A polícia espanhola desativou uma pequena bomba na manhã deste domingo em Getxo, no País Basco. O artefato tinha similaridades com outras bombas produzidas pelo grupo guerrilheiro ETA (Pátria Basca e Liberdade), afirmaram fontes oficiais do governo local.
O serviço de emergência foi acionado por uma ligação anônima alertando que o grupo separatista teria colocado uma bomba do lado de fora da Corte de Justiça na cidade. O dispositivo continha cinco quilos de explosivos, um detonador e o temporizador dentro de um pote de cozinha. O governo local declarou ser esse o tipo de bomba costuma ser usada pelo ETA.
confirmado que foi o grupo quem instalou a bomba, a tentativa de atentado dá seqüência ao incidente com um carro-bomba que feriu o segurança de um vereador socialista, em outubro. Outro carro-bomba colocado pelo ETA falhou em um atentado próximo ao escritório do ministério da Defesa na cidade de Logronho, em setembro.
O grupo, que luta pela independência do País Basco, decidiu manter os ataques contra o Estado espanhol, afirmando que não há razões para tentar negociar com um governo socialista. Os governantes espanhóis acabaram com uma tentativa de acordo de paz no ano passado e o ETA declarou fim ao cessar-fogo em junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário