terça-feira, 27 de novembro de 2007

Após receber Olmert e Abbas, Bush abrirá cúpula de paz

Na esperança de relançar as negociações entre israelenses e palestinos, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, recebeu ontem na Casa Branca os dois principais participantes da conferência sobre a paz no Oriente Médio: o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas. Bush abrirá a cúpula, às 14 horas, pelo horário brasileiro de verão.

A idéia de Bush era deixar os dois líderes mais próximos de um acordo referente a uma declaração conjunta ou a um "plano de trabalho" para novas negociações, mas as divergências persistem, disseram diplomatas ligados ao processo.

Em meio ao ceticismo generalizado com relação ao sucesso da conferência e ao cumprimento do objetivo de lançar as bases para a fundação de um Estado palestino independente antes do fim do segundo mandato de Bush, o governo americano minimizou expectativas referentes à cúpula, mas insiste que o esforço não é inócuo.

Conferência - A conferência será realizada em Annapolis, capital do estado norte-americano de Maryland, a 80 quilômetros de Washington, e deve durar três dias. A lista de nações participantes inclui os integrantes da Liga Árabe e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O secretário da ONU, Ban Ki-moon, e o enviado especial do Quarteto da Paz (EUA, União Européia, Rússia e ONU) para o Oriente Médio, Tony Blair, deverão participar da conferência. O Brasil foi também convidado e deve participar.

Nenhum comentário:

Google