanto houver chuva.





Até segunda-feira (28), 70% dos morros da costa de Penha haviam sido rastreados, mas nenhuma pista foi encontrada.






Desaparecimento
O padre Adelir de Carli desapareceu no domingo (20), durante um vôo com balões de gás coloridos. Ele decolou de Paranaguá (PR), com o objetivo de seguir para o oeste do Paraná. O vento forte acabou levando o religioso para o litoral de Santa Catarina. O último contato do padre foi feito às 21h.








A Marinha e a Aeronáutica participaram das buscas na semana passada, mas já encerraram seus trabalhos. A família de Carli chegou a alugar um avião para reforçar as buscas.




http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL445454-5598,00
-MESMO+COM+CHUVA+EXERCITO+E+BOMBEIROS
+MANTEM+BUSCAS+POR+PADRE.html





Envie um e-mail para mim!



segunda-feira, 28 de abril de 2008

Natascha Kampusch oferece ajuda a austríaca libertada

A austríaca Natascha Kampusch, que ficou oito anos em cativeiro, ofereceu ajuda a Elisabeth Fritzl

Efe


Natascha Kampusch ofereceu ajuda a Elisabeth Fritzl

AP

Natascha Kampusch ofereceu ajuda a Elisabeth Fritzl

VIENA - A austríaca Natascha Kampusch, que ficou conhecida em 2006 após ser libertada depois de oito anos decativeiro em Viena, ofereceu hoje sua ajuda a Elisabeth Fritzl, de 42 anos, que passou os últimos 24 anos presa no porão de sua casa sendo abusada sexualmente por seu pai, com quem teve sete filhos.

Veja também:

linkAustríaco confessa que prendeu e cometeu abusos contra filha

"Tive este desejo espontaneamente", disse hoje Natascha à rádio pública austríaca "ORF" sobre o caso da família Fritzl. Natascha explicou que já entrou em contato com as autoridades do Estado da Baixa Áustria, onde, na cidade de Amstetten, fica a casa dos Fritzl e o porão no qual Elisabeth e três de seus filhos estavam reclusos.

Natascha disse que deseja conversar com Elisabeth, já que acredita ter vivido uma situação semelhante, e ajudar toda a família com parte do dinheiro que arrecadou nos últimos dois anos.

"Por um lado, me preocupo com a família, pois toda a agitação da imprensa certamente não é boa para estas pessoas", declarou a jovem de 20 anos.

Segundo Natascha, o apoio financeiro servirá, sobretudo, para educar e reintegrar os filhos e filhas de Elisabeth.

"O dinheiro ajuda", pois "é necessário pensar que cresceram ali e que terão dificuldades em suas relações sociais e de outros tipos", declarou Natascha.

O pai de Elisabeth, Josef Fritzl, um engenheiro aposentado de 73 anos que foi detido ontem sob a acusação de ter abusado sexualmente de sua filha, confessou hoje ser culpado, embora as autoridades tenham afirmado que ainda existem questões a serem esclarecidas.

Três dos filhos de Elisabeth viram a luz do sol pela primeira vez há poucos dias. Segundo investigações policiais, eles nunca foram à escola nem receberam atendimento médico.

O caso causou enorme comoção em meio à população austríaca, que recentemente já tinha se chocado com o caso de Natascha Kampusch.



www.estadao.com.br/internacional/not_int164196,0.htm





Envie um e-mail para mim!



domingo, 27 de abril de 2008

Primeira parte da reconstituição foi baseada em depoimentos do casal

Os peritos mediram tempo gasto para reproduzir narrativa do pai e da madrasta.


Uma segunda equipe prepara apartamento para reconstituir cena do crime.
Juliana Cardilli Do G1, em São Paulo

O Instituto de Criminalística (IC) informou que durante a manhã deste domingo (27) a polícia reconstituiu os momentos anteriores à morte de Isabella Nardoni com base nos depoimentos prestados pelo pai da menina, Alexandre Nardoni e a madrasta dela, Anna Carolina Jatobá. O casal é considerado suspeito do crime.

Veja também:

Caso Isabella: cobertura completa

Acompanhe movimentação ao vivo pela Globonews

Perito comenta reconstituição

O objetivo foi cronometrar o tempo que o casal alega ter gasto para deixar o carro e chegar ao apartamento.

Isabella morreu após ser espancada, asfixiada e jogada do 6º andar do edifício, onde moravam o pai e a madrasta. Eles não participam da reconstituição porque, segundo a defesa, a polícia lida apenas com uma hipótese para o crime e tem versões que divergem com a do casal.

Boneca

Nos trabalhos, os peritos usam uma boneca especial para substituir a presença da menina. A secretaria de Segurança Pública informou que a boneca não será jogada pela janela. O motivo é contenção de gastos: a boneca custou R$ 2,5 mil. O manequim não foi comprado exclusivamente para esse caso.

Segundo a polícia, a boneca já foi utilizada anteriormente para simular vítimas infantis masculinas e femininas. Após a simulação da morte de Isabella será utilizada novamente em eventuais novos casos. De acordo com a polícia, a boneca é útil porque pode ser recheada e simular peso.


