SÃO PAULO - O consumidor paulistano ficou mais otimista em dezembro, conforme anunciou hoje a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela entidade, subiu 2,54% em relação a novembro e 9,7% em relação a dezembro de 2006, atingindo a marca de 140,1 pontos. Esse é o patamar mais alto do indicador desde fevereiro de 2005.
Segundo a Fecomercio, a chegada do 13º salário e o clima das festas de fim-de-ano podem servir como explicações para essa alta. A evolução no indicador foi puxada pela elevação de 7%, em relação a novembro, do Índice das Expectativas do Consumidor (IEC), um dos componentes do ICC, que mede a percepção dos entrevistados quanto ao seu futuro, que passou de 127,4 pontos para 136,2 pontos.
Outro componente do ICC, o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), ficou em queda de 3,3% na comparação com novembro, passando de 150,8 pontos para 145,9 pontos. Esse componente avalia a opinião dos consumidores quanto a sua situação atual.
Por faixa de renda, o ICC subiu 4,5% entre aqueles que ganham menos de 10 salários mínimos e caiu 0,9% entre os entrevistados com rendimentos superiores a esse patamar. A pesquisa da Fecomercio mostrou também que o indicador subiu 7,4% entre as mulheres e caiu 2,1% para os homens.
O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo quando abaixo de 100 pontos e otimismo acima dessa marca. Os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.
(Valor Online)
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