sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Irã precisa esclarecer questões nucleares mais rápido--ElBaradei

TEERÃ (Reuters) - O chefe da agência nuclear da ONU, Mohamed ElBaradei, disse que pediu ao Irã na sexta-feira uma colaboração mais ágil no esclarecimento de dúvidas sobre sua atividade atômica.




"Discuti (com o chefe de energia atômica do Irã) como podemos trabalhar juntos para acelerar o ritmo de nossa colaboração para esclarecer todas as questões relevantes antes de meu relatório em março", disse o Nobel da Paz ElBaradei.




Ele descreveu o início de dois dias de raras negociações em Teerã como "franco e amistoso".




"Pedi ao senhor (Gholamreza) Aghazadeh que nos dê o máximo de transparência e forneça garantias sobre todas as atividades nucleares atuais", afirmou ElBaradei a repórteres. Ele vai se encontrar com o presidente Mahmoud Ahmadinejad no sábado.




"Se conseguirmos esclarecer atividades passadas e presentes, isso permitirá um clima para superar o impasse entre o P5+1 e o Irã", acrescentou ele, referindo-se às seis potências mundiais que patrocinaram as sanções da ONU contra o Irã, para conter o programa nuclear do país.




Os países do Ocidente temem que o Irã esteja querendo desenvolver armas atômicas, mas o governo iraniano afirma que só quer dominar a tecnologia para gerar energia elétrica com fins pacíficos.




Aghazadeh disse que a AIEA pode estar certa da plena cooperação do Irã.




(Reportagem de Parisa Hafezi)



do site:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRB61286220080111

Nenhum comentário:

Google