Perícia

A perícia começou às 9h40, na garaem, com a simulação da chegada do casal, de carro, com Isabella e os dois irmão da menina. O trajeto entre o carro e o apartamento foi finalizado por volta das 11. Às 11h10, uma policial surgiu na janela segurando uma boneca.

Por volta das 11h30, peritos retiraram a tela de proteção de um dos quartos do apartamento para instalá-la no outro quarto, onde fica a janela de onde Isabella foi atirada. A nova tela substituiu a anterior, retirada pelos peritos após o crime. A tela foi cortada para que seja reproduzido o momento em que Isabella foi atirada.

Saiba como será a reconstituição

Veja como trabalham os peritos

Às 11h40, policiais realizavam a reconstituição dentro do apartamento.


Equipe

Fundamental para o andamento das investigações sobre o caso, a reconstituição é realizada por quatro peritos, dois médicos legistas, dois desenhistas, dois fotógrafos. Estão também no local os delegados titular e auxiliar do 9º Distrito Policial (do Carandiru), Calixto Calil Filho e Renata Pontes, que conduzem as investigações, além do promotor do Ministério Público Francisco Cembranelli e da delegada seccional da Zona Norte de São Paulo, Elizabete Sato.

Duração

A previsão inicial divulgada pela polícia era que o trabalho duraria dez horas. Mas como o casal suspeito não participa do procedimento, ele deve terminar antes desse prazo - em cinco horas, segundo previsão da secretaria de Segurança Pública.


Segundo a polícia, a maior parte do procedimento deve ser feita dentro prédio e do apartamento, que fica no 6º andar. Em apenas dois momentos a ação deve acontecer no lado externo. Um deles será no jardim, onde o corpo da menina caiu após ser jogado da janela, e o outro será em um prédio vizinho.

A polícia quer saber se haveria tempo hábil para uma terceira pessoa ter cometido o crime sem ser visto por Alexandre ou Anna Carolina. A perícia revelou que entre o desligamento do aparelho GPS do Ford Ka do casal e a primeira ligação para os bombeiros se passaram 13 minutos e 46 segundos.

Esquema de segurança

Assim como na ocasião em que os dois suspeitos do crime foram prestar depoimento no 9º Distrito Policial, onde as investigações são concentradas, foi montado um esquema de segurança para garantir o trabalho dos peritos, a circulação dos moradores e a movimentação da imprensa.

A Rua Santa Leocádia, onde fica o prédio, está fechada desde o fim da noite de sábado (26). Só é permitida a entrada dos moradores, que foram cadastrados pela polícia, além de jornalistas e policiais.

O espaço aéreo acima do edifício está fechado em um raio de 1,5 km, conforme autorização judicial. Isso porque o barulho dos helicópteros pode comprometer a reconstituição quando forem comparadas as versões de testemunhas que afirmam ter ouvido gritos na noite do crime.



http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL427955-5605,00

-PRIMEIRA+PARTE+DA+RECONSTITUICAO+FOI+BASEADA

+EM+DEPOIMENTOS+DO+CASAL.html



Envie um e-mail para mim!


Para Kimi e Massa, Schumi não ajuda no GP

Dupla de pilotos da Ferrari diz que heptacampeão participa ativamente só dos testes
Rodrigo França Especial para o GLOBOESPORTE.COM, em Barcelona, Espanha

Agência
EFE
Kimi Raikkonen e Felipe Massa dizem que Schumi só ajuda equipe nos testes

A presença do heptacampeão mundial Michael Schumacher no GP da Espanha de Fórmula 1, disputado hoje, em Barcelona, causou alvoroço entre os fãs da Ferrari. A dobradinha obtida por Kimi Raikkonen e Felipe Massa mostrou que a equipe italiana tem certa superioridade em relação aos seus rivais na disputa pelo título.

E parte deste desempenho se deve à dedicação de Schumacher nos testes, segundo os pilotos da Ferrari responderam ao GLOBOESPORTE.COM, ao serem questionados sobre a importância do alemão no atual trabalho na Ferrari.

- O Schumacher fez um excelente trabalho nos testes da semana passada, foi muito útil ao time nestes dias, diz Massa.

No final de semana de corrida, no entanto, o alemão não tem participação ativa nas decisões do time, segundo Raikkonen.

- A primeira vez que vi (Schumacher) no final de semana foi no sábado, diz o finlandês. Eu faço meu trabalho com meu engenheiro (nos dias de GP) e ele não está envolvido.

Massa contou que o alemão também não participa das decisões sobre paradas e estratégia para corrida.

- Michael não vai chegar aqui um dia e falar para nós fazermos um monte de coisas que temos que fazer. Não é assim que fazemos (na Ferrari). Como disse, ele é muito importante para o time, trabalhamos juntos em várias áreas, mas ele não vem aqui e nos diz o que fazer (em termos de estratégia).



http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Motor/0

,,MUL428043-1311,00-PARA+KIMI+E+MASSA+

SCHUMI+NAO+AJUDA+NO+GP.html





Envie um e-mail para mim!



sábado, 26 de abril de 2008

Bombeiros intensificam buscas a padre desaparecido

Operação de resgate se concentra no litoral norte de Santa Catarina.

