domingo, 20 de abril de 2008

Blog do Josias: Para Jobim, 'Terra demarcada não é propriedade de índio'

da Folha Online



Escolhido pelo presidente Lula para convocar o general Augusto Heleno, comandante Militar da Amazônia, a Brasília e "resolver" a saia-justa criada pelas declarações do militar sobre a política indigenista do governo federal, o ministro Nelson Jobim tem opiniões similares às de Heleno, informa Josias de Souza.




Em 1996, quando era ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso, Jobim provocou a ira dos aliados da causa indígena por ter assinado um decreto que fixava regras para os processos de demarcação das terras indígenas.




Em encontro com deputados, momentos antes da fatídica palestra do general Heleno, Jobim havia exposto alguns de seus pensamentos sobre a causa indigenista-- bastante similares aos da média das Forças Armadas.




Jobim se declarou contra a demarcação de terras (que considera uma "radicalização") e a propriedade vitalícia da terra. Para o ministro, a terra pertence à União que a cede para o uso da comunidade indígena.




O ministro não citou nominalmente a mineração na reserva Raposa Serra do Sol, cujas terras foram o motivo de toda a polêmica, mas mencionou a mineração em terras indígenas, argumentando que se trata de um problema a ser discutido.




Leia a matéria completa no Blog do Josias.



www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u393915.shtml



Envie um e-mail para mim!


Nenhum comentário:

Google