sexta-feira, 11 de maio de 2007

Para o Crescimento da Vida Espiritual

Testemunho



Pastor Jae Hong Kim / Primeira Igreja de Seul


Esta Montanha será Removida


Deus trabalhou conforme a Sua palavra, pois a Palavra de Deus está viva. Se nós tivermos uma certeza da fé, então ela irá trabalhar para aqueles que crêem na Palavra. Deus trabalha antes mesmo de nós vermos o resultado. Ele junta tudo e quando chega o momento, Ele nos mostra o resultado. Quando nós damos um passo adiante com fé na Palavra, um lado de nossa mente parece estar em conflito. Outras vezes, parece que não vai acontecer. Ainda assim, ande com fé, Deus fará conforme diz a Palavra. Ele definitivamente fará conforme Ele prometeu.


EMBORA O TRABALHO DE DEUS NÃO POSSA SER VISTO


Embora pareça que Deus não está trabalhando, Ele está continuamente trabalhando em nossas vidas. Nós, muitas vezes, percebemos que Ele está realmente trabalhando para nós somente quando nós vemos o resultado final, mas mesmo quando nós não conseguimos ver as mudanças, Deus está continuamente trabalhando.


Antes dos Israelitas entrarem na terra de Canaã, eles tiveram que passar pela grande cidade de Jericó. Como Deus trabalhou quando eles tentaram superar este obstáculo de passar por Jericó? Ele fez com que eles circulassem ao redor da cidade, uma vez por dia, durante 6 dias, e 7 vezes no sétimo dia. O muro ao redor da cidade de Jericó era muito amplo e tão forte que até os carros poderiam ser dirigidos em cima do muro e pessoas poderiam construir casas no topo do muro. Também parecia impossível o muro de Jericó ser destruído.


Deus disse aos Israelitas para que andassem ao redor da cidade uma vez por dia, durante 6 dias e 7 vezes no sétimo dia, e quando eles gritassem, então, o muro da cidade de Jericó seria destruído. Para os Israelitas, isto parecia impossível. Também aos olhos do povo, nada havia mudado enquanto eles circulavam ao redor da cidade uma vez por dia. Se tivesse rachado no primeiro dia ao rodeá-la, e no segundo dia começasse a desmoronar com pedras tão grandes quanto os seus punhos, então os Israelitas teriam ganhado força enquanto circulavam ao redor da cidade. Entretanto, mesmo que eles rodeassem a cidade na primeira vez, segunda vez e na terceira vez, não havia ainda nenhuma mudança no muro.


Uma estória similar ocorreu quando Naamã, comandante do exército sírio, foi curado de sua lepra no Rio Jordão. O profeta Eliseu disse a Naamã para que se banhasse no Rio Jordão sete vezes, então a sua pele ficaria tão suave quanto de uma criança. Quando ele se banhou na primeira vez, será que o pus parou de sair? Havia alguma evidência das suas feridas sendo curadas? Não. Não havia nenhum milagre. Não houve mudança no sexto dia depois de rodearem a cidade de Jericó. Da mesma forma, quando Naamã entrou no Rio Jordão na sexta vez, não houve mudança.


Se nós olharmos para o mundo do trabalho de Deus, certamente não há algo que nós possamos visualizar. Não há evidência do que acontecerá até o momento em que realmente ocorre. Mas ainda, quando chega o momento de Deus trabalhar, os Israelitas tiveram que seguir as ordens de Deus, circulando pela cidade de Jericó sete vezes e então gritando. Foi assim que a cidade de Jericó foi destruída. Também, no momento em que Naamã se banhou no Rio Jordão na sétima vez, a sua pele foi limpa como a pele de uma criança.


Quando nós entramos no mundo de Deus, há uma coisa que precisamos fazer com o propósito de enxergarmos o trabalho de Deus. E é mudar o caminho que pensamos. Embora possa não haver nenhum sinal antes de Deus revelar o seu trabalho para nós, nós deveríamos jogar fora os nossos pensamentos porque Deus está ainda trabalhando. Nós sempre gostaríamos de enxergar uma progressão gradual do Seu trabalho, mas o mundo da fé não é sobre seguir um mundo visual, mas crer e seguir a palavra de Deus independente dos obstáculos que possamos enfrentar. Deus realmente deseja que nós tenhamos fé. O mundo da fé não é tentar crer quando vemos como as coisas estão funcionando, mas crer que tudo será feito conforme a vontade e plano do Senhor, mesmo que não haja mudança para melhor em nossa situação.


A situação das mãos parecia ser impossível, mas a Palavra diz, "Esta montanha pode ser removida e ser lançada no mar" então, na frente da igreja, eu anunciei que eu levaria o meu pai ao retiro, conforme o que a Palavra dizia.


SE VOCÊ DISSER A ESTA MONTANHA, SEJA REMOVIDA E LANÇADA AO MAR


Durante o último retiro de inverno, a salvação do meu pai nos deu muita alegria. Não somente porque meu pai foi salvo, mas também, quando eu vi a minha pessoa confiando na promessa de Deus, e saindo para a igreja dizendo que Ele salvaria o meu pai. Eu estava contente que, afinal de contas, Deus realmente salvou o meu pai. Realmente parecia impossível para o meu pai ser salvo, mas Deus deixou claro para que nós O víssemos fazendo o Seu trabalho.


No Livro de Mateus capítulo 21, Jesus volta a cidade de manhã. Com fome, ele viu uma figueira no caminho e não encontrou nenhum fruto nele; somente folhas. Ele disse a árvore: “Nunca mais nasça fruto de ti!”, e imediatamente a figueira secou. Quando os discípulos viram isso, ficaram admirados e exclamaram como isso poderia ter ocorrido. Jesus, porém, lhes respondeu: “Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito a figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mateus, 21:21~22).


Aqui parece impossível para a figueira secar, mesmo que não tenhamos habilidade para compreender alguma coisa assim. Por outro lado, a parte sobre a montanha ser removida e jogada ao mar é realmente difícil de se compreender. Eu imagino como uma coisa tão poderosa como a montanha, que existe num determinado lugar por um longo tempo, poderia ser repentinamente movida. Entretanto, o Senhor disse que isto poderia acontecer. Quando eu pensei sobre o significado destas palavras, eu me lembrei de como nossos parentes foram salvos.


As suas salvações eram totalmente impossíveis, e o meu pai era o mais teimoso dentre eles. Uma vez ele me disse: “Até o dia em que esta imundície seja jogada nos meus olhos, eu nunca crerei no seu Jesus”. O coração que ele tinha estava além de estar desinteressado, ele estava decidido a não mudar. Durante os feriados, sempre que nós o visitávamos, nós implorávamos a ele para que participasse dos retiros, mas ele teimosamente nos recusava a cada momento. A situação momentânea parecia impossível, mas a Palavra diz: “Esta montanha poderia ser removida e lançada ao mar”. Então em frente à igreja eu anunciei que levaria meu pai ao retiro, confiando na Palavra. Eu fui e convidei o meu pai, mas ele nem ao menos ouviu. Eu estava realmente desapontado. Depois de pensar sobre o mundo da fé. Eu pude perceber que embora a promessa de Deus tivesse vindo a mim, as situações não mudaram imediatamente.


Quando José e o Rei Davi receberam as suas respectivas promessas do Senhor, as suas situações ficaram muito piores que antes deles terem recebido a promessa. José foi vendido como escravo e Davi encontrou situações sendo perseguido por Saul. Pensando nestes fatos, eu pude ter o coração: “Está certo. Embora não haja mudança na situação agora, este trabalho será cumprido!”.


Sempre que o meu coração estava balançado, o sermão do Pastor Park no retiro para estudantes universitários segurava o meu coração firmemente: “Porque Deus criou as estrelas no céu escuro à noite, não há escuridão nos Cristãos. A luz das estrelas pisca mais luminosamente, mesmo que todas as situações ao nosso redor pareçam impossíveis e sombrias”. Quando eu refleti sobre estas palavras no meu coração, a Palavra de Deus começou a entrar no meu coração.


No último feriado, eu fui à casa de meu pai e convidei o Pastor Oh Yoon Hong, de Ulsan, para vir e dar um sermão. Naquele momento, eu o apresentei ao meu pai dizendo: “Este é o pastor que me ajudou muito quando eu comecei o meu ministério em Yongju”. O meu pai o tratou calorosamente, depois que ele ouviu o quanto ele me ajudara. Mas ainda, meu pai não ouviu as palavras do pastor. Ele continuou a insistir nas suas próprias opiniões.


Um dia antes do retiro começar, Pastor Hong visitou a casa dos meus pais e os convidou para o retiro. Naquele exato momento, a minha esposa ligou. O meu pai apressadamente atendeu ao telefone tentando fugir do convite do pastor, mas a própria ligação era também um convite para o retiro da sua nora (minha esposa).


Depois de terminar o culto da noite, no momento de comunhão particular, eu vi uma comunhão de longe. Para mim, parecia que o meu pai falava muito mais do que o Pastor falava para ele.


A minha esposa fortemente aconselhou isto: “Você nunca ajudou o ministério do seu filho e porque você nunca foi ver o seu trabalho?”.


Ele disse: “Será que ajudará se eu for e ver o seu trabalho?” e ela respondeu que seria uma grande ajuda para nós, e repetidamente o convidou para o retiro. Depois de ouvir que ir ao retiro seria de grande ajuda ao seu filho, meu pai mudou de idéia e decidiu participar do retiro. Depois, ele disse ao Pastor Hong que ele não teria ido se eu tivesse pedido a ele como um favor, mas a sua aptidão para participar foi baseado no desejo de sua nora.


No começo do retiro, eu fui bem cedo, e como um coração palpitante eu esperei pelo meu pai. Ele chegou à uma da tarde, que maravilhoso! Eu estava realmente agradecido de vê-lo no retiro. No dia seguinte, ele estava para participar da classe evangélica para idosos, mas eu desejava mostrá-lo a classe evangélica para adultos, onde eu pregava, pensando: “Por que você não vem ver o trabalho precioso do seu filho?”. Então eu permiti que ele ouvisse a minha aula evangélica durante a manhã.


Enquanto eu estava pregando a palavra, eu o via entusiasticamente tentando determinar se ele estava ouvindo cuidadosamente ou não. Quando eu falava sobre estórias engraçadas, ele ouvia bem e dava risada. Depois de terminar o sermão da noite, durante o momento de comunhão pessoal, eu olhava a sua comunhão de longe. Parecia que o meu pai falava ao pastor muito mais do que o pastor falava a ele. Depois, eu perguntei a este pastor como ele fora com meu pai. Ele disse que o meu pai falou alto e bravo quando o pastor recomendou a nossa fé, dizendo fortemente: “Eu deveria jogar fora o meu Budismo em que eu tenho crido até agora? E, você quer dizer que eu deveria começar a crer em Jesus agora?”.


No dia seguinte, ele disse: “Eu estou um pouco cansado hoje à noite, eu acho que eu irei voltar”, e ele saiu no meio da comunhão. Seria de partir o coração se ele partisse deste lugar sem ser salvo. Eu pude somente orar ao Senhor. Então Deus me deu o coração de fazer com que meu pai se sentasse e tivéssemos uma séria conversa.


Durante a hora do silêncio, eu fui falar com ele porque a sua visão estava ruim: “Pai, a respeito do caminho em que estou, neste mundo, o médico cura o corpo de uma pessoa, mas eu ajudo as pessoas ao curar as doenças de seus corações. Pai, você veio à aula evangélica e viu que existem centenas de pessoas sentadas aqui. Há pessoas que estão para se divorciar, pessoas que faliram e tentaram se suicidar, gângsteres e todos os tipos de pessoas estão ajuntadas aqui. Estas pessoas ouvem a palavra e uma vez que tem uma mudança de coração, elas começam a conduzir novas vidas”.


“Antes de eu ter decidido pegar este caminho, eu também tive que derramar lágrimas no meu coração. Eu sei que você tem conduzido uma vida solitária sem nenhum parente, depois que você partiu da Coréia do Norte, e é por isso que você enfatizou certas leis para viver desde jovem. Sabendo o coração que você teve, é de morrer deixá-lo de lado e pegar este caminho na vida. Depois que eu me casei, eu também desejava viver junto com a família inteira, mas o motivo que me fez deixar todas estas coisas de lado e seguir adiante com este tipo de vida é porque este trabalho era uma parte super importante da minha existência. Eu não abandonei a minha família inteira somente porque eu desejava satisfazer a mim mesmo. O motivo de eu ter partido foi porque este trabalho era tão vital, que eu tive que deixar todas as outras coisas de lado.”


Naquela tarde, meu pai escutou o Evangelho e recebeu a salvação. No último dia, ele foi batizado. Meu pai tem 73 anos, então não ousei a perguntar se queria ser batizado naquela água fria. Depois, descobri que ele tinha sido batizado naquele dia.


Meu pai chorou enquanto ouvia o que eu tinha para dizer e eu chorei junto com ele. Meu pai nunca havia chorado na nossa frente, ele sempre quis manter sua aparência durona. Quando os familiares estavam sendo reunidos depois de serem separados pela guerra, as pessoas que não tinham nenhum parente no norte choravam quando eles viam os outros se reunindo. Embora meu pai ainda tivesse a sua família no Norte, ele nunca derramou uma lágrima quando ele os viu se juntando. Mas quando meu pai ouviu o que eu tinha para dizer, ele respondeu: “Obrigado por você ter este tipo de coração, filho”, e então, começou a chorar.


Sempre que eu lhe falava sobre Deus, ele dizia: “Não há mim, sem meus ancestrais” e insistia que adorar os ancestrais era um dever. Então eu dizia: “Então, o que eu ganho por adorar os meus ancestrais?”. Depois, eu percebi que os ancestrais a quem me pai se referia era a ele mesmo. Ele não poderia aparecer e dizer: “Me adore”. Era isso que ele desejava realmente dizer a toda hora. Era por isso que ele se sentia tão inconfortável sobre eu ser um pregador do evangelho, mas logo que ele entendeu o meu coração e viu por ele mesmo, depois de ter participado do retiro, foi quando ele começou a entender: “Ah, agora eu percebo que com o propósito de você tomar este caminho, você não pode pegar as coisas claramente, pelo contrário, este caminho de vida era tão valoroso que você teve que deixar as outras coisas de lado”.


Naquela manhã, todos os mal-entendidos que nós tínhamos, foram solucionados em nossos corações. De tempos em tempos, eu perguntava a Deus: “Senhor, enquanto eu andava neste caminho, eu tenho certeza que Você tinha um coração entristecido, mas não era Você o único responsável para solucionar isto?”. Nesta hora, Deus solucionou a tristeza que Ele tinha através da salvação de meu pai.


Naquela tarde, meu pai ouviu o evangelho e foi salvo. No último dia, ele foi batizado. Meu pai tem 73 anos, então eu não ousei lhe perguntar sobre ser batizado no rio de água congelante. Depois, eu percebi que ele fora batizado. Minha esposa disse: “Pai, agora você deve freqüentar a igreja”.


Ele disse: “É claro, eu irei”.


No último dia, ele se lembrou que o Pastor Ock Soo Park era aquele que havia casado o seu filho e foi a última vez que ele viu o pastor. Meu pai disse: “Eu não tive chance de dizer olá”, então antes dele partir para casa, nós fomos cumprimentar o Pastor Park. Pastor Park disse: “Por que você demorou a aparecer, todos os outros pais vieram e se foram. O que te atrasou?”.


Meu pai disse: “Está certo, eu sinto muito, eu deveria estar aqui antes, mas Satanás bloqueou o caminho”, e eles riram juntos.


Foi tão maravilhoso ouvir a Palavra de Deus e Jesus saindo da boca de meu pai. Ele poderia ter vivido a sua vida inteira sem saber nada da fé, ele era realmente uma montanha imóvel em nossa família, mas Deus foi aquele que moveu a montanha.


Quando eu testemunhei sobre a palavra dizendo: “Esta montanha seja erguida e lançada ao mar”, não havia esperança no que o homem pudesse fazer nesta situação. Meu testemunho não foi baseado em nenhuma luz de esperança em minha mente, mas somente ao depender da palavra.


Deus trabalhou conforme a palavra dizia, pois a Palavra de Deus está viva. Se nós tivermos certeza da fé, então ela irá trabalhar para aqueles que crêem na Palavra. Deus trabalha antes mesmo de nós vermos o resultado. Ele junta tudo e quando chega o momento correto, Ele nos mostra o resultado. Quando nós damos passos adiante com fé na Palavra, um lado da nossa mente parece estar em conflito. Outras vezes, não parece que se realizará. Mas, siga com fé, Deus fará conforme a Palavra diz. Ele certamente fará conforme Ele prometeu.


Nenhum comentário:

Google