O Rio Grande do Norte é o nono estado do país em número de cheques sem fundo, segundo ranking divulgado pela Serasa. De janeiro a novembro de 2007, 39,6 de cada mil documentos compensados no estado foram devolvidos. O RN é quinto colocado do Nordeste, região considerada o segundo lugar em cheques devolvidos. No país, o volume de cheques devolvidos em cada mil pela falta de fundos aumentou 1,6% em janeiro deste ano comparado com o mês anterior. Um crescimento 1,1% também é verificado com relação ao mesmo período de 2007.
Em janeiro de 2008, foram compensados mais de 128 milhões de cheques em todo o país, dos quais 2,4 milhões foram devolvidos duas vezes por falta de fundos. No mesmo período do ano passado, foram mais de 141 milhões de documentos compensados contra 2,6 milhões devolvidos. Na comparação entre o primeiro mês deste ano e o primeiro de 2007, verifica-se uma redução de 10,5% na quantidade de compensados; entre os devolvidos a queda foi de 8,6%.
Comprometimento
Mesmo assim, houve um aumento de 4,5% de janeiro de 2008 para dezembro de 2007. Em dezembro, foram processados mais de 122 milhões de cheques em todo o Brasil.
Segundo análise da Serasa, a elevação do número de cheques sem fundos no início do ano é atribuída ao maior comprometimento do orçamento das famílias com o pagamento de despesas sazonais neste início de ano. Além do pagamento de obrigações de janeiro como IPVA, IPTU e material escolar, os consumidores acumuluaram prestações de compras a prazo, financiamentos e crédito consignado. O aumento no preço dos alimentos que vem sendo observado no segundo semestre de 2007, também afetou na renda disponível da população.
http://diariodenatal.dnonline.com.br/site/
materia.php?idsec=5&idmat=168197
materia.php?idsec=5&idmat=168197
Nenhum comentário:
Postar um comentário