Religioso partiu de Paranaguá (PR), suspenso por balões de gás, rumo a MS.
Do G1, em São Paulo, com informações do Diário Catarinense

Em Cima da Hora
Globo News
Padre desapareceu domingo (20), após levantar vôo com balões de gás (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Os Bombeiros Voluntários de Penha, no litoral norte catarinense, intensificaram, neste sábado (26), as buscas pelo padre Adelir de Carli, que está desaparecido desde domingo (20). O religioso partiu de Paranaguá (PR), no domingo, suspenso por balões de gás hélio em direção a Dourados (MS), mas sumiu no litoral norte de Santa Catarina.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Penha, Johnny Coelho, as buscas estão sendo realizadas com dois jet ski e duas lanchas. À tarde, um helicóptero particular vai auxiliar na operação de resgate.

As buscas vão se concentrar desde a Praia Vermelha, na Penha, até Balneário Barra do Sul, perto de São Francisco do Sul. Além dos 20 bombeiros, um grupo de 20 montanhistas procurarão o padre nas matas próximas à costa.

Coelho afirma que o padre partiu com alimentos para durar de sete a dez dias. "Se levarmos em consideração a provisão mínima, hoje seria o último dia para que encontrássemos o padre com vida e sem ele passar fome", disse o comandante.

Os Bombeiros Voluntários de Penha poderão manter as buscas por mais uma semana, aproximadamente. No entanto, a equipe do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (Salvamar) vai encerrar as buscas em Santa Catarina no final da tarde deste sábado .

Reforço espiritual

Antes do início das buscas deste sábado, o bispo de Paranaguá (PR), dom João Alves dos Santos, abençoou os participantes do resgate. O irmão do padre, Marcos de Carli, está acompanhando a operação.


http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL427382-5598,00
-BOMBEIROS+INTENSIFICAM+BUSCAS+A+PADRE
+DESAPARECIDO.html



Envie um e-mail para mim!

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Serra diz que aceita futuro apoio de Quércia para presidente em 2010

MITCHEL DINIZ
colaboração para a Folha Online




O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse nesta sexta-feira que aceita futuros apoios para sua possível candidatura à Presidência da República em 2010, apesar de ressaltar que o tema não está em pauta no momento. O tucano evitou comentar as eleições municipais de outubro e ressaltou que foi eleito para governar e não para ser candidato.


Questionado sobre a declaração de apoio do presidente estadual do PMDB, Orestes Quércia, Serra disse que se agrada de todos que falam a seu favor.




"Eleição [presidencial] não é o assunto que está colocado agora. É um assunto de 2010. Agora, é evidente que todos que falam ao meu favor, me agrada. Eu aceito futuros apoios. Mas isso não significa que o assunto esteja na ordem do dia. Não está. Eu fui eleito para ser governador e não candidato", afirmou.




Quércia admitiu ontem a possibilidade de apoiar a candidatura de Serra em 2010. O apoio seria conseqüência do acordo fechado entre Quércia e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). Pelo acordo, Quércia apóia a reeleição de Kassab e o DEM apoiaria a candidatura dele ao Senado em 2010.




"Se o PMDB não tiver candidato [próprio], o Serra é uma alternativa. Já foi candidato do PMDB uma vez. Porque não?", disse Quércia.




O governador preferiu não comentar o acordo entre o PMDB e o DEM, pois disse soube do assunto pela imprensa.




Serra disse que o fato de estar sempre com Kassab em eventos oficiais não significava apoio à pré-candidatura do prefeito à reeleição.




"Eu estou presente nas coisas do município que tem a ver com o Estado e que eu mesmo comecei quando era prefeito", afirmou.




Pressão

O governador participou hoje da abertura do mutirão de prevenção à hipertensão arterial promovido pelo Instituto Dante Dante Pazzanese de Cardiologia, na zona sul de São Paulo. Serra mediu a pressão, que estava 11x7, considerada normal. Segundo ele, uma "pressão feminina".




No último dia 1º, Serra passou mal após encerrar a cerimônia de criação do Comitê Estadual para os Refugiados, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.




Segundo a assessoria do governador, Serra teve tontura quando voltava para o seu gabinete e foi atendido por enfermeiros do palácio. Ele estava com pressão baixa mas logo se recuperou.




Após o mal-estar, Serra foi submetido a exames de rotina no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo boletim médico, os exames apresentaram resultados normais.



www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u395694.shtml





Envie um e-mail para mim!


Policia investiga se tia de Isabella usou luvas plasticas

Cristina Christiano e Plínio Delphino - Diário de São Paulo; Jornal Nacional






SÃO PAULO - A polícia investiga se a tia de Isabella, Cristiane Nardoni, usou luvas de plástico para adulterar o local do crime e limpar vestígios de sangue. A suspeita surgiu a partir de informação de que a irmã de Alexandre Nardoni teria sido vista, poucas horas após a morte da sobrinha, em uma drogaria da Zona Norte comprando tintura para cabelo. A embalagem deste tipo de produto costuma conter um par de luvas.




