Agencia Estado
Um dia depois de a Bolívia comemorar o que chamou de Dia do Regozijo, com a posse simbólica das refinarias da Petrobras, o presidente boliviano, Evo Morales, autorizou ontem a petroleira estatal a buscar sócios estrangeiros, sejam estatais ou privados, para iniciarem uma ?política agressiva? de exploração de hidrocarbonetos.
Um segundo decreto promulgado pelo presidente determinou que a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) inicie a exploração de reservas no Norte de La Paz em sociedade com estrangeiros.
Evo havia antecipado na sexta-feira que o sócio para a exploração em La Paz será a estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA), que já assinou um acordo, embora o decreto promulgado no domingo não mencione o fato.
Sábado, o presidente tomou a posse simbólica das refinarias que seu governo recuperou da brasileira Petrobras, embora as negociações para concretizar a transferência devam se prolongar por dois meses. A Bolívia aceitou pagar US$ 112 milhões por essas unidades que haviam sido privatizadas em 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário