Pela primeira vez em nosso País uma montadora lança um carro que já é sucesso em vendas num continente inteiro. É o caso do Punto, lançado na semana passada em Buenos Aires, destinado a área da América Latina, mas produzido no Brasil, precisamente em Betim, na Grande Belo Horizonte. 1500 unidades estão prontas para seguir, a partir desta segunda-feira, para todas as revendas da marca no território brasileiro, cuja comercialização será iniciada no dia primeiro de setembro.
Falei que o Punto é sucesso num continente inteiro, refiro-me á Europa, onde ele começou a existir há dois anos, desde então as vendas marcaram absoluto êxito, ocupando manchetes de jornais e revistas. Daí a Fiat Automóveis do Brasil se interessou em produzir o carro, que impressiona logo de saída pelo seu design, pelo acabamento, se traduzindo em uma personalidade marcante pelos atributos que integram os equipamentos embarcados. Sem falar numa tecnologia de ponta, dado os depoimentos de 200 mil europeus de que só deixam o Punto por outro.
O Punto foi um lance inteligente da Fiat, cério, o colocando num espaço nobre, entre o Palio e o Stilo. Algumas publicações, tanto em jornal como revista e televisão, afirmaram que a obra concebida por Gioretto Giugiaro prende a atenção do público onde quer que o Punto passe, em qualquer parte do mundo. O carro pode ter sido feito para jovens, mas, curioso pesquisas mostram que gente com mais idade quer o carro até para sentir mais jovem.
De suas linhas fortes, atraentes, marcantes vamos destacar os faróis, vidros triangulares à frente das portas dianteiras e os espelhos retrovisores que muitas pessoas acham que lembram a Fórmula 1. O lançamento brasileiro tem quatro versões: 1.4 ELX, 1.4 HLX, e Sporting, valendo registrar duas opções de motorização: 1.4, que foi aprimorado, e 1.8. O motor possui 86 cavalos de potência se abastecido 100% com álcool e 85 cavalos de potência se abastecido com gasolina. O motor 1.4 está disponível para as versões de entrada e ELX.
O motor 1.8 Flex equipa as versões HLX e Sporting e gera 113 cavalos de potência se abastecido com álcool. A velocidade máxima é de 181 km/h a gasolina e 183 km/h a álcool. O motor 1.8 faz com que o Punto saia da imobilidade e atinja os 100 km/h em 10,3 segundas se for abastecido com álcool.
A versão de entrada do Fiat Punto vem de série com direção hidráulica, My Car Fiat, computador de bordo, Follow Me Home, vidros dianteiros e travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, limpador do vidro traseiro ativado pelo engate da marcha à ré, chave com Fiat Code 2.
A segunda opção para o consumidor com motor 1.4 é a ELX que vem de série todos os itens básicos mais ar condicionado, brake ligth, faróis de neblina, vidros escurecidos, volante com regulagem de altura e profundidade, quadro de instrumentos com aro cromado, My Car Fiat e computador de bordo A e B.
Já a versão HLX 1.8 do punto é a top de linha e oferece todos os itens da versão ELX e mais: vidros laminados nas portas, espelhos retrovisores externos elétricos, indicador de temperatura externa, chave do tipo canivete com telecomando, limpadores de pára-brisas com intermitência variável, apóia-braço no banco do motorista, predisposição para rádio, revestimento interno em veludo e detalhes cromados.
A Fiat também oferece para o consumidor uma versão Sporting que traz um acabamento diferenciado com toques esportivos. Externamente, o Sporting se distingue pelo aerofólio traseiro, rodas de liga leve R16 com acabamento esportivo, minissaias laterais, ponteira de escapamento esportiva, faróis com máscara negra e faixas diferenciadas nas colunas das portas. Internamente, o volante é em couro com comandos para rádio, pedaleiras esportivas, quadro de instrumentos exclusivo, revestimento esportivo em tear e cintos de segurança vermelhos. Além de detalhes estéticos, o Sporting apresenta todos os equipamentos presentes nas demais versões além de HSD, CD Player com mp3, viva voz com bluetooth, comandos no volante para rádio e tapetes emborrachados forrados com carpete.
O Fiat Punto também pode ser equipado com diversos sensores como de chuva, estacionamento e faróis. Há disponível a opção do espelho interno eletrocrômico. A nova arquitetura Nano-Florense faz com que o Punto tenha muita tecnologia embarcada. Há por exemplo temporização das luzes de cortesia, a segunda geração do Imobilizador Fiat Code 2, acionamento automático do limpador traseiro, o sistema Folow Me Home que aciona os faróis baixos iluminando o entorno do carro quando a chave estiver fora da ligação e se aciona o lampejo dos faróis, vidros elétricos, telecomando e revisão programada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário