quinta-feira, 3 de abril de 2008

Cerca de 60 médicos devem vir de outros estados, diz secretário

Côrtes afirma que ao todo 150 novos profissionais vão trabalhar no combate à dengue.
Ele disse que mais seis tendas de hidratação serão inauguradas na semana que vem.






Do G1, no Rio, com informações do Mais Você


O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, afirmou que está em contato com os colegas de outros estados e cerca de 60 médicos devem chegar até a semana que vem. Ele participou do programa Mais Você da TV Globo, na manhã desta quinta-feira (3).





“Eu falei com os secretários de Minas Gerais e São Paulo. Acreditamos que uns 150 pediatras novos vão estar trabalhando no Rio na semana eu vem, contando com os do estado que vão reforçar as equipes.”




Visite o site do Mais Você




Côrtes explicou que os médicos precisam entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu estado que encaminha o currículo dos profissionais para o Rio. A secretaria aqui no estado vai separar uma vaga em um hotel, pagar o transporte aéreo e o plantão. Ele afirmou que na quarta-feira (2) convocou também profissionais no próprio estado do Rio para serem contratados imediatamente.


“Precisamos aumentar o número de postos de atendimento para as crianças e os leitos de enfermaria. A maioria das mortes são de crianças entre 0 e 13 anos. Elas estão sendo expostas a um novo tipo de vírus. A situação no Rio é diferente de tudo que foi visto no país nos últimos anos.”, disse ele.




O secretário também ressaltou a importância dos centros de hidratação para o tratamento dos pacientes com dengue.





“Os centros de hidratação têm feito a grande diferença: Já são quatro do estado e três dos hospitais de campanha das Forças Armadas. Vamos abrir na semana que vem mais seis tendas. Com isso, teremos uma capacidade instalada de quase 4 mil atendimentos por dia.”, afirmou Côrtes.




Mais de 57 mil casos





A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro divulgou na quarta-feira (2) que foram registrados 57.010 casos de dengue em todo o estado neste ano. Segundo a assessoria da secretaria, foram confirmadas 67 mortes causadas pela doença, 13 a mais se comparado com o balanço divulgado há uma semana, que registrava 54 óbitos.




Os municípios que apresentam mais casos são a capital (36.647), Angra dos Reis (3.711), Nova Iguaçu (3.643), Campos (2.505). Duque de Caxias (1.405) e São João de Meriti (1.396).




Postos municipais terão que funcionar 24 horas
Uma liminar concedida pela Justiça Federal na quarta-feira (2) determina que todos os postos de saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro fiquem abertos 24 horas em todos os dias da semana. O tempo limite ainda não foi estabelecido. Se a medida não for adotada, o secretário municipal de Saúde, Jacob Kligerman, terá que pagar - do próprio bolso - multa de R$ 10 mil por dia.





A prefeitura informou que só vai se pronunciar sobre o assunto depois que for notificada oficialmente.





http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL386351
-5606,00-CERCA+DE+MEDICOS+DEVEM+VIR+
DE+OUTROS+ESTADOS+DIZ+SECRETARIO.html

Nenhum comentário:

Google