Na quarta-feira, em depoimento na 9ª Delegacia (Carandiru), Cristiane negou, durante as duas horas em que foi ouvida pelos delegados Calixto Calil Filho e Renata Pontes, que tenha adulterado a cena do crime. Porém, admitiu ter entrado no apartamento do irmão na noite em que Isabella morreu.




Por coincidência, no dia do depoimento, Cristiane estava com os cabelos ruivos e, em entrevista ao "Fantástico", da Rede Globo, no último dia 13, usava cabelos castanhos. Segundo as investigações, Cristiane estava na farmácia com uma amiga e também teria comprado antidepressivos.




Promotor diz que cena do crime foi alterada




O promotor Francisco Cembranelli afirmou nesta quinta-feira que a cena do crime foi alterada logo após a queda da menina Isabella Nardoni, de 5 anos. A constatação foi feita pela perícia. O assassinato aconteceu no último dia 29 de março. Segundo Cembranelli, alguém limpou parte do rastro de sangue da menina no apartamento antes da chegada da perícia. Ele esteve reunido nesta quinta-feira com a advogada Renata Pontes, recebeu cópias dos últimos depoimentos e acertou detalhes da reconstituição.




O advogado Antonio Nardoni, avô de Isabella, está sendo investigado. A polícia quer saber se ele ou outras pessoas da família do pai da menina, Alexandre Nardoni, 29, alteraram a cena do crime para mascarar ou destruir provas. De acordo com investigações, alguém limpou o chão do apartamento e lavou uma fralda e uma toalha de rosto usadas para limpar o sangue que escorria da testa da menina.




Antonio Nardoni pode ter entrado no apartamento pelo menos duas vezes antes da interdição pela polícia. Uma delas teria sido, segundo testemunhas, no domingo, horas depois da morte da menina. A segunda teria ocorrido na segunda-feira, dia em que Isabella foi enterrada.




Polícia prepara megaevento para reconstituição de crime



A reconstituição da morte de Isabella Nardoni, 5, ganhou contornos de megaevento. Pelo menos 100 policiais vão participar da encenação, que pode durar cerca de 10 horas. O espaço aéreo em num raio de três quilômetros em torno do prédio será fechado por 14 horas e a rua vai ser parcialmente interditada, para evitar a aproximação de curiosos. Uma boneca com o mesmo tamanho e peso de Isabella foi comprada pela polícia.




Advogados criminalistas lembram que, apesar de poder revelar detalhes importantes da mecânica do crime, a reconstituição não garante a exatidão dos fatos.




- O crime foi à noite e a reconstituição será feita durante o dia. Isso altera a percepção de gritos e ruídos que as testemunhas tiveram naquele dia - diz o advogado criminalista Sergio Rosenthal.




Os detalhes da reconstituição estão sendo definidos por homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil. Este será o último passo antes do encerramento do inquérito. Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram indiciados por homicídio triplamente qualificado.



http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/04/25/policia_investiga

_se_tia_de_isabella_usou_luvas_plasticas-427059103.asp





Envie um e-mail para mim!

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Gilmar Mendes critica invasão à reitoria da UnB

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse nesta quinta-feira (24/04) que a invasão da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) por estudantes ultrapassou o limite da legalidade. Segundo ele, apesar da importância dos protestos, interferir e atrapalhar os trabalhos desempenhados pela instituição ferem os princípios constitucionais. “Impedir o funcionamento da universidade não me parece correto. Invasão, destruição, impedir o funcionamento, ultrapassam os limites da Constituição”, opinou o presidente, durante sua primeira entrevista coletiva à frente do STF.





Mendes citou o caso da UnB para explicar trechos do seu discurso de posse na tarde de quarta-feira, quando criticou o descumprimento das leis por movimentos sociais. Para ele, as mais diversas formas de protestos são legítimas, desde que se submetam às regras impostas a todos os brasileiros. “Se alguém pode fazer o que quer, torna-se soberano e então não temos o Estado de Direito”, disse.





O presidente do STF citou abusos dos movimentos sociais, o massacre dos sem-terra pela Policia Militar do Pará em Eldorado do Carajás, há 12 anos, e as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).





Cálulas-tronco
Durante a coletiva, o presidente do STF disse que pretende dar continuidade ao julgamento sobre a liberação das pesquisas com células-tronco no próximo mês. "Quero votar essa questão em maio e concluí-la ainda no primeiro semestre. Temos de dar uma resposta rápida à sociedade sobre essa questão".




http://cbnews.correioweb.com.br/html/sessao_3/2008/04/24/noticia
_interna,id_sessao=3&id_noticia=1313/noticia_interna.shtml




Envie um e-mail para mim!



