da Folha Online
da France Presse, em San Francisco
O Comitê Judiciário do Congresso dos Estados Unidos vai analisar na próxima semana a oferta de US$ 44,6 bilhões feita pela Microsoft para a compra do Yahoo!.
Depois do anúncio da oferta, os líderes do comitê marcaram uma audiência para sexta-feira (8) para analisar o caso. Na reunião, o comitê vai ouvir a opinião de especialistas sobre o assunto.
"A oferta da Microsoft para comprar o Yahoo! é certamente uma das maiores fusões na área de tecnologia que nós já vimos e representa um assunto importante em relação ao cenário competitivo na internet", afirmam os congressistas John Conyers e Lamar Smith, em comunicado.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos já havia anunciado ontem que estava "interessado" em analisar o impacto do negócio sobre esse mercado. A Microsoft disse esperar que o negócio seja fechado e seja aprovado por órgãos reguladores ainda este ano.
Negociação
O Yahoo! ainda precisa dar uma resposta para a proposta --em uma nota divulgada ontem, a empresa afirmou apenas que vai analisar o caso "cuidadosamente".
Entretanto, analistas acreditam que a oferta é muito alta para ser recusada, ainda mais no cenário de crise vivida pelo Yahoo!. Nesta semana, a empresa anunciou que vai demitir mil empregados, o que representa 7% de seu quadro de funcionários. Trata-se da maior eliminação de postos de trabalho que a empresa promove desde a sua fundação.
Pela proposta da Microsoft, os acionistas do Yahoo! poderão escolher se querem receber sua parte no negócio em dinheiro ou em ações da Microsoft. Caso escolham a última opção, eles se tornariam acionistas da empresa de Bill Gates. No total, a Microsoft se propõe a pagar metade em dinheiro e metade em ações.
De acordo com Microsoft, o acordo pode gerar uma economia de gastos no valor de US$ 1 bilhão --na carta enviada aos acionistas do Yahoo, a empresa fala em "eliminar a infra-estrutura redundante e custos operacionais duplicativos".
Concorrência
A Microsoft vê a compra do Yahoo! como uma chance de fazer frente ao Google no mercado de publicidade on-line. Especialmente no setor de buscas, que fica com grande parte do investimento em publicidade na internet, por meio do sistema de links patrocinados.
Sozinho, o Google tem uma participação no mercado de buscas maior que todos os seus concorrentes juntos. Segundo a consultoria comScore, em dezembro, o Google foi utilizado para 62,4% das buscas, seguido pelo Yahoo!, com 12,8%. Já a Microsoft ficou com apenas 2,9%.
Na proposta enviada ao Yahoo!, a Microsoft deixa claro que seu objetivo no negócio é unir forças para ganhar força nesse mercado.
Em clara referência ao Google, a empresa afirma: "Hoje o mercado é cada vez mais dominado por um 'player' que está consolidando seu domínio por meio de aquisições. Juntos, Microsoft e Yahoo! podem oferecer uma alternativa confiável para consumidores, anunciantes e editores".
De acordo com a Microsoft, o mercado de publicidade on-line está crescendo rápido --deve passar de US$ 40 bilhões em 2007 para quase US$ 80 bilhões em 2010, nas contas da empresa.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u369195.shtml
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