domingo, 20 de janeiro de 2008

Espanha prende 14 por ameaça de ataque em Barcelona

Reuters/Brasil Online





Por Ben Harding




MADRI (Reuters) - Radicais islâmicos podem ter planejado ataques em Barcelona, disse o ministro espanhol do Interior, Alfredo Perez Rubalcaba na noite de sábado, depois de a polícia encontrar materiais para fabricação de bombas e prender 14 pessoas do sul da Ásia.




Rubalcaba afirmou em entrevista coletiva que guardas da polícia encontraram explosivos e outros equipamentos durante blitze em cinco endereços da segunda maior cidade espanhola e prenderam 12 paquistaneses e dois indianos após receberem informações das agências de inteligência espanhola e européia.




A Espanha sofreu o mais letal ataque de islâmicos na Europa quando quatro trens de Madri foram explodidos em março de 2004, matando 191 pessoas e ferindo outras 1.800, três dias antes de uma eleição geral. A menos de dois meses da próxima votação na Espanha, Rubalcaba disse que os serviços de segurança estão em alto alerta.




O Ministério do Interior afirmou que as blitze de sábado foram distintas de muitas operações contra militantes islâmicos no passado, que costumavam ter como alvo os grupos que buscavam financiar radicais ou recrutar membros para lutar.




"Nós estamos vendo algo diferente: um grupo bem organizado que estava indo além do radicalismo ideológico para adquirir material para fazer explosivos e depois conduzir ataques violentos", afirmou o ministro.




A inteligência Espanhola alertou França, Portugal e Grã-Bretanha que radicais, principalmente de origem paquistanesa, estavam prestes a lançar ataques, de acordo com o jornal El Pais, sem dar mais detalhes.



do site

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/01/20/espanha_prende_14_por_ameaca_de_ataque_em_barcelona-328111266.asp

Nenhum comentário:

Google