Serra afirma que aceita apoio de Quércia para 2010

Agencia Estado






O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse hoje que aceita a manifestação favorável do presidente da Executiva Estadual do PMDB e ex-governador Orestes Quércia, que declarou hoje ser a favor da uma eventual candidatura dele a presidente nas eleições de 2010. Apesar disso, Serra disse que ainda é cedo para discutir a questão e ressaltou ter sido eleito para governar o Estado.






"Se alguém diz que vai indicar seu nome para presidente, eu aceito. Mas ainda é muito cedo para discutir essa questão eleitoral", disse, após participar de uma cerimônia para o reconhecimento das quatro primeiras Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPTNs) pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo.





"Fui eleito para ser governador de São Paulo, não para ser candidato. Acho que 2010 ainda está muito distante, mas qualquer observação favorável a mim eu sempre acho muito bom", acrescentou. Serra evitou fazer comentários a respeito da aliança entre PMDB e DEM para as eleições municipais da capital paulista neste ano e a posição do PSDB nessa coligação.





Embora considere muito cedo discutir o pleito de 2010, o governador de São Paulo também admitiu, durante o evento, que, na política, é necessário ter uma espécie de "estrabismo benigno". No discurso, Serra afirmou que, muitas vezes, o governo de São Paulo tem desgate político ao atuar na defesa do meio ambiente, principalmente quando isso envolve a remoção de famílias que habitam áreas de risco. "O governo tem de olhar para o hoje, até pelos interesses políticos do momento, mas também tem de olhar para o futuro. O governo tem obrigação de olhar para o amanhã", declarou. "Eu digo, e sempre repito que temos de ter um certo estrabismo benigno no governo, um olho no presente e o outro no futuro. É necessário", acrescentou.





PT

Sobre isso, o governador criticou o PT, citando, especificamente, a ocupação de áreas de reserva da Serra do Mar, na região de Cubatão, na Baixada Santista (SP), desde o fim dos anos 70. "Eram casinhas, mas hoje são 40% do eleitorado de Cubatão. Não é para menos que vereadores do PT andam agora fazendo agitação contra as ações do governo do Estado", ironizou. Serra destacou: "Eles (PT) não ligam para o meio ambiente e querem obter votos."





De acordo com o governador, a ação de remoção de moradias nessas áreas e a construção de conjuntos habitacionais para abrigar a população custarão, aproximadamente, R$ 500 milhões, o que, "proporcionalmente, não dá voto". Outras ações semelhantes são feitas nas áreas das Represas de Guarapiranga e Billings e nas Favela de Heliópolis e Paraisópolis, segundo o governador paulista.




www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=872859











quarta-feira, 23 de abril de 2008

Diretor de Itaipu admite mudança só com 'catástrofe'

Para Samek, tarifa garante o pagamento da dívida, distribuição de royalties e produção de energia






Evandro Fadel, CURITIBA

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, considerou ontem que é “justo” o preço pago pelo Brasil ao Paraguai pela energia cedida pelo país vizinho. É o valor que, segundo ele, garante o pagamento da dívida feita por conta da construção, distribuição de royalties e produção de energia.






Dessa forma, ele não vê motivos para que os dois países revejam o tratado que foi assinado em 1973 e prevê uma revisão somente em 2023, quando a dívida de sua construção estiver totalmente paga. “Ele pode ser revisto desde que haja uma catástrofe, um desequilíbrio financeiro, o que não é o caso.”





No entanto, Samek considerou “normal” que o tema relacionado a Itaipu tenha sido novamente discutido durante uma campanha eleitoral no Paraguai, o que historicamente é feito desde sua construção. “É uma empresa que hoje tem seu valor de mercado em US$ 60 bilhões, dos quais US$ 30 bilhões são do Paraguai, enquanto o PIB paraguaio é inferior a US$ 10 bilhões”, ressaltou. “O cara que não colocar Itaipu como primeiro ponto de sua plataforma eleitoral tem de ficar em casa.”






Com o direito que o Paraguai tem na produção de Itaipu, torna-se um dos únicos países que não precisam se preocupar com energia até 2040, independentemente do crescimento econômico.






Em relação aos valores pagos ao Paraguai, Samek destacou que Itaipu produz anualmente cerca de 90 milhões de megawatts/hora (MWh). Pelo tratado, metade fica para o Brasil e a outra metade, para o Paraguai, que utiliza apenas 8 milhões de MWh. O restante, por força do próprio acordo, tem de ser vendido compulsoriamente ao Brasil. A energia que fica no território brasileiro chega à Eletrobrás a US$ 39 o megawatt/hora.






De acordo com o diretor-geral brasileiro, esse valor representa o “custo Itaipu”, referente ao pagamento da dívida, dos royalties, da cessão de energia e da operação da usina. Ao Paraguai, a energia representa US$ 41,80 o MWh. “São acrescidos mais US$ 2,80 por MWh, o que rende US$ 120 milhões a mais por ano”, destacou Samek. Desse valor, US$ 39 vão para o pagamento do “custo Itaipu”. “Ele (o presidente eleito Fernando Lugo) deu a entender que o Brasil só pagava US$ 2,80 pelo MWh, quando, na verdade, custa US$ 41,80”, afirmou. “Portanto, está na média do preço da energia paga no Brasil.” Ele destacou também que, desde 2003, Itaipu regularizou todas as contas e está totalmente em dia no pagamento da dívida e repasse de royalties.





