No Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29 de agosto – o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, vai realizar ações educativas enfatizando a promoção e a qualidade de vida das pessoas.
Este ano, o tema da campanha é "Tabagismo Passivo – ambiente livre de fumo é direito de todos". As ações objetivam alcançar principalmente os jovens para que eles não experimentem produtos derivados do tabaco, informá-los sobre os malefícios do tabagismo passivo e estimular os que já fumam a deixarem o vício.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
Ainda de acordo com o instituto, a fumaça aspirada pelo não-fumante apresenta níveis oito vezes maiores de monóxido de carbono, o triplo de nicotina, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça tragada. A fumaça que sai da ponta do cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
Pesquisas nacionais e internacionais indicam que os fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão. Crianças expostas à fumaça do tabaco podem desenvolver doença cardiovascular, quando adultas, infecções respiratórias e asma brônquica. Os filhos de gestantes que fumam apresentam o dobro de chances de nascer com baixo peso e 70% de possibilidades de sofrer um aborto espontâneo; 30% podem morrer ao nascer.
São parceiros da campanha em Mato Grosso do Sul: Instituto Nacional de Câncer (Inca), Serviço Social do Comércio (Sesc), Hospital Adventista do Pênfigo, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Colégio Adventista - unidades I e II.
As atividades acontecem na Praça Ari Coelho. Confira a programação:
8 horas – Caminhada de Qualidade de Vida - com estudantes e a Companhia Teatral “Curumins”. Saída da praça do Rádio Clube até a praça Ary Coelho pela avenida Afonso Pena.
9h45 – Abertura solene. Apresentação do Coral dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.
10 horas – Início das avaliações e orientações de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário