quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Três reféns sul-coreanas libertadas

AFEGANISTÃO





Três reféns sul-coreanas sequestradas por talibã no Afeganistão desde 19 de Julho foram libertadas esta quarta-feira de manhã. As três mulheres, com idades entre os 31 e 34 anos, foram primeiro entregues a um chefe tribal e depois à Cruz Vermelha.





Três dos 19 reféns sul-coreanos em poder de forças talibã no Afeganistão foram libertados, esta quarta-feira, e entregues à Cruz Vermelha perto de Ghazni, no sul do país, indicou um delegado desta organização humanitária.




Em declarações à AFP, Craig Muller confirmou que a Cruz Vermelha recebeu três reféns, todas mulheres, que numa primeira fase foram entregues a chefe tribal próximo da localidade onde estavam sequestradas.




Este chefe tribal, Haji Mohammad Zahir, que foi um dos mediadores das conversações para a libertação deste grupo de missionários evangelistas sul-coreanos, explicou que as três mulheres «estão bem, mas estão muito cansadas».




Um porta-voz do ministério sul-coreano dos Negócios Estrangeiros já confirmou a libertação destas três mulheres, com idades entre os 31 e os 34 anos.




Entretanto, um porta-voz talibã, Youssuf Ahmadi, indicou que «um outro grupo de reféns será libertado ainda durante este dia», escusando-se, contudo, a especificar quantos reféns estão incluídos neste grupo.




Estas três mulheres fazem parte de um grupo de 21 missionários evangelistas que foram raptadas a 19 de Julho. Dois homens deste grupo foram assassinados, ao passo que outras duas mulheres foram libertadas em meados de Agosto.




A libertação deste grupo de três mulheres acontece um dia depois de ter sido concluído um acordo entre a delegação sul-coreana e os talibã que prevê a retirada do contingente de 200 soldados sul-coreanos no Afeganistão até ao final de 2007.

Nenhum comentário:

Google