sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Rússia: falta consenso em reunião sobre o Kosovo deveria gerar reflexão

Moscou, 15 fev (EFE).- A Rússia declarou hoje que a falta de consenso durante a reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o Kosovo "deveria levar a uma reflexão dos que pretendem empurrar Pristina a proclamar sua independência".




"Continuamos convencidos de que a declaração unilateral de independência do Kosovo não corresponde ao direito internacional", declarou o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia, Mikhail Kaminin.



Ressaltou que "o resultado do debate no Conselho de Segurança da ONU evidencia novamente a razão" da Rússia em seu enfoque a respeito da problemática do Kosovo.



Além disso, afirmou que esta falta de consenso "demonstra que o problema do futuro desta província vai além dos limites de uma região".



"A arrasadora maioria dos membros do Conselho de Segurança expressaram sua preocupação com as possíveis conseqüências de uma declaração unilateral da independência do Kosovo para outras regiões do mundo", afirmou Kaminin.



Na véspera, o Conselho de Segurança se reuniu com caráter de urgência, depois de os líderes albano-kosovares anunciarem que o Kosovo poderia proclamar sua independência no próximo domingo.



Durante a reunião, convocada a pedido da Rússia e da Sérvia, os quinze membros do Conselho de Segurança e outros 45 países que solicitaram estar presentes não cpmseguiram chegar a uma posição de consenso. EFE egw/mh



http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/02/15/russia_falta_consenso
_em_reuniao_sobre_o_kosovo_deveria_gerar_reflexao_1191785.html

Nenhum comentário:

Google