Samek disse que o faturamento de Itaipu é de US$ 3,2 bilhões. Desse valor, 75% são destinados ao pagamento da dívida e juros da construção da usina. Outros 14% se referem aos royalties e apenas 11% ficam disponíveis para a operação e modernização da usina. Em razão dessa equação, o diretor-geral reforça sua tese de que não há necessidade de qualquer revisão sobre o tratado. “Não tem de alterar uma engenharia financeira e jurídica que está dando tão certo”, destacou. A expectativa é de que, a partir de 2023, quando a dívida estiver paga, cada um dos países receberá, a valores de hoje, US$ 1,6 bilhão por ano.





FRATERNIDADE

Em Curitiba, o governador do Paraná, Roberto Requião, que torcia pela vitória de Lugo, disse que todas as discussões que o Paraguai tiver de fazer com o Brasil serão feitas “sob o signo da fraternidade”. O secretário de Comunicação Social do Paraná, Ayrton Pisseti, foi um dos integrantes da equipe de campanha do presidente eleito.




“O Fernando Lugo Méndez deve esperar do Paraná o que se espera de um companheiro”, ressaltou Requião.




http://txt.estado.com.br/editorias/2008/04/23/eco

-1.93.4.20080423.17.1.xml




Envie um e-mail para mim!



Exército dos EUA diz ter matado 15 militantes em Bagdá

Reuters/Brasil Online

BAGDÁ (Reuters) - As forças norte-americanas disseram nesta quarta-feira ter matado 15 atiradores nas áreas xiitas de Bagdá, onde há meses ocorrem combates entre a milícia leal ao clérigo Moqtada al-Sadr e as forças de segurança.

Em um comunicado, o Exército dos Estados Unidos disse que as tropas atacaram várias vezes por terra e pelo ar. A primeira operação começou ao anoitecer de terça-feira, disse o Exército.

Um hospital em Sadr City, a cidade cuja população mais segue o clérigo, disse ter recebido cinco corpos de vítimas dos ataques. Segundo eles, 22 pessoas ficaram feridas.

Centenas de outras pessoas morreram dentro e ao redor de Sadr City desde que o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, reprimiu a milícia Exército Mehdi, leal ao clérigo, no mês passado.

Sadr ordenou uma debandada das tropas norte-americanas do Iraque e, no fim de semana, ameaçou travar "guerra aberta" se Maliki não desistisse da investida contra seus militantes em Bagdá, nos centros petroleiros de Basra e em outras áreas xiitas.

Desde sábado, quando Sadr fez essa ameaça, o Exército norte-americano diz que aproximadamente 65 militantes foram mortos em Sadr City e outras áreas xiitas de Bagdá.

(Escrito por Dean Yates)



http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/04/23/exercito

_dos_eua_diz_ter_matado_15_militantes_em

_bagda-427015091.asp





Envie um e-mail para mim!



Contas da Presidência decepcionam

Ontem, a comissão integrada por oito parlamentares da CPMI dos Cartões - quatro governistas e quatro oposicionistas - foi ao TCU analisar os gastos classificados como sigilosos pelo Palácio do Planalto e, segundo os oposicionistas, não há nenhuma informação que coloque em risco a segurança do presidente Lula.[...]Para os deputados da oposição, que não podem especificar os materiais analisados devido ao sigilo exigido, fica a impressão de que o governo pode ter selecionado o material encaminhado ao TCU .






Integra do texto

Brasília, 23 de Abril de 2008 - A primeira varredura nas contas sigilosas da Presidência não trouxe grandes surpresas. Ontem, a comissão integrada por oito parlamentares da CPMI dos Cartões - quatro governistas e quatro oposicionistas - foi ao Tribunal de Contas da União (TCU) analisar os gastos classificados como sigilosos pelo Palácio do Planalto e, segundo os oposicionistas, não há nenhuma informação que coloque em risco a segurança do presidente Lula.




Ao todo, os parlamentares analisaram ao lado de técnicos do tribunal, cinco relatórios e quatro anexos, de auditorias em gastos de 2002 a 2005. As contas mostram compras de passagens aéreas, material de escritório, aluguéis de automóveis e gastos para a manutenção da máquina pública. Segundo o grupo de parlamentares, as despesas não são diferentes daquelas já entregues para a CPMI. Para os deputados da oposição, que não podem especificar os materiais analisados devido ao sigilo exigido, fica a impressão de que o governo pode ter selecionado o material encaminhado ao TCU.




(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)(Márcio Falcão)



www.gazetamercantil.com.br/integraNoticia.aspx?

Param=20%2C0%2C1788592%2CUIOU






Envie um e-mail para mim!



Para jornal sul-africano, Joel é o Sr. Ninguém

'Daily News' critica pouca experiência internacional do técnico do Flamengo
GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias Johanesburgo, África do Sul

Cezar Loureiro
O Globo
Jornal sul-africano destaca o fato de Joel Santana sempre usar uma prancheta




Apesar do caminhão de dinheiro que disse ter sido oferecido e a indicação de Carlos Alberto Parreira, a vida do técnico Joel Santana não deverá ser muito fácil na África do Sul, caso se confirme sua contratação. Depois do desmentido do presidente da Confederação local, Raymond Hack, os jornais sul-africanos receberam a ínformação com desconfiança e o "Daily News", em sua edição de terça-feira, chegou a estampar que a seleção apelidada de Bafana Bafana contratará um "Senhor Ninguém".




Sobre a foto do técnico do Flamengo, o jornal estampa na sua página de esportes o título "Bafana get Mr Nobody". No texto fala sobre sua carreira, cita todos os clubes em que trabalhou no Brasil, destacando o fato de ter treinado 26 times em 27 anos de carreira, chamando-o também de andarilho ("journeyman"). Mas não deixa de citar seus títulos estaduais por Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense e as conquistas do Brasileiro e da Copa Mercosul, pelo clube de São Januário, em 2000.




Para o jornal sul-africano, porém, o que alarma é o fato de o técnico de 59 anos nunca ter dirigido uma seleção nacional e apenas ter experiência internacional nas passagens pelo futebol do Oriente Médio e do Japão. Ressalta ainda o fato de ele ter sido demitido de quatro clubes entre 2003 e 2004 e de ser conhecido por sempre trabalhar na beira do campo com sua prancheta, "enquanto a maioria dos seus colegas tem utilizado microcomputadores".




O "Daily News" termina especulando que o que pode ter atraído os sul-africanos é o fato de ter levado o time rubro-negro das últimas às primeiras colocações no Brasileiro do ano passado. Isto porque, a seleção da África do Sul, até então dirigida por Parreira, ainda não conseguiu entusiasmar seus torcedores.




Desconfiança é geral

"The Star", o periódico mais importante de Johanesburgo, afirma que o acerto com Joel só demonstra que a Associação de Futebol da África do Sul (Safa) está desesperada para substituir urgentemente Carlos Alberto Parreira, que confirmou sua saída na última segunda-feira alegando problemas familiares.




O jornal "The Citizen", também de Johanesburgo, afirmou que "caso o nome de Joel Santana seja mencionado na esfera do futebol internacional, provavelmente se escutará que ele não é nem mesmo um ponto no radar de treinadores internacionais". Joel "teve passagens pela Arábia Saudita e pelo Japão, sem grande êxito, mas conquistou alguns títulos no Brasil", também lembra "The Citizen".




Assim como aconteceu com Parreira, o provável salário de Joel Santana já causa polêmica na África do Sul. Segundo a imprensa local, Parreira ganhava mais do que o atual presidente, Thabo Mbeki, em todo o ano. "O salário de Santana não será tão grande quanto o de Parreira, mas se aproximará bastante", informou o mesmo jornal sul-africano.



http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/

Flamengo/0,,MUL421791-4282,00.html





Envie um e-mail para mim!




terça-feira, 22 de abril de 2008

Tripulação da Soyuz correu risco de vida, diz fonte russa

Nave entrou na atmosfera da Terra com a escotilha, e não os escudos térmicos, voltada para baixo

Associated Press


A cápsula TMA-11, depois do pouso no Casaquistão

EFE

A cápsula TMA-11, depois do pouso no Casaquistão

MOSCOU - A tripulação da nave Soyuz que pousou no Casaquistão durante o fim de semana, depois de uma reentrada violenta na atmosfera, correu grave perigo, diz uma agência russa de notícias.

A Interfax, citando um representante do programa espacial russo que não foi identificado, disse que a cápsula entrou na atmosfera na posição errada, com a escotilha voltada para baixo, em vez de ter os escudos térmicos abrindo caminho. Como resultado, a escotilha sofreu dano significativo.

A mesma fonte disse que a nave, TMA-11, Tebe a antena queimada durante a descida, o que significa que a tripulação não tinha como se comunicar adequadamente com o controle da missão.

"O fato de que a tripulação inteira acabou sã e salva é um grande sucesso. Tudo poderia ter saído muito pior", disse o funcionário, citado pela Interfax. "Pode-se dizer que a situação esteve no fio da navalha".

Se a escotilha tivesse sido destruída pelo calor, uma tragédia semelhante à do ônibus espacial Columbia teria ocorrido.

Um porta-voz da agência espacial russa, Alexander Vorobyev, confirmou que a descida foi problemática e que a antena e a escotilha sofreram danos, mas disse que ambas as ocorrências são comuns quando as cápsulas reentram a atmosfera.

Ele disse que investigadores que analisaram o pouso de sábado classificaram-no como "três" numa escala de cinco pontos, na qual cinco significa um desfecho catastrófico. Autoridades ainda tentam determinar o que saiu errado - além da violência da descida, a cápsula pousou longe do ponto programado.

