Sindicato dos aeroportuários terá reunião na segunda-feira (5) com Infraero, em Brasília. Filas começaram a ficar maiores por volta das 17h. Operação foi suspensa às 17h30.
Do G1, em São Paulo
Os funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, suspenderam por volta das 17h30 a operação-padrão que provocava filas no final da tarde desta quinta-feira (1º), véspera do Feriado de Finados. O Sindicato Nacional dos Aeroportuários informou que a Infraero chamou os funcionários para negociarem em Brasília na próxima segunda-feira (5), por isso retomaram as atividades normais.
O movimento é intenso no aeroporto. Longas filas começaram a se estender por volta das 17h pelos saguões dos embarques nacional e internacional. Os funcionários que operam as máquinas de raio-x tinham aderido à operação-padrão e não faziam horas extras.
Na tarde desta quinta, antes do anúncio do cancelamento, o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Francisco Lemos, disse que a operação poderia afetar os passageiros. “A operação-padrão irá prosseguir e deverá afetar diretamente nos embarques, já que o aeroporto não terá funcionários disponíveis para atender a demanda de vôos. O déficit de funcionários chega a mais de 300 pessoas no aeroporto”, disse.
Segundo Lemos, a operação-padrão foi adotada devido à ameaça da Infraero de não pagar o bônus de Natal, que compreende 20 vales-refeição no valor de cerca de R$ 22 cada. A Infraero se comprometeu em repassar em novembro o reajuste salarial de 6,5% que a categoria reivindicava, segundo Lemos. “A greve marcada para o dia 6 de novembro continua. A Infraero já havia se comprometido com o reajuste no mês de outubro e não havia cumprido”, destacou.
Apesar do movimento crescente, a Infraero registrou poucos atrasos e cancelamentos até as 18h desta quinta-feira. Dos 163 vôos previstos, 13 (8%) sofreram atrasos na decolagem e apenas quatro (2,5%) foram cancelados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário