Pequim, 15 nov (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitará oficialmente a China pela primeira vez entre os dias 25 e 27, com a crise nuclear iraniana e os investimentos franceses na energia nuclear civil chinesa como alguns dos principais assuntos a serem discutidos.
Durante a visita, Sarkozy se reunirá com o presidente chinês, Hu Jintao, anunciou hoje o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da China, Liu Jianchao.
"Atualmente, a associação estratégica entre China e França continua experimentando um desenvolvimento positivo", afirmou o porta-voz, que ressaltou os avanços em "aviação, espaço, energia nuclear, telecomunicações, justiça e humanidade".
Entre janeiro e julho, o comércio bilateral chegou a US$ 17,5 bilhões, quase 30% a mais que no mesmo período do ano anterior.
Além dos laços bilaterais, espera-se que Sarkozy analise com Hu questões como a crise do Irã, o conflito na região sudanesa de Darfur e a situação em Mianmar.
China e França são dois dos cinco membros com direito a veto no Conselho de Segurança da ONU, e suas posturas nestes assuntos têm sido divergentes. EFE cg dgr
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário