domingo, 3 de fevereiro de 2008

Blocos atraem multidões e causam transtornos Publicada em 03/02/2008 às 00h11m

O Globo Bola Preta arrastou meio milhão de foliões pelo centro do Rio - O Globo

RIO - A empolgação de cariocas e turistas para prestigiar o carnaval de rua contrastou com a falta de organização e a segurança precária no sábado de folia. O trânsito ficou bastante complicado durante todo o sábado em vários pontos do Centro e da Zona Sul. O Cordão da Bola Preta mostrou força, arrastando mais de 500 mil foliões na Avenida Rio Branco. No entanto, pelo menos 30 roubos e furtos foram registrados na 5 DP (Mem de Sá), que ficou lotada durante e após o desfile ( Veja imagens do Bola Preta ).




A Banda de Ipanema também arrastou uma multidão. Por volta das 16h30m, todas as pistas da orla estavam ocupadas do Arpoador até a altura do Hotel Sol Ipanema. No entanto, poucos PMs foram vistos acompanhando o desfile. O mesmo aconteceu no Centro, inclusive nos arredores do Sambódromo ( Fotogaleria: Blocos fazem a festa dos foliões ).




No trânsito, o motorista precisou de muita paciência. Por volta do meio-dia, o Elevado Paulo de Frontin estava congestionado no sentido Zona Sul. O tráfego também ficou confuso nas principais vias de Ipanema. Além do movimento intenso na Visconde de Pirajá, o trânsito nas ruas transversais do bairro, como Joana Angélica e Maria Quitéria, estava praticamente parado, por causa dos carros estacionados irregularmente.

Os motoristas precisaram de paciência em Botafogo e Copacabana. O trânsito ficou congestionado na General Polidoro e na Barata Ribeiro à tarde. Houve problemas ainda na Rua da Passagem e na Avenida Lauro Sodré, com a passagem do bloco Dois Pra Lá, Dois Pra Cá, de Carlinhos de Jesus. Também em Botafogo, foliões lotaram as ruas com o Bloco do Barbas.




A Guarda Municipal admitiu, através de sua assessoria de imprensa, que "não deu prioridade ao desfile dos blocos, porque a PM anunciou que daria uma cobertura substancial". No caso do patrulhamento para o Cordão do Bola Preta, a PM informou, através do setor de Relações Públicas, que "disponibilizou o efetivo que considerou necessário para atender o público".




No trânsito, a Guarda Municipal assumiu pela primeira vez o esquema para o carnaval. No Centro, por causa dos bloqueios de ruas, com 216 homens, faltaram agentes para o controle da circulação de veículos: restaram apenas 84. O órgão informou ainda que a quantidade de blocos aumentou muito e que vários só comunicaram seus desfiles na sexta-feira, impossibilitando a realização de uma operação de tráfego ( Caiu na folia? Mande fotos ).




Houve também reclamações da pouca oferta de banehiros químicos. No Centro, alguns foliões urinavam nas ruas e portas de lojas.

Apesar dos problemas, o Cordão da Bola Preta comemorou os 90 anos e a conquista da nova sede, na Rua do Lavradio. Despejado da Cinelândia por causa de dívidas de condomínio, o Bola ganhou novo endereço do governador Sérgio Cabral e do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.




Com Luiza Brunet como madrinha - ela estava no carro dos convidados - o bloco saiu da Cinelândia em direção à Candelária, tocando e cantando antigas marchinhas. Luiza, animada, acenava para os foliões.




( Blog: Carioca da Gema se destaca como um dos melhores blocos do Rio ).




Em Santa Teresa, foliões fantasiados deram mais uma vez o tom do desfile do bloco Céu na Terra. Segundo a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas acompanharam a concentração no Curvelo desde as 8h. Uma hora depois, a multidão subiu e desceu as ladeiras do bairro ao som de marchinhas.



http://oglobo.globo.com/carnaval2008

Nenhum comentário:

Google