A tripulação, que incluiu a primeira astronauta sul-coreana, retornava da Estação Espacial Internacional (ISS) e se viu submetida a fortes acelerações, porque a cápsula adotou um ângulo de entrada mais agudo que o normal.



www.estadao.com.br/vidae/not_vid160859,0.htm






Envie um e-mail para mim!



segunda-feira, 21 de abril de 2008

Tia de padre desaparecido acredita que GPS e celulares vão ajudar nas buscas

Click RBS
O padre Adelir de Carli - Reprodução de TV

RIO - Barcos da Capitania dos Portos percorrem litoral catarinense na esperança de encontrar o padre Adelir de Carli. O padre, que viajava pendurado em balões, saiu de Paranaguá destinado a pousar em Dourados (MS), mas os ventos desviaram os balões para o litoral.

O padre queria quebrar o recorde de vôo utlizando balões de festa. Pedaços de balões foram encontrados perto da praia de São Francisco do Sul.

Os militares do grupo de rádio patrulhamento de Joinville fizeram contato com ele até às 21h do domingo. O balão, que transportava o padre, teria caído no mar próximo a São Francisco do Sul, no Litoral Norte.

A família do padre está ansiosa para que as equipes que fazem as buscas o encontrem. Ao saberem do acidente, alguns parentes viajaram de Minas Gerais para Santa Catarina ainda no domingo, dia em que o padre desapareceu.

Os parentes chegaram a São Francisco do Sul na manhã desta segunda-feira. Já a tia Renita Pelissari, 53 anos, acompanha as buscas de Joinville. Ela esteve com o sobrinho em Paranaguá no domingo, antes do padre levantar vôo.

Renita disse que o padre estava bastante contente e ninguém imaginou que poderia acontecer algo errado.

- Várias pessoas o ajudaram na hora de encher os balões e mesmo com chuva ele acreditou nesta viagem - completou.

Esta, segundo Renita, é a segunda viagem de Adelir. A primeira foi de Ampére (PR) até a Argentina há um mês atrás. Renita falou que, com estes passeios, o padre pretendia divulgar a religião e a Pastoral Rodoviária, que ele fundou em Paranaguá (PR).

Adelir também queria criar um santuário do caminhoneiro.

- Ele sempre os abençoou e se preocupou com os caminhoneiros. Ele saía assim para divulgar o trabalho da pastoral e também para arrecadar dinheiro para a construção do santuário - explicou.

A tia informou ainda que o padre viajou com dois celulares e um GPS. Além disso ele estava com uma roupa térmica.

- Por isso acreditamos que possam encontrá-lo - disse Renita.



http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/04/21/tia_de_padre

_desaparecido_acredita_que_gps_celulares_vao_ajudar

_nas_buscas-426984523.asp



Envie um e-mail para mim!

Jobim e Enzo não comparecem à cerimônia de troca da bandeira em Brasília

RENATA GIRALDI
da Folha Online

A cerimônia da troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes em Brasília, não contou nesta segunda-feira com as presenças do ministro Nelson Jobim (Defesa) e do comandante do Exército, Enzo Martins Peri. Os dois se tornaram alvos da atenção depois do mal-estar causado pelas declarações do comandante Militar da Amazônia, general Augusto Heleno, que criticou a política indigenista do governo e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que exigiu de Jobim e Enzo que cobrassem explicações do militar.

Da África, Lula disse no fim de semana que o episódio "estava superado". Em exercício na Presidência da República, o vice-presidente José Alencar defendeu Heleno, afirmando que ele era um militar competente e sério. Alencar minimizou o mal-estar, mas reconheceu que o general não deveria ter criticado o governo.

Na sexta-feira à noite, Jobim e Enzo conversaram reservadamente com Heleno. Na reunião, ouviram as explicações do general e segundo interlocutores, satisfizeram-se com os argumentos apresentados, encerrando o assunto.

Na semana passada, Heleno criticou duramente a política indigenista do governo, em uma palestra feita por ele, no Rio de Janeiro.

"A política indigenista brasileira está completamente dissociada do processo histórico de colonização do nosso país. Precisa ser revista com urgência. (...) É só ir lá ver as comunidades indígenas para ver que essa política é lamentável, para não dizer caótica", afirmou o general.

O comentário de Heleno ocorreu no momento em que o governo defende a demarcação de forma contínua na reserva indígena de Raposa/Serra do Sol, no Norte de Roraima. Há um conflito entre indígenas e produtores de arroz na região.

A solenidade de troca da bandeira foi realizada hoje excepcionalmente, pois normalmente ocorre no primeiro domingo de cada mês, mas como esta segunda-feira é aniversário de Brasília houve a cerimônia. Dos ministros, compareceu Edison Lobão (Minas e Energia) e da oposição, estava presente o senador Marco Maciel (DEM-PE).

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), homenageou autoridades e pioneiros de Brasília -que completa 48 anos. Houve salva de tiros e desfile militar. Há uma extensa agenda festiva para comemorar o aniversário da cidade com a realização de espetáculos de música, competições esportivas e missa.



www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u394200.shtml



Envie um e-mail para mim!
Google