sábado, 4 de agosto de 2007

Vinte e três mortos em série de ataques no Paquistão

Violência continua após ataque à Mesquita Vermelha

Vinte e três pessoas morreram hoje numa série de ataques no Paquistão, nove num atentado suicida no norte do país e 14 num ataque contra um posto de controlo, avançaram responsáveis das forças de segurança paquistanesas.


Uma viatura armadilhada explodiu entre outros veículos que se encontravam na estrada principal da cidade de Parachinar, na província de North West Frontier, perto da fronteira com o Afeganistão, indicou à AFP o chefe local das forças de segurança, Arbab Mohammad Arif.

Segundo este responsável, sete pessoas morreram na explosão, admitindo que o número de vítimas pode vir a aumentar, já que alguns dos 30 feridos no ataque se encontram em estado considerado crítico. Pouco depois, director do principal hospital público de Parachinar, Hanif Jan, elevava para nove o número de mortos e para 35 o total de feridos.

“Cinco pessoas morreram no local enquanto quatro outras faleceram no hospital”, disse o medido à AFP, acrescentando que dois feridos graves foram transferidos para um hospital de Peshawar, capital de província.

Numa outra zona de rebeldes perto do Afeganistão, os islamistas disparam “rockets” contra postos de controlo durante a noite passada, antes de atacarem um dos postos com armas automáticas. “Os rebeldes lançaram 50 a 60 ‘rockets’ sobre cinco postos antes de atacarem um desses postos com armas automáticas em Dosali, na zona tribal do Waziristan do Norte”, indicou, por sua vez, o general Waheed Arshad.

A troca de tiros intensa provocou dez mortos entre os rebeldes, acrescentou o general, adiantando ainda que quatro soldados das forças paquistanesas morreram, durante o confronto.

O Paquistão assiste a uma vaga de violência que já fez mais de 230 mortos desde o assalto pelo Exército à Mesquita Vermelha em Islamabad, a 9 e 10 de Julho últimos.

Nenhum comentário:

Google