quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Novos tremores de 6,8 graus atingem norte do Chile

Novos tremores sacudiram hoje o norte do Chile, que ontem foi abalado por um forte terremoto. Os tremores de hoje chegaram a 6,8 graus da escala Richter, ante os 7,7 registrados no terremoto da véspera, que até agora deixou um saldo de dois mortos e 140 feridos. A presidente do Chile, Michele Bachelet, visitou hoje as áreas afetadas.

Enquanto a chefe de Estado conversava com cidadãos afetados pelo terremoto de ontem, um novo tremor foi sentido. A delegação que acompanhava Bachelet entrou em pânico, mas a presidente manteve-se calma, pedindo que todos fizessem o mesmo.

Bachelet informou que seu governo vai liberar recursos para os cidadãos que tiveram suas casas destruídas possam reconstruir as moradias. Ela prometeu também reconstruir o hospital de Tocopilla, que sofreu sérios danos estruturais durante o tremor de quarta-feira.

As cidades mais afetadas foram Tocopilla, Maria Elena e Qillagua, onde o governo já decretou estado de emergência. Em Tocopilla, que tem 20 mil habitantes, 2.600 casas foram completamente destruídas e 4 mil, danificadas. Os dois mortos pelo terremoto são da cidade. Eleontina de Las Mercedes Espejo, de 88 anos, e Olga Petrolina, de 54, morreram soterradas.

O prefeito da vila de Maria Elena, Eduardo Ahumada, informou que 75% das 1.200 casas locais sofreram danos estruturais. Em Quillagua, que tem apenas 108 habitantes, praticamente todas as 40 casas foram destruídas. Nenhum dos moradores da vila, no entanto, ficou ferido.

Nenhum comentário:

Google